Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carla Vaz dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Léda, Denise Bessa, Silva, Eduardo Pinto e, Freitas, Lêda Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho (En)Cena
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2398
Resumo: O artigo aborda a intensificação do trabalho do professor sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Apresenta análises sobre sofrimento, prazer, reconhecimento e estratégias de mediação. Aponta-se para confluências e especificidades no trabalho dos professores da Educação Básica e Superior. O contexto comum é o das políticas orientadas pelo gerencialismo e inscritas em um processo de precarização social e do trabalho. Procura-se demonstrar similitudes e distinções da reconfiguração e intensificação do trabalho do professor. São relacionados os aspectos sócio-institucionais e psicodinâmicos. Aponta-se para a prevalência da dimensão patogênica das estratégias defensivas e malversação do reconhecimento. O espaço público da palavra é apontado como estratégia necessária para o enfrentamento do individualismo e da competitividade forjados pela sociabilidade produtivista e pragmática.
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