EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Marcos Irondes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9480
Resumo: In the midst of the Covid-19 pandemic, which suspended school activities across the country, requiring governments and alternative education councils to meet the minimum annual workload, provide remote school activities and ensure food security for students, we ask which paths to follow for the provision of non-preschool school activities and to guarantee the right to education? We analyze resolutions, opinions and technical notes issued by state education councils in the northern region, and come across them with practices developed in schools in state and municipal education networks.
id UFT-7_5d027e7669916d9e703ddf9872808304
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9480
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?ensino remotoredes de ensinoeducação básicapandemiaCiências Humanas e Sociais no enfrentamento da Covid-19Remote teachingEducation networksBasic educationPandemicEnseñanza a distanciaRedes educativasEducación básicaPandemiaIn the midst of the Covid-19 pandemic, which suspended school activities across the country, requiring governments and alternative education councils to meet the minimum annual workload, provide remote school activities and ensure food security for students, we ask which paths to follow for the provision of non-preschool school activities and to guarantee the right to education? We analyze resolutions, opinions and technical notes issued by state education councils in the northern region, and come across them with practices developed in schools in state and municipal education networks.En medio de la pandemia de Covid-19, que suspendió las actividades escolares en todo el país, requiriendo que los gobiernos y los consejos de educación alternativa cumplan con la carga de trabajo anual mínima, proporcionen actividades escolares remotas y garanticen la seguridad alimentaria de los estudiantes, preguntamos qué caminos seguir para la provisión de actividades escolares no preescolares y para garantizar el derecho a la educación? Analizamos las resoluciones, opiniones y notas técnicas emitidas por los consejos estatales de educación en la región norte, y las encontramos con prácticas desarrolladas en las escuelas de las redes educativas estatales y municipales.Em meio a pandemia de Covid-19, que suspendeu as atividades escolares em todo o país, exigindo dos governos e dos conselhos de educação alternativas para conseguir cumprir a carga horária mínima anual, disponibilizar atividades escolares remotas e garantir a segurança alimentar de estudantes, nos perguntamos quais caminhos seguir para a oferta de atividades escolares não presencias e para garantia do direito a educação? Analisamos resoluções, pareceres e notas técnicas expedidas por conselhos estaduais de educação da região norte, e as deparamos com as práticas desenvolvidas nas escolas das redes de ensino estaduais e municipais.Universidade Federal do Tocantins - UFT2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/948010.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a10ptObservatory Journal; Vol. 6 No. 2 (2020): v. 6 n. 2 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19; a10ptObservatorio Magazine; Vol. 6 Núm. 2 (2020): v. 6 n. 2 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19; a10ptObservatoire Journal; Vol. 6 No. 2 (2020): v. 6 n. 2 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19; a10ptRevista Observatório ; v. 6 n. 2 (2020): v. 6 n. 2 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19; a10pt2447-426610.20873/uft.2447-4266.2020v6n2reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9480/17473https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9480/17474Copyright (c) 2020 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Marcos Irondes2022-03-04T13:02:59Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9480Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:02:59Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?
title EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?
spellingShingle EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?
Coelho, Marcos Irondes
ensino remoto
redes de ensino
educação básica
pandemia
Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da Covid-19
Remote teaching
Education networks
Basic education
Pandemic
Enseñanza a distancia
Redes educativas
Educación básica
Pandemia
title_short EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?
title_full EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?
title_fullStr EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?
title_sort EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?
author Coelho, Marcos Irondes
author_facet Coelho, Marcos Irondes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Marcos Irondes
dc.subject.por.fl_str_mv ensino remoto
redes de ensino
educação básica
pandemia
Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da Covid-19
Remote teaching
Education networks
Basic education
Pandemic
Enseñanza a distancia
Redes educativas
Educación básica
Pandemia
topic ensino remoto
redes de ensino
educação básica
pandemia
Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da Covid-19
Remote teaching
Education networks
Basic education
Pandemic
Enseñanza a distancia
Redes educativas
Educación básica
Pandemia
description In the midst of the Covid-19 pandemic, which suspended school activities across the country, requiring governments and alternative education councils to meet the minimum annual workload, provide remote school activities and ensure food security for students, we ask which paths to follow for the provision of non-preschool school activities and to guarantee the right to education? We analyze resolutions, opinions and technical notes issued by state education councils in the northern region, and come across them with practices developed in schools in state and municipal education networks.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9480
10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a10pt
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9480
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a10pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9480/17473
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9480/17474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 6 No. 2 (2020): v. 6 n. 2 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19; a10pt
Observatorio Magazine; Vol. 6 Núm. 2 (2020): v. 6 n. 2 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19; a10pt
Observatoire Journal; Vol. 6 No. 2 (2020): v. 6 n. 2 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19; a10pt
Revista Observatório ; v. 6 n. 2 (2020): v. 6 n. 2 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19; a10pt
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313249538572288