CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louzada, Camila de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves Pereira, Claúdio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar estudo descritivo/comparativo sobre o tipo e a disponibilidade de cursos de formação continuada destinado aos professores lotados em duas escolas públicas de ensino fundamental II – uma da rede estadual e outra da rede municipal de educação – localizadas no município de Manacapuru, no estado do Amazonas. Por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados primários e secundários junto às secretarias de educação do estado e do município. Ao final, discute-se a importância da formação continuada para que as práticas pedagógicas sejam um exercício permanente de reflexão e criticidade para a (re)construção da identidade profissional do professor.
id UFT-7_10032467ada091d468e44054cdc96f21
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16006
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locusFORMACIÓN DOCENTE CONTINUADA: la municipalidade del Manacapuru-AM como lugar del estudioFORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o município de Manacapuru- AM como lócus de estudoFormação Continuada de ProfessoresBNCC-FormaçãoRCAFormação Continuada de professoresBNCCRCAO presente trabalho tem como objetivo realizar estudo descritivo/comparativo sobre o tipo e a disponibilidade de cursos de formação continuada destinado aos professores lotados em duas escolas públicas de ensino fundamental II – uma da rede estadual e outra da rede municipal de educação – localizadas no município de Manacapuru, no estado do Amazonas. Por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados primários e secundários junto às secretarias de educação do estado e do município. Ao final, discute-se a importância da formação continuada para que as práticas pedagógicas sejam um exercício permanente de reflexão e criticidade para a (re)construção da identidade profissional do professor.Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1600610.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006/22065https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006/22066Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLouzada, Camila de OliveiraAlves Pereira, Claúdio2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16006Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus
FORMACIÓN DOCENTE CONTINUADA: la municipalidade del Manacapuru-AM como lugar del estudio
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o município de Manacapuru- AM como lócus de estudo
title CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus
spellingShingle CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus
Louzada, Camila de Oliveira
Formação Continuada de Professores
BNCC-Formação
RCA
Formação Continuada de professores
BNCC
RCA
title_short CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus
title_full CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus
title_fullStr CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus
title_full_unstemmed CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus
title_sort CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus
author Louzada, Camila de Oliveira
author_facet Louzada, Camila de Oliveira
Alves Pereira, Claúdio
author_role author
author2 Alves Pereira, Claúdio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Louzada, Camila de Oliveira
Alves Pereira, Claúdio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada de Professores
BNCC-Formação
RCA
Formação Continuada de professores
BNCC
RCA
topic Formação Continuada de Professores
BNCC-Formação
RCA
Formação Continuada de professores
BNCC
RCA
description O presente trabalho tem como objetivo realizar estudo descritivo/comparativo sobre o tipo e a disponibilidade de cursos de formação continuada destinado aos professores lotados em duas escolas públicas de ensino fundamental II – uma da rede estadual e outra da rede municipal de educação – localizadas no município de Manacapuru, no estado do Amazonas. Por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados primários e secundários junto às secretarias de educação do estado e do município. Ao final, discute-se a importância da formação continuada para que as práticas pedagógicas sejam um exercício permanente de reflexão e criticidade para a (re)construção da identidade profissional do professor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34pt
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006/22065
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006/22066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt
Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt
Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt
Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt
2447-4266
10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313242677739520