O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo-Oliveira, Anderson
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lenoir, Yves, Lebrun, Johanne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho (En)Cena
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2422
Resumo: O artigo apresenta uma análise crítica da documentação governamental quebequense relativa ao ensino das ciências humanas e sociais no primário (o trabalho docente prescrito ou a prática de ensino prescrita). Esta análise coloca em evidência algumas das mais significativas rupturas entre as orientações atuais e aquelas em vigor durante os anos 1980 e 1990, mas também e sobretudo, as incoerências e ambiguidades subjacentes às diretrizes curriculares e aos regulamentos governamentais suscetíveis de gerar diferentes leituras e interpretações em termos de parâmetros devendo estruturar a intervenção educativa nesta disciplina.
id UFT-6_43b67c2cb3bc712e66a3a1c5689a9e8e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2422
network_acronym_str UFT-6
network_name_str Trabalho (En)Cena
repository_id_str
spelling O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primáriotrabalho docenteprática de ensinoprática prescritaciências humanas e sociaisdiscurso governamentalO artigo apresenta uma análise crítica da documentação governamental quebequense relativa ao ensino das ciências humanas e sociais no primário (o trabalho docente prescrito ou a prática de ensino prescrita). Esta análise coloca em evidência algumas das mais significativas rupturas entre as orientações atuais e aquelas em vigor durante os anos 1980 e 1990, mas também e sobretudo, as incoerências e ambiguidades subjacentes às diretrizes curriculares e aos regulamentos governamentais suscetíveis de gerar diferentes leituras e interpretações em termos de parâmetros devendo estruturar a intervenção educativa nesta disciplina.Universidade Federal do Tocantins - UFT2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2422Trabalho (En)Cena; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 157 - 183Trabalho (En)Cena; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 157 - 183Trabalho (En)Cena; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 157 - 183Trabalho (En)Cena; v. 1 n. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 157 - 1832526-1487reponame:Trabalho (En)Cenainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2422/9091Copyright (c) 2016 Trabalho (En)Cenainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo-Oliveira, AndersonLenoir, YvesLebrun, Johanne2016-11-16T20:03:54Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2422Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/oai2526-14872526-1487opendoar:2016-11-16T20:03:54Trabalho (En)Cena - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário
title O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário
spellingShingle O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário
Araújo-Oliveira, Anderson
trabalho docente
prática de ensino
prática prescrita
ciências humanas e sociais
discurso governamental
title_short O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário
title_full O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário
title_fullStr O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário
title_full_unstemmed O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário
title_sort O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário
author Araújo-Oliveira, Anderson
author_facet Araújo-Oliveira, Anderson
Lenoir, Yves
Lebrun, Johanne
author_role author
author2 Lenoir, Yves
Lebrun, Johanne
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo-Oliveira, Anderson
Lenoir, Yves
Lebrun, Johanne
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho docente
prática de ensino
prática prescrita
ciências humanas e sociais
discurso governamental
topic trabalho docente
prática de ensino
prática prescrita
ciências humanas e sociais
discurso governamental
description O artigo apresenta uma análise crítica da documentação governamental quebequense relativa ao ensino das ciências humanas e sociais no primário (o trabalho docente prescrito ou a prática de ensino prescrita). Esta análise coloca em evidência algumas das mais significativas rupturas entre as orientações atuais e aquelas em vigor durante os anos 1980 e 1990, mas também e sobretudo, as incoerências e ambiguidades subjacentes às diretrizes curriculares e aos regulamentos governamentais suscetíveis de gerar diferentes leituras e interpretações em termos de parâmetros devendo estruturar a intervenção educativa nesta disciplina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2422
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2422/9091
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho (En)Cena
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho (En)Cena
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho (En)Cena; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 157 - 183
Trabalho (En)Cena; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 157 - 183
Trabalho (En)Cena; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 157 - 183
Trabalho (En)Cena; v. 1 n. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 157 - 183
2526-1487
reponame:Trabalho (En)Cena
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Trabalho (En)Cena
collection Trabalho (En)Cena
repository.name.fl_str_mv Trabalho (En)Cena - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845367716872192