POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fagno da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7031
Resumo: Interview held during the 10th IFMA / Campus Acailândia Technical Meeting on January 23, 2019, with education theorist Cipriano Carlos Luckesi, retired professor of the Faculty of Philosophy and the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the University Federal of Bahia (UFBA). Outstanding theorist in the studies in Evaluation of School Learning, there are 5 decades of seminal reflections on the theme. During the interview, the theorist Cipriano Luckesi spoke about his professional trajectory, and made reflections about the evaluation of learning as a pedagogical act, passing through the evaluation as a love act, the distinction between evaluating and examining until the process of consolidation of the studies in Learning Assessment in Brazil. Finally, he addressed the challenges of education for the teacher of the 21st century, as well as the trajectories, experiences and perspectives of the School Learning Assessment.
id UFT-7_277d46f63e41c39fc76163bedbfebfc5
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7031
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano LuckesiAVALIAÇÃO ESCOLARAPRENDIZAGEMATO PEDAGÓGICOFAGNO DA SILVA SOARESPRICILA LINHARES FEITOSAInterview held during the 10th IFMA / Campus Acailândia Technical Meeting on January 23, 2019, with education theorist Cipriano Carlos Luckesi, retired professor of the Faculty of Philosophy and the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the University Federal of Bahia (UFBA). Outstanding theorist in the studies in Evaluation of School Learning, there are 5 decades of seminal reflections on the theme. During the interview, the theorist Cipriano Luckesi spoke about his professional trajectory, and made reflections about the evaluation of learning as a pedagogical act, passing through the evaluation as a love act, the distinction between evaluating and examining until the process of consolidation of the studies in Learning Assessment in Brazil. Finally, he addressed the challenges of education for the teacher of the 21st century, as well as the trajectories, experiences and perspectives of the School Learning Assessment.Entrevista realizada durante el X Encuentro Técnico-Pedagógico IFMA / Campus Acailândia el 23 de enero de 2019, con el teórico de la educación Cipriano Carlos Luckesi, profesor jubilado de la Facultad de Filosofía y del Programa de Postgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad En el caso de las mujeres. Destacado teórico en los estudios en Evaluación del Aprendizaje Escolar desde hace 5 décadas de reflexiones seminales sobre el tema. Durante la entrevista, el teórico Cipriano Luckesi habló de su trayectoria profesional, e hizo reflexiones acerca de la evaluación del aprendizaje como acto pedagógico, pasando por la evaluación como acto amoroso, la distinción entre evaluar y examinar hasta el proceso de consolidación de los estudios en Evaluación del Aprendizaje en Brasil. Por último, trató de los desafíos de la educación para el profesor del siglo XXI, así como de las trayectorias, experiencias y perspectivas de la Evaluación del Aprendizaje Escolar.Entrevista realizada durante o X Encontro Técnico-Pedagógico IFMA/Campus Açailândia em 23 de janeiro de 2019, com o teórico da educação Cipriano Carlos Luckesi, professor aposentado da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Destacado teórico nos estudos em Avaliação da Aprendizagem Escolar há 5 décadas de reflexões seminais sobre o tema. Durante a entrevista, o teórico Cipriano Luckesi falou de sua trajetória profissional, e fez reflexões acerca da avaliação da aprendizagem como ato pedagógico, passando pela avaliação como ato amoroso, a distinção entre avaliar e examinar até o processo de consolidação dos estudos em Avaliação da Aprendizagem no Brasil. Por fim, tratou dos desafios da educação para o professor do século XXI, bem como, das trajetórias, experiências e perspectivas da Avaliação da Aprendizagem Escolar.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/703110.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972Observatory Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 972-993Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 972-993Observatoire Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 972-993Revista Observatório ; v. 5 n. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 972-9932447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n6reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7031/16346Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fagno da Silva2020-01-21T19:28:22Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7031Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2020-01-21T19:28:22Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi
title POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi
spellingShingle POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi
Soares, Fagno da Silva
AVALIAÇÃO ESCOLAR
APRENDIZAGEM
ATO PEDAGÓGICO
FAGNO DA SILVA SOARES
PRICILA LINHARES FEITOSA
title_short POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi
title_full POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi
title_fullStr POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi
title_full_unstemmed POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi
title_sort POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi
author Soares, Fagno da Silva
author_facet Soares, Fagno da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Fagno da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv AVALIAÇÃO ESCOLAR
APRENDIZAGEM
ATO PEDAGÓGICO
FAGNO DA SILVA SOARES
PRICILA LINHARES FEITOSA
topic AVALIAÇÃO ESCOLAR
APRENDIZAGEM
ATO PEDAGÓGICO
FAGNO DA SILVA SOARES
PRICILA LINHARES FEITOSA
description Interview held during the 10th IFMA / Campus Acailândia Technical Meeting on January 23, 2019, with education theorist Cipriano Carlos Luckesi, retired professor of the Faculty of Philosophy and the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the University Federal of Bahia (UFBA). Outstanding theorist in the studies in Evaluation of School Learning, there are 5 decades of seminal reflections on the theme. During the interview, the theorist Cipriano Luckesi spoke about his professional trajectory, and made reflections about the evaluation of learning as a pedagogical act, passing through the evaluation as a love act, the distinction between evaluating and examining until the process of consolidation of the studies in Learning Assessment in Brazil. Finally, he addressed the challenges of education for the teacher of the 21st century, as well as the trajectories, experiences and perspectives of the School Learning Assessment.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7031
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7031
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7031/16346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 972-993
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 972-993
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 972-993
Revista Observatório ; v. 5 n. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 972-993
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754639095542317056