POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507 |
Resumo: | A Revista Observatório chega com esperada vivacidade ao seu terceiro ano trazendo com vigor mais um dossiê especial “Por uma História Pública: comunicação e ensino”, que reuniu um conjunto de pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, mas tendo em comum a ancoragem no amplo espectro da História Pública. Os artigos aqui apresentados interseccionam dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre comunicação e ensino. Para além disso, revelam estudos que esquadrinham os usos do passado e no/do presente na perspectiva da História Pública e suas reverberações socioculturais e políticas, a partir de diferentes linguagens como a cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e midiática. Neste contexto, pretende-se contribuir para a ampliação e consolidação das reflexões teórico-práticas em torno da História Pública no Brasil e suas aproximações com as tecnologias digitais, visando a difusão do conhecimento histórico para além da produção acadêmica, atingindo outros espaços/configurações de produção, divulgação e circulação do saber a outros públicos de ampla audiência. Cabe aos profissionais da contemporaneidade o desafio de filigranar o conceito, o campo, o gerenciamento, os trajetos, os modos, os temas, os problemas e os impactos da História Pública, os desdobramentos na interface entre história e comunicação e suas ubiquidades possíveis na formação da consciência histórica, numa perspectiva transdisciplinar, como é a política editorial desta revista. |
id |
UFT-7_be64ededebd90b00bae732e07338ba8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/3507 |
network_acronym_str |
UFT-7 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e EnsinoComunicaçãoEnsinoEducaçãoHistóriaComunicaçãoEnsinoEducaçãoHistóriaA Revista Observatório chega com esperada vivacidade ao seu terceiro ano trazendo com vigor mais um dossiê especial “Por uma História Pública: comunicação e ensino”, que reuniu um conjunto de pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, mas tendo em comum a ancoragem no amplo espectro da História Pública. Os artigos aqui apresentados interseccionam dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre comunicação e ensino. Para além disso, revelam estudos que esquadrinham os usos do passado e no/do presente na perspectiva da História Pública e suas reverberações socioculturais e políticas, a partir de diferentes linguagens como a cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e midiática. Neste contexto, pretende-se contribuir para a ampliação e consolidação das reflexões teórico-práticas em torno da História Pública no Brasil e suas aproximações com as tecnologias digitais, visando a difusão do conhecimento histórico para além da produção acadêmica, atingindo outros espaços/configurações de produção, divulgação e circulação do saber a outros públicos de ampla audiência. Cabe aos profissionais da contemporaneidade o desafio de filigranar o conceito, o campo, o gerenciamento, os trajetos, os modos, os temas, os problemas e os impactos da História Pública, os desdobramentos na interface entre história e comunicação e suas ubiquidades possíveis na formação da consciência histórica, numa perspectiva transdisciplinar, como é a política editorial desta revista.Universidade Federal do Tocantins - UFT2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/350710.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p25Observatory Journal; Vol. 3 No. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40Observatorio Magazine; Vol. 3 Núm. 2 (2017): Por una Historia Pública: comunicación Y ensenanza; 25-40Observatoire Journal; Vol. 3 No. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40Revista Observatório ; v. 3 n. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-402447-426610.20873/uft.2447-4266.2017v3n2reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9603https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9968https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9970https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9972https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9973https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9975Século XX/XXICopyright (c) 2017 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fagno da SilvaRovai, Marta Gouveia de OliveiraPorto Junior, Francisco Gilson Rebouças2022-03-04T13:21:29Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/3507Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:21:29Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino |
title |
POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino |
spellingShingle |
POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino Soares, Fagno da Silva Comunicação Ensino Educação História Comunicação Ensino Educação História |
title_short |
POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino |
title_full |
POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino |
title_fullStr |
POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino |
title_full_unstemmed |
POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino |
title_sort |
POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino |
author |
Soares, Fagno da Silva |
author_facet |
Soares, Fagno da Silva Rovai, Marta Gouveia de Oliveira Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças |
author_role |
author |
author2 |
Rovai, Marta Gouveia de Oliveira Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Fagno da Silva Rovai, Marta Gouveia de Oliveira Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Ensino Educação História Comunicação Ensino Educação História |
topic |
Comunicação Ensino Educação História Comunicação Ensino Educação História |
description |
A Revista Observatório chega com esperada vivacidade ao seu terceiro ano trazendo com vigor mais um dossiê especial “Por uma História Pública: comunicação e ensino”, que reuniu um conjunto de pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, mas tendo em comum a ancoragem no amplo espectro da História Pública. Os artigos aqui apresentados interseccionam dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre comunicação e ensino. Para além disso, revelam estudos que esquadrinham os usos do passado e no/do presente na perspectiva da História Pública e suas reverberações socioculturais e políticas, a partir de diferentes linguagens como a cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e midiática. Neste contexto, pretende-se contribuir para a ampliação e consolidação das reflexões teórico-práticas em torno da História Pública no Brasil e suas aproximações com as tecnologias digitais, visando a difusão do conhecimento histórico para além da produção acadêmica, atingindo outros espaços/configurações de produção, divulgação e circulação do saber a outros públicos de ampla audiência. Cabe aos profissionais da contemporaneidade o desafio de filigranar o conceito, o campo, o gerenciamento, os trajetos, os modos, os temas, os problemas e os impactos da História Pública, os desdobramentos na interface entre história e comunicação e suas ubiquidades possíveis na formação da consciência histórica, numa perspectiva transdisciplinar, como é a política editorial desta revista. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p25 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9603 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9968 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9970 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9972 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9973 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip application/zip application/x-gzip application/zip |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Século XX/XXI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 3 No. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40 Observatorio Magazine; Vol. 3 Núm. 2 (2017): Por una Historia Pública: comunicación Y ensenanza; 25-40 Observatoire Journal; Vol. 3 No. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40 Revista Observatório ; v. 3 n. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313245400891392 |