A CANETTIAN LOOK AT THE FAMILY AND SOCIAL UNIVERSE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4652 |
Resumo: | This study proposes a look at the dramaturgy of the Bulgarian writer Elias Canetti (1905-1994), Nobel Prize for Literature in 1981. The selected play for analysis is The Wedding ( Hochzeit ), 1932, which reveals a tragicomic and criticai view of both modern world and subject. Canettls dramatic text, by flirting with psychodrama, impregnates the dialogues of the characters with rawness and a difficult human reality. In this approach, it is assumed that there is no way to speak of the author's work without referring to his trajectory in order to address on the Creative and aesthetic process and on the themes developed in the play, since there is an umbilical relationship between language and homeland that also permeates his thematic choices and his dramaturgy. |
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A CANETTIAN LOOK AT THE FAMILY AND SOCIAL UNIVERSEUNA MIRADA CANETTIANO SOBRE EL UNIVERSO FAMILIAR Y SOCIALUM OLHAR CANETTIANO SOBRE O UNIVERSO FAMILIAR E SOCIALCanettiDramaFamily and social relationshipsCanettiDramaFamily and social relationshipsCanettiteatrorelaciones familiares y socialesCanettiteatrorelaciones familiares y socialesteatrorelações familiares e sociaisCanettiteatrorelações familiares e sociaisCanettiThis study proposes a look at the dramaturgy of the Bulgarian writer Elias Canetti (1905-1994), Nobel Prize for Literature in 1981. The selected play for analysis is The Wedding ( Hochzeit ), 1932, which reveals a tragicomic and criticai view of both modern world and subject. Canettls dramatic text, by flirting with psychodrama, impregnates the dialogues of the characters with rawness and a difficult human reality. In this approach, it is assumed that there is no way to speak of the author's work without referring to his trajectory in order to address on the Creative and aesthetic process and on the themes developed in the play, since there is an umbilical relationship between language and homeland that also permeates his thematic choices and his dramaturgy.Este estúdio propone una mirada sobre la dramaturgia dei escritor búlgaro Elias Canetti (1905- 1994), prêmio Nobel de Literatura en 1981. La pieza escogida para análisis es El matrimonio (Hochzeit), de 1932, que revela una visión tragicómica y crítica dei matrimonio, el mundo y el sujeto modernos. El texto dramático de Canetti, al coquetear con el psicodrama, impregna los diálogos de los personajes con crudeza y una pesada realidad humana. En este abordaje, al enfocar el proceso creativo y estético y los temas desarroiiados en la pieza en análisis, partimos dei supuesto de que no hay como habiar de ia obra dei autor sin remitir primero su trayectoria, una vez que hay una relación umbilical entre lengua y patria que también traspasa sus elecciones temáticas y su dramaturgia.Este estudo propõe um olhar sobre a dramaturgia do escritor búlgaro Elias Canetti (1905- 1994), prêmio Nobel de Literatura em 1981. A peça escolhida para análise é O casamento (Hochzeit), de 1932, a qual revela uma visão tragicômica e crítica do mundo e do sujeito modernos[1]. O texto dramático de Canetti, ao flertar com o psicodrama, impregna os diálogos das personagens com crueza e uma pesada realidade humana. Nesta abordagem, ao enfocarmos o processo criativo e estético e os temas desenvolvidos na peça em análise, partimos do pressuposto de que não há como falar da obra do autor sem remeter primeiro a sua trajetória, uma vez que há uma relação umbilical entre língua e pátria que também perpassa suas escolhas temáticas e sua dramaturgia. [1] No presente artigo, a leitura do termo “moderno” deve seguir referências a ele efetuadas por Canetti, ou seja, moderno como sujeito da modernidade.Universidade Federal do Tocantins - UFT2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/465210.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p634Observatory Journal; Vol. 4 No. 5 (2018): Vol. 4 N. 5 (Multi)letramentos, Formação de Professor e Tecnologias na Cibercultura Ago 2018; 634-647Observatorio Magazine; Vol. 4 Núm. 5 (2018): Vol. 4 N. 5 (Multi)letramentos, Formação de Professor e Tecnologias na Cibercultura Ago 2018; 634-647Observatoire Journal; Vol. 4 No. 5 (2018): Vol. 4 N. 5 (Multi)letramentos, Formação de Professor e Tecnologias na Cibercultura Ago 2018; 634-647Revista Observatório ; v. 4 n. 5 (2018): Vol. 4 N. 5 (Multi)letramentos, Formação de Professor e Tecnologias na Cibercultura Ago 2018; 634-6472447-426610.20873/uft.2447-4266.2018v4n5reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4652/13717https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4652/13834https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4652/13845https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4652/13854https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4652/13865https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4652/13876Século XX/XXICopyright (c) 2018 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBodnar, RoseliSchwertner, Márcia Regina2022-03-04T13:10:26Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4652Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:10:26Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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