THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandro Ricardo Pinto da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Javaroni, Sueli Liberatti, Borba, Marcelo de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar uma parte dos dados produzidos em uma pesquisa que investiga de forma qualitativa, o conhecimento matemático evidenciado nos vídeos produzidos por licenciandos, como artefato multimodal. O cenário de investigação é o curso de Licenciatura em Matemática a distância ofertado pela Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Universidade Aberta do Brasil. Apresentamos uma discussão em relação aos dados produzidos no ambiente virtual de aprendizagem e sobre um dos vídeos produzidos por dois dos licenciandos. Os dados produzidos sugerem que os licenciandos utilizam vídeos como recurso didático na licenciatura e os licenciandos/professores, como recurso pedagógico na sala de aula da escola básica.   PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; Educação Matemática; Universidade Aberta do Brasil; Formação Inicial de Professores de Matemática.     ABSTRACT This article analyzes some of the data produced in a qualitative study that investigates the mathematical knowledge evidenced in videos produced by pre-service teachers, as multimodal artifact. The research scenario is the Distance Undergraduate Mathematics program offered by the Federal University of Alagoas, linked to the Open University of Brazil. We discuss the date produced in the virtual learning environment and in one of the videos produced by two of the pre-service teachers. The data suggest that the pre-service teachers use videos as a didactic resource in the course and the pre-service teacher/teacher as a pedagogical resource in the basic education classroom.   KEYWORDS: Distance Education; Mathematics Education; Open University of Brazil; Mathematics Teacher Initial Training     RESUMEN Este artículo tiene por objetivo analizar una parte de los datos producidos cualitativamente en una investigación sobre el conocimiento matemático evidenciado en los videos producidos por licenciandos como artefacto multimodal. El escenario de investigación es el curso de licenciatura en Matemática a distancia ofrecido por la Universidad Federal de Alagoas, vinculado a la Universidad Abierta de Brasil. Presentamos una discusión en relación a los datos producidos en el ambiente virtual de aprendizaje y sobre uno de los videos producidos por dos de los licenciandos. Los datos producidos sugieren que los estudiantes en fornicación utilizan los videos como un recurso didáctico en la licenciatura mientras que los estudiantes/profesores los usan como recurso pedagogico en el salón de clases de la escuela básica.   PALABRAS CLAVE: Educación a distancia; Educación Matemática; Universidad Abierta de Brasil; Formación inicial de profesores de matemáticas.
id UFT-7_a62161d136b222950f51b5117ea6660c
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7170
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAMLA PRODUCCIÓN DE VÍDEOS EN LA DISCIPLINA DE ESTADIO SUPERVISADO EN UN CURSO DE MATEMÁTICA A DISTANCIAA PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIAEducação a DistânciaEducação MatemáticaUniversidade Aberta do BrasilFormação Inicial de Professores de MatemáticaEducação a DistânciaEducação MatemáticaUniversidade Aberta do BrasilFormação Inicial de Professores de MatemáticaEste artigo tem por objetivo analisar uma parte dos dados produzidos em uma pesquisa que investiga de forma qualitativa, o conhecimento matemático evidenciado nos vídeos produzidos por licenciandos, como artefato multimodal. O cenário de investigação é o curso de Licenciatura em Matemática a distância ofertado pela Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Universidade Aberta do Brasil. Apresentamos uma discussão em relação aos dados produzidos no ambiente virtual de aprendizagem e sobre um dos vídeos produzidos por dois dos licenciandos. Os dados produzidos sugerem que os licenciandos utilizam vídeos como recurso didático na licenciatura e os licenciandos/professores, como recurso pedagógico na sala de aula da escola básica.   PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; Educação Matemática; Universidade Aberta do Brasil; Formação Inicial de Professores de Matemática.     ABSTRACT This article analyzes some of the data produced in a qualitative study that investigates the mathematical knowledge evidenced in videos produced by pre-service teachers, as multimodal artifact. The research scenario is the Distance Undergraduate Mathematics program offered by the Federal University of Alagoas, linked to the Open University of Brazil. We discuss the date produced in the virtual learning environment and in one of the videos produced by two of the pre-service teachers. The data suggest that the pre-service teachers use videos as a didactic resource in the course and the pre-service teacher/teacher as a pedagogical resource in the basic education classroom.   KEYWORDS: Distance Education; Mathematics Education; Open University of Brazil; Mathematics Teacher Initial Training     RESUMEN Este artículo tiene por objetivo analizar una parte de los datos producidos cualitativamente en una investigación sobre el conocimiento matemático evidenciado en los videos producidos por licenciandos como artefacto multimodal. El escenario de investigación es el curso de licenciatura en Matemática a distancia ofrecido por la Universidad Federal de Alagoas, vinculado a la Universidad Abierta de Brasil. Presentamos una discusión en relación a los datos producidos en el ambiente virtual de aprendizaje y sobre uno de los videos producidos por dos de los licenciandos. Los datos producidos sugieren que los estudiantes en fornicación utilizan los videos como un recurso didáctico en la licenciatura mientras que los estudiantes/profesores los usan como recurso pedagogico en el salón de clases de la escuela básica.   PALABRAS CLAVE: Educación a distancia; Educación Matemática; Universidad Abierta de Brasil; Formación inicial de profesores de matemáticas.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/717010.