POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fagno da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rovai, Marta Gouveia de Oliveira, Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507
Resumo: A Revista Observatório chega com esperada vivacidade ao seu terceiro ano trazendo com vigor mais um dossiê especial “Por uma História Pública: comunicação e ensino”, que reuniu um conjunto de pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, mas tendo em comum a ancoragem no amplo espectro da História Pública. Os artigos aqui apresentados interseccionam dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre comunicação e ensino. Para além disso, revelam estudos que esquadrinham os usos do passado e no/do presente na perspectiva da História Pública e suas reverberações socioculturais e políticas, a partir de diferentes linguagens como a cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e midiática. Neste contexto, pretende-se contribuir para a ampliação e consolidação das reflexões teórico-práticas em torno da História Pública no Brasil e suas aproximações com as tecnologias digitais, visando a difusão do conhecimento histórico para além da produção acadêmica, atingindo outros espaços/configurações de produção, divulgação e circulação do saber a outros públicos de ampla audiência. Cabe aos profissionais da contemporaneidade o desafio de filigranar o conceito, o campo, o gerenciamento, os trajetos, os modos, os temas, os problemas e os impactos da História Pública, os desdobramentos na interface entre história e comunicação e suas ubiquidades possíveis na formação da consciência histórica, numa perspectiva transdisciplinar, como é a política editorial desta revista.
id UFT-8_be64ededebd90b00bae732e07338ba8d
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/3507
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e EnsinoComunicaçãoEnsinoEducaçãoHistóriaComunicaçãoEnsinoEducaçãoHistóriaA Revista Observatório chega com esperada vivacidade ao seu terceiro ano trazendo com vigor mais um dossiê especial “Por uma História Pública: comunicação e ensino”, que reuniu um conjunto de pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, mas tendo em comum a ancoragem no amplo espectro da História Pública. Os artigos aqui apresentados interseccionam dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre comunicação e ensino. Para além disso, revelam estudos que esquadrinham os usos do passado e no/do presente na perspectiva da História Pública e suas reverberações socioculturais e políticas, a partir de diferentes linguagens como a cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e midiática. Neste contexto, pretende-se contribuir para a ampliação e consolidação das reflexões teórico-práticas em torno da História Pública no Brasil e suas aproximações com as tecnologias digitais, visando a difusão do conhecimento histórico para além da produção acadêmica, atingindo outros espaços/configurações de produção, divulgação e circulação do saber a outros públicos de ampla audiência. Cabe aos profissionais da contemporaneidade o desafio de filigranar o conceito, o campo, o gerenciamento, os trajetos, os modos, os temas, os problemas e os impactos da História Pública, os desdobramentos na interface entre história e comunicação e suas ubiquidades possíveis na formação da consciência histórica, numa perspectiva transdisciplinar, como é a política editorial desta revista.Universidade Federal do Tocantins - UFT2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/350710.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p25Observatory Journal; Vol. 3 No. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40Observatorio Magazine; Vol. 3 Núm. 2 (2017): Por una Historia Pública: comunicación Y ensenanza; 25-40Observatoire Journal; Vol. 3 No. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40Revista Observatório ; v. 3 n. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-402447-426610.20873/uft.2447-4266.2017v3n2reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9603https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9968https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9970https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9972https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9973https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9975Século XX/XXICopyright (c) 2017 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fagno da SilvaRovai, Marta Gouveia de OliveiraPorto Junior, Francisco Gilson Rebouças2022-03-04T13:21:29Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/3507Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:21:29Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
title POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
spellingShingle POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
Soares, Fagno da Silva
Comunicação
Ensino
Educação
História
Comunicação
Ensino
Educação
História
title_short POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
title_full POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
title_fullStr POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
title_full_unstemmed POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
title_sort POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
author Soares, Fagno da Silva
author_facet Soares, Fagno da Silva
Rovai, Marta Gouveia de Oliveira
Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
author_role author
author2 Rovai, Marta Gouveia de Oliveira
Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Fagno da Silva
Rovai, Marta Gouveia de Oliveira
Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ensino
Educação
História
Comunicação
Ensino
Educação
História
topic Comunicação
Ensino
Educação
História
Comunicação
Ensino
Educação
História
description A Revista Observatório chega com esperada vivacidade ao seu terceiro ano trazendo com vigor mais um dossiê especial “Por uma História Pública: comunicação e ensino”, que reuniu um conjunto de pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, mas tendo em comum a ancoragem no amplo espectro da História Pública. Os artigos aqui apresentados interseccionam dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre comunicação e ensino. Para além disso, revelam estudos que esquadrinham os usos do passado e no/do presente na perspectiva da História Pública e suas reverberações socioculturais e políticas, a partir de diferentes linguagens como a cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e midiática. Neste contexto, pretende-se contribuir para a ampliação e consolidação das reflexões teórico-práticas em torno da História Pública no Brasil e suas aproximações com as tecnologias digitais, visando a difusão do conhecimento histórico para além da produção acadêmica, atingindo outros espaços/configurações de produção, divulgação e circulação do saber a outros públicos de ampla audiência. Cabe aos profissionais da contemporaneidade o desafio de filigranar o conceito, o campo, o gerenciamento, os trajetos, os modos, os temas, os problemas e os impactos da História Pública, os desdobramentos na interface entre história e comunicação e suas ubiquidades possíveis na formação da consciência histórica, numa perspectiva transdisciplinar, como é a política editorial desta revista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507
10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p25
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9603
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9968
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9970
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9972
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9973
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507/9975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.coverage.none.fl_str_mv Século XX/XXI
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 3 No. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40
Observatorio Magazine; Vol. 3 Núm. 2 (2017): Por una Historia Pública: comunicación Y ensenanza; 25-40
Observatoire Journal; Vol. 3 No. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40
Revista Observatório ; v. 3 n. 2 (2017): V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017; 25-40
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174753444757504