Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho (En)Cena |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2398 |
Resumo: | O artigo aborda a intensificação do trabalho do professor sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Apresenta análises sobre sofrimento, prazer, reconhecimento e estratégias de mediação. Aponta-se para confluências e especificidades no trabalho dos professores da Educação Básica e Superior. O contexto comum é o das políticas orientadas pelo gerencialismo e inscritas em um processo de precarização social e do trabalho. Procura-se demonstrar similitudes e distinções da reconfiguração e intensificação do trabalho do professor. São relacionados os aspectos sócio-institucionais e psicodinâmicos. Aponta-se para a prevalência da dimensão patogênica das estratégias defensivas e malversação do reconhecimento. O espaço público da palavra é apontado como estratégia necessária para o enfrentamento do individualismo e da competitividade forjados pela sociabilidade produtivista e pragmática. |
id |
UFT-6_9a98bb0c4c803b3cd79e4f9fbde1408d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2398 |
network_acronym_str |
UFT-6 |
network_name_str |
Trabalho (En)Cena |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidadesintensificação do trabalho docenteestratégias de mediaçãosofrimento e prazerEducação Básica e SuperiorO artigo aborda a intensificação do trabalho do professor sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Apresenta análises sobre sofrimento, prazer, reconhecimento e estratégias de mediação. Aponta-se para confluências e especificidades no trabalho dos professores da Educação Básica e Superior. O contexto comum é o das políticas orientadas pelo gerencialismo e inscritas em um processo de precarização social e do trabalho. Procura-se demonstrar similitudes e distinções da reconfiguração e intensificação do trabalho do professor. São relacionados os aspectos sócio-institucionais e psicodinâmicos. Aponta-se para a prevalência da dimensão patogênica das estratégias defensivas e malversação do reconhecimento. O espaço público da palavra é apontado como estratégia necessária para o enfrentamento do individualismo e da competitividade forjados pela sociabilidade produtivista e pragmática.Universidade Federal do Tocantins - UFT2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2398Trabalho (En)Cena; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 50 - 68Trabalho (En)Cena; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 50 - 68Trabalho (En)Cena; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 50 - 68Trabalho (En)Cena; v. 1 n. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 50 - 682526-1487reponame:Trabalho (En)Cenainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2398/9072Copyright (c) 2016 Trabalho (En)Cenainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Carla Vaz dos SantosLéda, Denise BessaSilva, Eduardo Pinto eFreitas, Lêda Gonçalves de2016-11-02T03:27:51Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2398Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/oai2526-14872526-1487opendoar:2016-11-02T03:27:51Trabalho (En)Cena - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades |
title |
Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades |
spellingShingle |
Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades Ribeiro, Carla Vaz dos Santos intensificação do trabalho docente estratégias de mediação sofrimento e prazer Educação Básica e Superior |
title_short |
Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades |
title_full |
Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades |
title_fullStr |
Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades |
title_full_unstemmed |
Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades |
title_sort |
Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades |
author |
Ribeiro, Carla Vaz dos Santos |
author_facet |
Ribeiro, Carla Vaz dos Santos Léda, Denise Bessa Silva, Eduardo Pinto e Freitas, Lêda Gonçalves de |
author_role |
author |
author2 |
Léda, Denise Bessa Silva, Eduardo Pinto e Freitas, Lêda Gonçalves de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carla Vaz dos Santos Léda, Denise Bessa Silva, Eduardo Pinto e Freitas, Lêda Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
intensificação do trabalho docente estratégias de mediação sofrimento e prazer Educação Básica e Superior |
topic |
intensificação do trabalho docente estratégias de mediação sofrimento e prazer Educação Básica e Superior |
description |
O artigo aborda a intensificação do trabalho do professor sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Apresenta análises sobre sofrimento, prazer, reconhecimento e estratégias de mediação. Aponta-se para confluências e especificidades no trabalho dos professores da Educação Básica e Superior. O contexto comum é o das políticas orientadas pelo gerencialismo e inscritas em um processo de precarização social e do trabalho. Procura-se demonstrar similitudes e distinções da reconfiguração e intensificação do trabalho do professor. São relacionados os aspectos sócio-institucionais e psicodinâmicos. Aponta-se para a prevalência da dimensão patogênica das estratégias defensivas e malversação do reconhecimento. O espaço público da palavra é apontado como estratégia necessária para o enfrentamento do individualismo e da competitividade forjados pela sociabilidade produtivista e pragmática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2398 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2398/9072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Trabalho (En)Cena info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Trabalho (En)Cena |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho (En)Cena; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 50 - 68 Trabalho (En)Cena; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 50 - 68 Trabalho (En)Cena; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 50 - 68 Trabalho (En)Cena; v. 1 n. 1 (2016): Revista Trabalho (En)Cena; 50 - 68 2526-1487 reponame:Trabalho (En)Cena instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Trabalho (En)Cena |
collection |
Trabalho (En)Cena |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho (En)Cena - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808845367712677888 |