THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAM
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7170 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar uma parte dos dados produzidos em uma pesquisa que investiga de forma qualitativa, o conhecimento matemático evidenciado nos vídeos produzidos por licenciandos, como artefato multimodal. O cenário de investigação é o curso de Licenciatura em Matemática a distância ofertado pela Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Universidade Aberta do Brasil. Apresentamos uma discussão em relação aos dados produzidos no ambiente virtual de aprendizagem e sobre um dos vídeos produzidos por dois dos licenciandos. Os dados produzidos sugerem que os licenciandos utilizam vídeos como recurso didático na licenciatura e os licenciandos/professores, como recurso pedagógico na sala de aula da escola básica. PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; Educação Matemática; Universidade Aberta do Brasil; Formação Inicial de Professores de Matemática. ABSTRACT This article analyzes some of the data produced in a qualitative study that investigates the mathematical knowledge evidenced in videos produced by pre-service teachers, as multimodal artifact. The research scenario is the Distance Undergraduate Mathematics program offered by the Federal University of Alagoas, linked to the Open University of Brazil. We discuss the date produced in the virtual learning environment and in one of the videos produced by two of the pre-service teachers. The data suggest that the pre-service teachers use videos as a didactic resource in the course and the pre-service teacher/teacher as a pedagogical resource in the basic education classroom. KEYWORDS: Distance Education; Mathematics Education; Open University of Brazil; Mathematics Teacher Initial Training RESUMEN Este artículo tiene por objetivo analizar una parte de los datos producidos cualitativamente en una investigación sobre el conocimiento matemático evidenciado en los videos producidos por licenciandos como artefacto multimodal. El escenario de investigación es el curso de licenciatura en Matemática a distancia ofrecido por la Universidad Federal de Alagoas, vinculado a la Universidad Abierta de Brasil. Presentamos una discusión en relación a los datos producidos en el ambiente virtual de aprendizaje y sobre uno de los videos producidos por dos de los licenciandos. Los datos producidos sugieren que los estudiantes en fornicación utilizan los videos como un recurso didáctico en la licenciatura mientras que los estudiantes/profesores los usan como recurso pedagogico en el salón de clases de la escuela básica. PALABRAS CLAVE: Educación a distancia; Educación Matemática; Universidad Abierta de Brasil; Formación inicial de profesores de matemáticas. |
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THE PRODUCTION OF VIDEOS IN THE STUDENT TEACHING COURSE IN A DISTANCE MATHEMATICS PROGRAMLA PRODUCCIÓN DE VÍDEOS EN LA DISCIPLINA DE ESTADIO SUPERVISADO EN UN CURSO DE MATEMÁTICA A DISTANCIAA PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIAEducação a DistânciaEducação MatemáticaUniversidade Aberta do BrasilFormação Inicial de Professores de MatemáticaEducação a DistânciaEducação MatemáticaUniversidade Aberta do BrasilFormação Inicial de Professores de MatemáticaEste artigo tem por objetivo analisar uma parte dos dados produzidos em uma pesquisa que investiga de forma qualitativa, o conhecimento matemático evidenciado nos vídeos produzidos por licenciandos, como artefato multimodal. O cenário de investigação é o curso de Licenciatura em Matemática a distância ofertado pela Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Universidade Aberta do Brasil. Apresentamos uma discussão em relação aos dados produzidos no ambiente virtual de aprendizagem e sobre um dos vídeos produzidos por dois dos licenciandos. Os dados produzidos sugerem que os licenciandos utilizam vídeos como recurso didático na licenciatura e os licenciandos/professores, como recurso pedagógico na sala de aula da escola básica. PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância; Educação Matemática; Universidade Aberta do Brasil; Formação Inicial de Professores de Matemática. ABSTRACT This article analyzes some of the data produced in a qualitative study that investigates the mathematical knowledge evidenced in videos produced by pre-service teachers, as multimodal artifact. The research scenario is the Distance Undergraduate Mathematics program offered by the Federal University of Alagoas, linked to the Open University of Brazil. We discuss the date produced in the virtual learning environment and in one of the videos produced by two of the pre-service teachers. The data suggest that the pre-service teachers use videos as a didactic resource in the course and the pre-service teacher/teacher as a pedagogical resource in the basic education classroom. KEYWORDS: Distance Education; Mathematics Education; Open University of Brazil; Mathematics Teacher Initial Training RESUMEN Este artículo tiene por objetivo analizar una parte de los datos producidos cualitativamente en una investigación sobre el conocimiento matemático evidenciado en los videos producidos por licenciandos como artefacto multimodal. El escenario de investigación es el curso de licenciatura en Matemática a distancia ofrecido por la Universidad Federal de Alagoas, vinculado a la Universidad Abierta de Brasil. Presentamos una discusión en relación a los datos producidos en el ambiente virtual de aprendizaje y sobre uno de los videos producidos por dos de los licenciandos. Los datos producidos sugieren que los estudiantes en fornicación utilizan los videos como un recurso didáctico en la licenciatura mientras que los estudiantes/profesores los usan como recurso pedagogico en el salón de clases de la escuela básica. 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