THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168 |
Resumo: | Este artigo descreve sobre como a modalidade de educação a distância (EaD), está presente nas instituições de ensino superior alcançando um número significativo de pessoas. O uso das potencialidades das TICs é um dos fatores determinantes para que a EaD atinja seu principal objetivo que é expandir o acesso à educação. Embora pareça ser evidente que a EaD seja uma preocupação da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que a oferecem, essa modalidade de ensino e suas ferramentas tem sido constantemente avaliada e atualizada. O objetivo deste estudo, portanto, é apresentar o whatsapp como ferramenta que possibilitou a comunicação com os alunos em fase de orientação de trabalho de conclusão do curso de e sua influência na motivação dos alunos para finalizar o trabalho. PALAVRAS-CHAVE: EaD; NTICs; Whatsapp ABSTRACT This article describes how the mode of distance education (EaD) is present in higher education institutions reaching a significant number of people. The use of the potential of ICTs is one of the determining factors for the EAD to achieve its main objective of expanding access to education. Although it seems to be evident that EaD is a concern of most Higher Education Institutions (HEIs) that offer it, this modality of teaching and its tools has been constantly evaluated and updated. The purpose of this study, therefore, is to present the whatsapp as a tool that enabled the communication with the students in the orientation phase of the course completion work and its influence on the motivation of the students to finalize the work. KEYWORDS: EaD; NTICs; Whatsapp. RESUMEN Este artículo describe cómo la modalidad de educación a distancia (EaD), está presente en las instituciones de enseñanza superior alcanzando un número significativo de personas. El uso de las potencialidades de las TIC es uno de los factores determinantes para que la EaD alcance su principal objetivo que es expandir el acceso a la educación. Aunque parezca evidente que la EaD es una preocupación de la mayoría de las instituciones de enseñanza superior (IES) que la ofrecen, esta modalidad de enseñanza y sus herramientas ha sido constantemente evaluada y actualizada. El objetivo de este estudio, por lo tanto, es presentar el whatsapp como herramienta que posibilitó la comunicación con los alumnos en fase de orientación de trabajo de conclusión del curso y su influencia en la motivación de los alumnos para finalizar el trabajo. PALABRAS CLAVE: EaD; NTICs; Whatsapp. |
id |
UFT-7_68f5f1b6245540b93ac737a947ec9c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7168 |
network_acronym_str |
UFT-7 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance modeEL USO DE NUEVAS TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN (NTICS) EN LA ENSEÑANZA: la utilización del whatsapp en el curso de administración pública modalidad a distanciaO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) NO ENSINO: a utilização do whatsapp no curso de administração pública modalidade a distânciaTICsEaDEnsinoWhatsappEaDTICsEste artigo descreve sobre como a modalidade de educação a distância (EaD), está presente nas instituições de ensino superior alcançando um número significativo de pessoas. O uso das potencialidades das TICs é um dos fatores determinantes para que a EaD atinja seu principal objetivo que é expandir o acesso à educação. Embora pareça ser evidente que a EaD seja uma preocupação da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que a oferecem, essa modalidade de ensino e suas ferramentas tem sido constantemente avaliada e atualizada. O objetivo deste estudo, portanto, é apresentar o whatsapp como ferramenta que possibilitou a comunicação com os alunos em fase de orientação de trabalho de conclusão do curso de e sua influência na motivação dos alunos para finalizar o trabalho. PALAVRAS-CHAVE: EaD; NTICs; Whatsapp ABSTRACT This article describes how the mode of distance education (EaD) is present in higher education institutions reaching a significant number of people. The use of the potential of ICTs is one of the determining factors for the EAD to achieve its main objective of expanding access to education. Although it seems to be evident that EaD is a concern of most Higher Education Institutions (HEIs) that offer it, this modality of teaching and its tools has been constantly evaluated and updated. The purpose of this study, therefore, is to present the whatsapp as a tool that enabled the communication with the students in the orientation phase of the course completion work and its influence on the motivation of the students to finalize the work. KEYWORDS: EaD; NTICs; Whatsapp. RESUMEN Este artículo describe cómo la modalidad de educación a distancia (EaD), está presente en las instituciones de enseñanza superior alcanzando un número significativo de personas. El uso de las potencialidades de las TIC es uno de los factores determinantes para que la EaD alcance su principal objetivo que es expandir el acceso a la educación. Aunque parezca evidente que la EaD es una preocupación de la mayoría de las instituciones de enseñanza superior (IES) que la ofrecen, esta modalidad de enseñanza y sus herramientas ha sido constantemente evaluada y actualizada. El objetivo de este estudio, por lo tanto, es presentar el whatsapp como herramienta que posibilitó la comunicación con los alumnos en fase de orientación de trabajo de conclusión del curso y su influencia en la motivación de los alumnos para finalizar el trabajo. PALABRAS CLAVE: EaD; NTICs; Whatsapp.