Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luiz Paulo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação do Campo
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829
Resumo: Maria Isabel Antunes-Rocha é professora titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Ela se graduou em Psicologia pela UFMG (1983), fez mestrado em Psicologia e doutorado em Educação. Realizou dois estágios pós-doutorais: um na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), desenvolvendo estudos sobre Territorialidades, e um na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo) sobre Representações Sociais. Como professora da UFMG desde 1995, ela atua em cursos de formação de professores, mantendo sua referência na Psicologia Social e direcionando olhares e ações aos movimentos sociais e sindicais campesinos. Nesse envolvimento, em atenção às demandas desses movimentos por educação e vislumbrando o compromisso social das universidades públicas brasileiras, Maria Isabel colaborou intensamente na execução da primeira turma de formação de professores para atuar em escolas do campo, em 2004, e participou, em 2008, da oferta piloto, juntamente com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), de cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Desde então, sua relação e contribuição com a área da Educação do Campo e da formação de professores para atuar nas escolas do campo é extensa e com muitas repercussões. Assim, esta entrevista foi feita para entender, através da história profissional da professora Maria Isabel, formas de aproximação da psicologia com as populações do campo no Brasil e, em específico, as correlações entre a psicologia e o campesinato.
id UFT-5_dbb095bd116c273d3da0e0de71e6cd6e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/11829
network_acronym_str UFT-5
network_name_str Revista Brasileira de Educação do Campo
repository_id_str
spelling Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaUma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaUma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaUma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaUma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaMaria Isabel Antunes-Rocha é professora titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Ela se graduou em Psicologia pela UFMG (1983), fez mestrado em Psicologia e doutorado em Educação. Realizou dois estágios pós-doutorais: um na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), desenvolvendo estudos sobre Territorialidades, e um na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo) sobre Representações Sociais. Como professora da UFMG desde 1995, ela atua em cursos de formação de professores, mantendo sua referência na Psicologia Social e direcionando olhares e ações aos movimentos sociais e sindicais campesinos. Nesse envolvimento, em atenção às demandas desses movimentos por educação e vislumbrando o compromisso social das universidades públicas brasileiras, Maria Isabel colaborou intensamente na execução da primeira turma de formação de professores para atuar em escolas do campo, em 2004, e participou, em 2008, da oferta piloto, juntamente com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), de cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Desde então, sua relação e contribuição com a área da Educação do Campo e da formação de professores para atuar nas escolas do campo é extensa e com muitas repercussões. Assim, esta entrevista foi feita para entender, através da história profissional da professora Maria Isabel, formas de aproximação da psicologia com as populações do campo no Brasil e, em específico, as correlações entre a psicologia e o campesinato.Universidade Federal do Tocantins2021-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/1182910.20873/uft.rbec.e11829Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e118292525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829/18875https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829/18876Copyright (c) 2021 Luiz Paulo Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Luiz Paulo2021-07-15T14:32:10Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/11829Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2021-07-15T14:32:10Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
title Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
spellingShingle Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
Ribeiro, Luiz Paulo
title_short Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
title_full Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
title_fullStr Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
title_full_unstemmed Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
title_sort Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
author Ribeiro, Luiz Paulo
author_facet Ribeiro, Luiz Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luiz Paulo
description Maria Isabel Antunes-Rocha é professora titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Ela se graduou em Psicologia pela UFMG (1983), fez mestrado em Psicologia e doutorado em Educação. Realizou dois estágios pós-doutorais: um na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), desenvolvendo estudos sobre Territorialidades, e um na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo) sobre Representações Sociais. Como professora da UFMG desde 1995, ela atua em cursos de formação de professores, mantendo sua referência na Psicologia Social e direcionando olhares e ações aos movimentos sociais e sindicais campesinos. Nesse envolvimento, em atenção às demandas desses movimentos por educação e vislumbrando o compromisso social das universidades públicas brasileiras, Maria Isabel colaborou intensamente na execução da primeira turma de formação de professores para atuar em escolas do campo, em 2004, e participou, em 2008, da oferta piloto, juntamente com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), de cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Desde então, sua relação e contribuição com a área da Educação do Campo e da formação de professores para atuar nas escolas do campo é extensa e com muitas repercussões. Assim, esta entrevista foi feita para entender, através da história profissional da professora Maria Isabel, formas de aproximação da psicologia com as populações do campo no Brasil e, em específico, as correlações entre a psicologia e o campesinato.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829
10.20873/uft.rbec.e11829
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829
identifier_str_mv 10.20873/uft.rbec.e11829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829/18875
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829/18876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Paulo Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Paulo Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829
Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829
Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829
2525-4863
reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Brasileira de Educação do Campo
collection Revista Brasileira de Educação do Campo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br
_version_ 1798319759700262912