THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Nazaré dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos Neta, Maria do Carmo, Martins, Pablo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168
Resumo: Este artigo descreve sobre como a modalidade de educação a distância (EaD), está presente nas instituições de ensino superior alcançando um número significativo de pessoas. O uso das potencialidades das TICs é um dos fatores determinantes para que a EaD atinja seu principal objetivo que é expandir o acesso à educação. Embora pareça ser evidente que a EaD seja uma preocupação da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que a oferecem, essa modalidade de ensino e suas ferramentas tem sido constantemente avaliada e atualizada. O objetivo deste estudo, portanto, é apresentar o whatsapp como ferramenta que possibilitou a comunicação com os alunos em fase de orientação de trabalho de conclusão do curso de e sua influência na motivação dos alunos para finalizar o trabalho.     PALAVRAS-CHAVE: EaD; NTICs; Whatsapp     ABSTRACT This article describes how the mode of distance education (EaD) is present in higher education institutions reaching a significant number of people. The use of the potential of ICTs is one of the determining factors for the EAD to achieve its main objective of expanding access to education. Although it seems to be evident that EaD is a concern of most Higher Education Institutions (HEIs) that offer it, this modality of teaching and its tools has been constantly evaluated and updated. The purpose of this study, therefore, is to present the whatsapp as a tool that enabled the communication with the students in the orientation phase of the course completion work and its influence on the motivation of the students to finalize the work.   KEYWORDS: EaD; NTICs; Whatsapp.     RESUMEN Este artículo describe cómo la modalidad de educación a distancia (EaD), está presente en las instituciones de enseñanza superior alcanzando un número significativo de personas. El uso de las potencialidades de las TIC es uno de los factores determinantes para que la EaD alcance su principal objetivo que es expandir el acceso a la educación. Aunque parezca evidente que la EaD es una preocupación de la mayoría de las instituciones de enseñanza superior (IES) que la ofrecen, esta modalidad de enseñanza y sus herramientas ha sido constantemente evaluada y actualizada. El objetivo de este estudio, por lo tanto, es presentar el whatsapp como herramienta que posibilitó la comunicación con los alumnos en fase de orientación de trabajo de conclusión del curso y su influencia en la motivación de los alumnos para finalizar el trabajo.   PALABRAS CLAVE: EaD; NTICs; Whatsapp.
id UFT-7_68f5f1b6245540b93ac737a947ec9c99
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7168
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance modeEL USO DE NUEVAS TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN (NTICS) EN LA ENSEÑANZA: la utilización del whatsapp en el curso de administración pública modalidad a distanciaO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) NO ENSINO: a utilização do whatsapp no curso de administração pública modalidade a distânciaTICsEaDEnsinoWhatsappEaDTICsEste artigo descreve sobre como a modalidade de educação a distância (EaD), está presente nas instituições de ensino superior alcançando um número significativo de pessoas. O uso das potencialidades das TICs é um dos fatores determinantes para que a EaD atinja seu principal objetivo que é expandir o acesso à educação. Embora pareça ser evidente que a EaD seja uma preocupação da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que a oferecem, essa modalidade de ensino e suas ferramentas tem sido constantemente avaliada e atualizada. O objetivo deste estudo, portanto, é apresentar o whatsapp como ferramenta que possibilitou a comunicação com os alunos em fase de orientação de trabalho de conclusão do curso de e sua influência na motivação dos alunos para finalizar o trabalho.     PALAVRAS-CHAVE: EaD; NTICs; Whatsapp     ABSTRACT This article describes how the mode of distance education (EaD) is present in higher education institutions reaching a significant number of people. The use of the potential of ICTs is one of the determining factors for the EAD to achieve its main objective of expanding access to education. Although it seems to be evident that EaD is a concern of most Higher Education Institutions (HEIs) that offer it, this modality of teaching and its tools has been constantly evaluated and updated. The purpose of this study, therefore, is to present the whatsapp as a tool that enabled the communication with the students in the orientation phase of the course completion work and its influence on the motivation of the students to finalize the work.   KEYWORDS: EaD; NTICs; Whatsapp.     RESUMEN Este artículo describe cómo la modalidad de educación a distancia (EaD), está presente en las instituciones de enseñanza superior alcanzando un número significativo de personas. El uso de las potencialidades de las TIC es uno de los factores determinantes para que la EaD alcance su principal objetivo que es expandir el acceso a la educación. Aunque parezca evidente que la EaD es una preocupación de la mayoría de las instituciones de enseñanza superior (IES) que la ofrecen, esta modalidad de enseñanza y sus herramientas ha sido constantemente evaluada y actualizada. El objetivo de este estudio, por lo tanto, es presentar el whatsapp como herramienta que posibilitó la comunicación con los alumnos en fase de orientación de trabajo de conclusión del curso y su influencia en la motivación de los alumnos para finalizar el trabajo.   