Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação do Campo |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829 |
Resumo: | Maria Isabel Antunes-Rocha é professora titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Ela se graduou em Psicologia pela UFMG (1983), fez mestrado em Psicologia e doutorado em Educação. Realizou dois estágios pós-doutorais: um na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), desenvolvendo estudos sobre Territorialidades, e um na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo) sobre Representações Sociais. Como professora da UFMG desde 1995, ela atua em cursos de formação de professores, mantendo sua referência na Psicologia Social e direcionando olhares e ações aos movimentos sociais e sindicais campesinos. Nesse envolvimento, em atenção às demandas desses movimentos por educação e vislumbrando o compromisso social das universidades públicas brasileiras, Maria Isabel colaborou intensamente na execução da primeira turma de formação de professores para atuar em escolas do campo, em 2004, e participou, em 2008, da oferta piloto, juntamente com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), de cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Desde então, sua relação e contribuição com a área da Educação do Campo e da formação de professores para atuar nas escolas do campo é extensa e com muitas repercussões. Assim, esta entrevista foi feita para entender, através da história profissional da professora Maria Isabel, formas de aproximação da psicologia com as populações do campo no Brasil e, em específico, as correlações entre a psicologia e o campesinato. |
id |
UFT-5_dbb095bd116c273d3da0e0de71e6cd6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/11829 |
network_acronym_str |
UFT-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaUma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaUma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaUma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaUma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-RochaMaria Isabel Antunes-Rocha é professora titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Ela se graduou em Psicologia pela UFMG (1983), fez mestrado em Psicologia e doutorado em Educação. Realizou dois estágios pós-doutorais: um na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), desenvolvendo estudos sobre Territorialidades, e um na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo) sobre Representações Sociais. Como professora da UFMG desde 1995, ela atua em cursos de formação de professores, mantendo sua referência na Psicologia Social e direcionando olhares e ações aos movimentos sociais e sindicais campesinos. Nesse envolvimento, em atenção às demandas desses movimentos por educação e vislumbrando o compromisso social das universidades públicas brasileiras, Maria Isabel colaborou intensamente na execução da primeira turma de formação de professores para atuar em escolas do campo, em 2004, e participou, em 2008, da oferta piloto, juntamente com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), de cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Desde então, sua relação e contribuição com a área da Educação do Campo e da formação de professores para atuar nas escolas do campo é extensa e com muitas repercussões. Assim, esta entrevista foi feita para entender, através da história profissional da professora Maria Isabel, formas de aproximação da psicologia com as populações do campo no Brasil e, em específico, as correlações entre a psicologia e o campesinato.Universidade Federal do Tocantins2021-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/1182910.20873/uft.rbec.e11829Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e118292525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829/18875https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829/18876Copyright (c) 2021 Luiz Paulo Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Luiz Paulo2021-07-15T14:32:10Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/11829Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2021-07-15T14:32:10Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha |
title |
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha |
spellingShingle |
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha Ribeiro, Luiz Paulo |
title_short |
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha |
title_full |
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha |
title_fullStr |
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha |
title_full_unstemmed |
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha |
title_sort |
Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha |
author |
Ribeiro, Luiz Paulo |
author_facet |
Ribeiro, Luiz Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Luiz Paulo |
description |
Maria Isabel Antunes-Rocha é professora titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Ela se graduou em Psicologia pela UFMG (1983), fez mestrado em Psicologia e doutorado em Educação. Realizou dois estágios pós-doutorais: um na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), desenvolvendo estudos sobre Territorialidades, e um na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo) sobre Representações Sociais. Como professora da UFMG desde 1995, ela atua em cursos de formação de professores, mantendo sua referência na Psicologia Social e direcionando olhares e ações aos movimentos sociais e sindicais campesinos. Nesse envolvimento, em atenção às demandas desses movimentos por educação e vislumbrando o compromisso social das universidades públicas brasileiras, Maria Isabel colaborou intensamente na execução da primeira turma de formação de professores para atuar em escolas do campo, em 2004, e participou, em 2008, da oferta piloto, juntamente com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), de cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Desde então, sua relação e contribuição com a área da Educação do Campo e da formação de professores para atuar nas escolas do campo é extensa e com muitas repercussões. Assim, esta entrevista foi feita para entender, através da história profissional da professora Maria Isabel, formas de aproximação da psicologia com as populações do campo no Brasil e, em específico, as correlações entre a psicologia e o campesinato. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829 10.20873/uft.rbec.e11829 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.rbec.e11829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829/18875 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11829/18876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Paulo Ribeiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Paulo Ribeiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829 Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829 Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829 Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829 Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e11829 2525-4863 reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
collection |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br |
_version_ |
1798319759700262912 |