2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
DOI: | 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8pt |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13732 |
Resumo: | Este artigo pretende compartilhar pesquisa sobre a adaptação da escola às telas no cenário pandêmico de 2020 para promover reflexões sobre educação online para crianças em fase de alfabetização. Através de pesquisa-ação realizada pelo LabGim, acompanhou-se a experiência de uma escola privada de Porto Alegre, com crianças em fase de alfabetização, no período de 26 de março a 15 de maio de 2020, sobre a qual pretende-se apresentar as análises deste cenário. Com ênfase na identificação de duas problematizações (I e II) acerca da mediação por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na reestruturação das estratégias de continuidade das aulas, foram realizadas coletas e análises de dados em três diferentes dimensões comunicacionais (emissor, mensagem e receptor), todas elas servindo de base para a ação exercida diretamente com a equipe pedagógica da escola. Como resultado principal, identificamos três temporadas distintas na adaptação da escola e das crianças naquele período (Primeira Temporada PT, Temporada de Transição TT e Segunda Temporada ST), evidenciando as condições essenciais da educação online para crianças desta faixa etária e deste ano escolar pela possibilidade de configuração de estratégias comunicacionais de mediação online promotoras de experiências de estar junto virtual. |
id |
UFT-7_d636e07aa8a232ba65ab11ae914beb2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13732 |
network_acronym_str |
UFT-7 |
network_name_str |
Revista Observatório |
spelling |
2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetizaçãoEducação onlineComunicaçãoCriançasAlfabetizaçãoPandemiaComunicaçãoAlfabetizaçãoEscola onlinePesquisa-açãoPandemiaEste artigo pretende compartilhar pesquisa sobre a adaptação da escola às telas no cenário pandêmico de 2020 para promover reflexões sobre educação online para crianças em fase de alfabetização. Através de pesquisa-ação realizada pelo LabGim, acompanhou-se a experiência de uma escola privada de Porto Alegre, com crianças em fase de alfabetização, no período de 26 de março a 15 de maio de 2020, sobre a qual pretende-se apresentar as análises deste cenário. Com ênfase na identificação de duas problematizações (I e II) acerca da mediação por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na reestruturação das estratégias de continuidade das aulas, foram realizadas coletas e análises de dados em três diferentes dimensões comunicacionais (emissor, mensagem e receptor), todas elas servindo de base para a ação exercida diretamente com a equipe pedagógica da escola. Como resultado principal, identificamos três temporadas distintas na adaptação da escola e das crianças naquele período (Primeira Temporada PT, Temporada de Transição TT e Segunda Temporada ST), evidenciando as condições essenciais da educação online para crianças desta faixa etária e deste ano escolar pela possibilidade de configuração de estratégias comunicacionais de mediação online promotoras de experiências de estar junto virtual.Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1373210.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a8ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a8ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a8ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a8pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13732/22013https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13732/22014Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTonin, Julianados Santos Machado, AndersonRuas Dias, Patrícia 2024-01-01T00:20:07Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13732Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:07Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização |
title |
2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização |
spellingShingle |
2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização 2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização Tonin, Juliana Educação online Comunicação Crianças Alfabetização Pandemia Comunicação Alfabetização Escola online Pesquisa-ação Pandemia Tonin, Juliana Educação online Comunicação Crianças Alfabetização Pandemia Comunicação Alfabetização Escola online Pesquisa-ação Pandemia |
title_short |
2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização |
title_full |
2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização |
title_fullStr |
2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização 2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização |
title_full_unstemmed |
2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização 2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização |
title_sort |
2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização |
author |
Tonin, Juliana |
author_facet |
Tonin, Juliana Tonin, Juliana dos Santos Machado, Anderson Ruas Dias, Patrícia dos Santos Machado, Anderson Ruas Dias, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Machado, Anderson Ruas Dias, Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonin, Juliana dos Santos Machado, Anderson Ruas Dias, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação online Comunicação Crianças Alfabetização Pandemia Comunicação Alfabetização Escola online Pesquisa-ação Pandemia |
topic |
Educação online Comunicação Crianças Alfabetização Pandemia Comunicação Alfabetização Escola online Pesquisa-ação Pandemia |
description |
Este artigo pretende compartilhar pesquisa sobre a adaptação da escola às telas no cenário pandêmico de 2020 para promover reflexões sobre educação online para crianças em fase de alfabetização. Através de pesquisa-ação realizada pelo LabGim, acompanhou-se a experiência de uma escola privada de Porto Alegre, com crianças em fase de alfabetização, no período de 26 de março a 15 de maio de 2020, sobre a qual pretende-se apresentar as análises deste cenário. Com ênfase na identificação de duas problematizações (I e II) acerca da mediação por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na reestruturação das estratégias de continuidade das aulas, foram realizadas coletas e análises de dados em três diferentes dimensões comunicacionais (emissor, mensagem e receptor), todas elas servindo de base para a ação exercida diretamente com a equipe pedagógica da escola. Como resultado principal, identificamos três temporadas distintas na adaptação da escola e das crianças naquele período (Primeira Temporada PT, Temporada de Transição TT e Segunda Temporada ST), evidenciando as condições essenciais da educação online para crianças desta faixa etária e deste ano escolar pela possibilidade de configuração de estratégias comunicacionais de mediação online promotoras de experiências de estar junto virtual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13732 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8pt |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13732 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13732/22013 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13732/22014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a8pt Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a8pt Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a8pt Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a8pt 2447-4266 10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822180317007446016 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8pt |