PALABRAS CLAVE: EaD; NTICs; Whatsapp.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/716810.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-1652447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15345https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15358https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15368https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15381https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15390https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15395Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cláudia Nazaré dosSantos Neta, Maria do CarmoMartins, Pablo Luiz2022-03-04T13:06:01Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7168Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:01Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode
EL USO DE NUEVAS TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN (NTICS) EN LA ENSEÑANZA: la utilización del whatsapp en el curso de administración pública modalidad a distancia
O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) NO ENSINO: a utilização do whatsapp no curso de administração pública modalidade a distância
title THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode
spellingShingle THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode
Santos, Cláudia Nazaré dos
TICs
EaD
Ensino
Whatsapp
EaD
TICs
title_short THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode
title_full THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode
title_fullStr THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode
title_full_unstemmed THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode
title_sort THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode
author Santos, Cláudia Nazaré dos
author_facet Santos, Cláudia Nazaré dos
Santos Neta, Maria do Carmo
Martins, Pablo Luiz
author_role author
author2 Santos Neta, Maria do Carmo
Martins, Pablo Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Nazaré dos
Santos Neta, Maria do Carmo
Martins, Pablo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv TICs
EaD
Ensino
Whatsapp
EaD
TICs
topic TICs
EaD
Ensino
Whatsapp
EaD
TICs
description Este artigo descreve sobre como a modalidade de educação a distância (EaD), está presente nas instituições de ensino superior alcançando um número significativo de pessoas. O uso das potencialidades das TICs é um dos fatores determinantes para que a EaD atinja seu principal objetivo que é expandir o acesso à educação. Embora pareça ser evidente que a EaD seja uma preocupação da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que a oferecem, essa modalidade de ensino e suas ferramentas tem sido constantemente avaliada e atualizada. O objetivo deste estudo, portanto, é apresentar o whatsapp como ferramenta que possibilitou a comunicação com os alunos em fase de orientação de trabalho de conclusão do curso de e sua influência na motivação dos alunos para finalizar o trabalho.     PALAVRAS-CHAVE: EaD; NTICs; Whatsapp     ABSTRACT This article describes how the mode of distance education (EaD) is present in higher education institutions reaching a significant number of people. The use of the potential of ICTs is one of the determining factors for the EAD to achieve its main objective of expanding access to education. Although it seems to be evident that EaD is a concern of most Higher Education Institutions (HEIs) that offer it, this modality of teaching and its tools has been constantly evaluated and updated. The purpose of this study, therefore, is to present the whatsapp as a tool that enabled the communication with the students in the orientation phase of the course completion work and its influence on the motivation of the students to finalize the work.   KEYWORDS: EaD; NTICs; Whatsapp.     RESUMEN Este artículo describe cómo la modalidad de educación a distancia (EaD), está presente en las instituciones de enseñanza superior alcanzando un número significativo de personas. El uso de las potencialidades de las TIC es uno de los factores determinantes para que la EaD alcance su principal objetivo que es expandir el acceso a la educación. Aunque parezca evidente que la EaD es una preocupación de la mayoría de las instituciones de enseñanza superior (IES) que la ofrecen, esta modalidad de enseñanza y sus herramientas ha sido constantemente evaluada y actualizada. El objetivo de este estudio, por lo tanto, es presentar el whatsapp como herramienta que posibilitó la comunicación con los alumnos en fase de orientación de trabajo de conclusión del curso y su influencia en la motivación de los alumnos para finalizar el trabajo.   PALABRAS CLAVE: EaD; NTICs; Whatsapp.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15345
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15358
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15368
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15381
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15390
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168/15395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165
Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 145-165
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313248737460224