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/716810.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-1652447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15345https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15358https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15368https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15381https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15390https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15395Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cláudia Nazaré dosSantos Neta, Maria do CarmoMartins, Pablo Luiz2022-03-04T13:06:01Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7168Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:01Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode EL USO DE NUEVAS TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN (NTICS) EN LA ENSEÑANZA: la utilización del whatsapp en el curso de administración pública modalidad a distancia O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) NO ENSINO: a utilização do whatsapp no curso de administração pública modalidade a distância |
title |
THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode |
spellingShingle |
THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode Santos, Cláudia Nazaré dos TICs EaD Ensino EaD TICs |
title_short |
THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode |
title_full |
THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode |
title_fullStr |
THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode |
title_full_unstemmed |
THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode |
title_sort |
THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode |
author |
Santos, Cláudia Nazaré dos |
author_facet |
Santos, Cláudia Nazaré dos Santos Neta, Maria do Carmo Martins, Pablo Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Santos Neta, Maria do Carmo Martins, Pablo Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cláudia Nazaré dos Santos Neta, Maria do Carmo Martins, Pablo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs EaD Ensino EaD TICs |
topic |
TICs EaD Ensino EaD TICs |
description |
Este artigo descreve sobre como a modalidade de educação a distância (EaD), está presente nas instituições de ensino superior alcançando um número significativo de pessoas. O uso das potencialidades das TICs é um dos fatores determinantes para que a EaD atinja seu principal objetivo que é expandir o acesso à educação. Embora pareça ser evidente que a EaD seja uma preocupação da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que a oferecem, essa modalidade de ensino e suas ferramentas tem sido constantemente avaliada e atualizada. O objetivo deste estudo, portanto, é apresentar o whatsapp como ferramenta que possibilitou a comunicação com os alunos em fase de orientação de trabalho de conclusão do curso de e sua influência na motivação dos alunos para finalizar o trabalho. PALAVRAS-CHAVE: EaD; NTICs; Whatsapp ABSTRACT This article describes how the mode of distance education (EaD) is present in higher education institutions reaching a significant number of people. The use of the potential of ICTs is one of the determining factors for the EAD to achieve its main objective of expanding access to education. Although it seems to be evident that EaD is a concern of most Higher Education Institutions (HEIs) that offer it, this modality of teaching and its tools has been constantly evaluated and updated. The purpose of this study, therefore, is to present the whatsapp as a tool that enabled the communication with the students in the orientation phase of the course completion work and its influence on the motivation of the students to finalize the work. KEYWORDS: EaD; NTICs; Whatsapp. RESUMEN Este artículo describe cómo la modalidad de educación a distancia (EaD), está presente en las instituciones de enseñanza superior alcanzando un número significativo de personas. El uso de las potencialidades de las TIC es uno de los factores determinantes para que la EaD alcance su principal objetivo que es expandir el acceso a la educación. Aunque parezca evidente que la EaD es una preocupación de la mayoría de las instituciones de enseñanza superior (IES) que la ofrecen, esta modalidad de enseñanza y sus herramientas ha sido constantemente evaluada y actualizada. El objetivo de este estudio, por lo tanto, es presentar el whatsapp como herramienta que posibilitó la comunicación con los alumnos en fase de orientación de trabajo de conclusión del curso y su influencia en la motivación de los alumnos para finalizar el trabajo. PALABRAS CLAVE: EaD; NTICs; Whatsapp. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15345 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15358 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15368 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15381 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15390 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip application/octet-stream application/zip application/x-gzip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165 Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165 Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165 Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313248737460224 |