IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geane Pereira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972
Resumo: Este artigo aborda os impactos da Covid-19 na alfabetização e busca compreender as estratégias utilizadas no processo de alfabetização pós pandemia. O referencial teórico baseou-se em Magda Becker Soares e Machado e Silva. A coleta de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas estruturadas realizadas no com professoras de escolas municipais de ensino fundamental distintas de Sinop-Mato Grosso, em 2023. Os desafios enfrentados pelas educadoras no processo de alfabetização pós-pandemia foram as desigualdades sociais e a falta de comprometimento das famílias, deste modo, foram realizados investimentos em reforço escolar e em formações continuadas para suprir as necessidades de construção de leitura e escrita no período pós-pandêmico.
id UNEMAT-1_1eddd3de3b6928a97aad6a262daa3d1a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11972
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃOAlfabetizaçãoPandemiaProfessoresEste artigo aborda os impactos da Covid-19 na alfabetização e busca compreender as estratégias utilizadas no processo de alfabetização pós pandemia. O referencial teórico baseou-se em Magda Becker Soares e Machado e Silva. A coleta de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas estruturadas realizadas no com professoras de escolas municipais de ensino fundamental distintas de Sinop-Mato Grosso, em 2023. Os desafios enfrentados pelas educadoras no processo de alfabetização pós-pandemia foram as desigualdades sociais e a falta de comprometimento das famílias, deste modo, foram realizados investimentos em reforço escolar e em formações continuadas para suprir as necessidades de construção de leitura e escrita no período pós-pandêmico.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1197210.30681/reps.v14i3.11972Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 522-5312236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972/8155Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Geane Pereira da2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11972Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO
title IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO
Silva, Geane Pereira da
Alfabetização
Pandemia
Professores
title_short IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO
title_full IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO
title_sort IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO
author Silva, Geane Pereira da
author_facet Silva, Geane Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geane Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Pandemia
Professores
topic Alfabetização
Pandemia
Professores
description Este artigo aborda os impactos da Covid-19 na alfabetização e busca compreender as estratégias utilizadas no processo de alfabetização pós pandemia. O referencial teórico baseou-se em Magda Becker Soares e Machado e Silva. A coleta de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas estruturadas realizadas no com professoras de escolas municipais de ensino fundamental distintas de Sinop-Mato Grosso, em 2023. Os desafios enfrentados pelas educadoras no processo de alfabetização pós-pandemia foram as desigualdades sociais e a falta de comprometimento das famílias, deste modo, foram realizados investimentos em reforço escolar e em formações continuadas para suprir as necessidades de construção de leitura e escrita no período pós-pandêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972
10.30681/reps.v14i3.11972
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i3.11972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972/8155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 522-531
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922159996928