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p188Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 188-224Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 188-224Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 188-224Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 188-2242447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15347https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15365https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15366https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15383https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15392https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15393Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sandro Ricardo Pinto daJavaroni, Sueli LiberattiBorba, Marcelo de Carvalho2022-03-04T13:05:58Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7170Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:05:58Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM
LA PRODUCCIÓN DE VÍDEOS EN LA DISCIPLINA DE ESTADIO SUPERVISADO EN UN CURSO DE MATEMÁTICA A DISTANCIA
A PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA
title THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM
spellingShingle THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM
Silva, Sandro Ricardo Pinto da
Educação a Distância
Educação Matemática
Universidade Aberta do Brasil
Formação Inicial de Professores de Matemática
Educação a Distância
Educação Matemática
Universidade Aberta do Brasil
Formação Inicial de Professores de Matemática
title_short THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM
title_full THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM
title_fullStr THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM
title_full_unstemmed THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM
title_sort THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM
author Silva, Sandro Ricardo Pinto da
author_facet Silva, Sandro Ricardo Pinto da
Javaroni, Sueli Liberatti
Borba, Marcelo de Carvalho
author_role author
author2 Javaroni, Sueli Liberatti
Borba, Marcelo de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandro Ricardo Pinto da
Javaroni, Sueli Liberatti
Borba, Marcelo de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Educação Matemática
Universidade Aberta do Brasil
Formação Inicial de Professores de Matemática
Educação a Distância
Educação Matemática
Universidade Aberta do Brasil
Formação Inicial de Professores de Matemática
topic Educação a Distância
Educação Matemática
Universidade Aberta do Brasil
Formação Inicial de Professores de Matemática
Educação a Distância
Educação Matemática
Universidade Aberta do Brasil
Formação Inicial de Professores de Matemática
description Este artigo tem por objetivo analisar uma parte dos dados produzidos em uma pesquisa que investiga de forma qualitativa, o conhecimento matemático evidenciado nos vídeos produzidos por licenciandos, como artefato multimodal. O cenário de investigação é o curso de Licenciatura em Matemática a distância ofertado pela Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Universidade Aberta do Brasil. Apresentamos uma discussão em relação aos dados produzidos no ambiente virtual de aprendizagem e sobre um dos vídeos produzidos por dois dos licenciandos. Os dados produzidos sugerem que os licenciandos utilizam vídeos como recurso didático na licenciatura e os licenciandos/professores, como recurso pedagógico na sala de aula da escola básica.   PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; Educação Matemática; Universidade Aberta do Brasil; Formação Inicial de Professores de Matemática.     ABSTRACT This article analyzes some of the data produced in a qualitative study that investigates the mathematical knowledge evidenced in videos produced by pre-service teachers, as multimodal artifact. The research scenario is the Distance Undergraduate Mathematics program offered by the Federal University of Alagoas, linked to the Open University of Brazil. We discuss the date produced in the virtual learning environment and in one of the videos produced by two of the pre-service teachers. The data suggest that the pre-service teachers use videos as a didactic resource in the course and the pre-service teacher/teacher as a pedagogical resource in the basic education classroom.   KEYWORDS: Distance Education; Mathematics Education; Open University of Brazil; Mathematics Teacher Initial Training     RESUMEN Este artículo tiene por objetivo analizar una parte de los datos producidos cualitativamente en una investigación sobre el conocimiento matemático evidenciado en los videos producidos por licenciandos como artefacto multimodal. El escenario de investigación es el curso de licenciatura en Matemática a distancia ofrecido por la Universidad Federal de Alagoas, vinculado a la Universidad Abierta de Brasil. Presentamos una discusión en relación a los datos producidos en el ambiente virtual de aprendizaje y sobre uno de los videos producidos por dos de los licenciandos. Los datos producidos sugieren que los estudiantes en fornicación utilizan los videos como un recurso didáctico en la licenciatura mientras que los estudiantes/profesores los usan como recurso pedagogico en el salón de clases de la escuela básica.   PALABRAS CLAVE: Educación a distancia; Educación Matemática; Universidad Abierta de Brasil; Formación inicial de profesores de matemáticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p188
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15347
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15365
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15366
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15383
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15392
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170/15393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 188-224
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 188-224
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 188-224
Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 188-224
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313248743751680