CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo realizar estudo descritivo/comparativo sobre o tipo e a disponibilidade de cursos de formação continuada destinado aos professores lotados em duas escolas públicas de ensino fundamental II – uma da rede estadual e outra da rede municipal de educação – localizadas no município de Manacapuru, no estado do Amazonas. Por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados primários e secundários junto às secretarias de educação do estado e do município. Ao final, discute-se a importância da formação continuada para que as práticas pedagógicas sejam um exercício permanente de reflexão e criticidade para a (re)construção da identidade profissional do professor. |
id |
UFT-7_10032467ada091d468e44054cdc96f21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16006 |
network_acronym_str |
UFT-7 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locusFORMACIÓN DOCENTE CONTINUADA: la municipalidade del Manacapuru-AM como lugar del estudioFORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o município de Manacapuru- AM como lócus de estudoFormação Continuada de ProfessoresBNCC-FormaçãoRCAFormação Continuada de professoresBNCCRCAO presente trabalho tem como objetivo realizar estudo descritivo/comparativo sobre o tipo e a disponibilidade de cursos de formação continuada destinado aos professores lotados em duas escolas públicas de ensino fundamental II – uma da rede estadual e outra da rede municipal de educação – localizadas no município de Manacapuru, no estado do Amazonas. Por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados primários e secundários junto às secretarias de educação do estado e do município. Ao final, discute-se a importância da formação continuada para que as práticas pedagógicas sejam um exercício permanente de reflexão e criticidade para a (re)construção da identidade profissional do professor.Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1600610.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006/22065https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006/22066Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLouzada, Camila de OliveiraAlves Pereira, Claúdio2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16006Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus FORMACIÓN DOCENTE CONTINUADA: la municipalidade del Manacapuru-AM como lugar del estudio FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o município de Manacapuru- AM como lócus de estudo |
title |
CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus |
spellingShingle |
CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus Louzada, Camila de Oliveira Formação Continuada de Professores BNCC-Formação RCA Formação Continuada de professores BNCC RCA |
title_short |
CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus |
title_full |
CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus |
title_fullStr |
CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus |
title_full_unstemmed |
CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus |
title_sort |
CONTINUING TEACHING TRAINING: the municipality of Manacapuru-AM as study locus |
author |
Louzada, Camila de Oliveira |
author_facet |
Louzada, Camila de Oliveira Alves Pereira, Claúdio |
author_role |
author |
author2 |
Alves Pereira, Claúdio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louzada, Camila de Oliveira Alves Pereira, Claúdio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada de Professores BNCC-Formação RCA Formação Continuada de professores BNCC RCA |
topic |
Formação Continuada de Professores BNCC-Formação RCA Formação Continuada de professores BNCC RCA |
description |
O presente trabalho tem como objetivo realizar estudo descritivo/comparativo sobre o tipo e a disponibilidade de cursos de formação continuada destinado aos professores lotados em duas escolas públicas de ensino fundamental II – uma da rede estadual e outra da rede municipal de educação – localizadas no município de Manacapuru, no estado do Amazonas. Por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados primários e secundários junto às secretarias de educação do estado e do município. Ao final, discute-se a importância da formação continuada para que as práticas pedagógicas sejam um exercício permanente de reflexão e criticidade para a (re)construção da identidade profissional do professor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34pt |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a34pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006/22065 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16006/22066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a34pt 2447-4266 10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313242677739520 |