IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972 |
Resumo: | Este artigo aborda os impactos da Covid-19 na alfabetização e busca compreender as estratégias utilizadas no processo de alfabetização pós pandemia. O referencial teórico baseou-se em Magda Becker Soares e Machado e Silva. A coleta de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas estruturadas realizadas no com professoras de escolas municipais de ensino fundamental distintas de Sinop-Mato Grosso, em 2023. Os desafios enfrentados pelas educadoras no processo de alfabetização pós-pandemia foram as desigualdades sociais e a falta de comprometimento das famílias, deste modo, foram realizados investimentos em reforço escolar e em formações continuadas para suprir as necessidades de construção de leitura e escrita no período pós-pandêmico. |
id |
UNEMAT-1_1eddd3de3b6928a97aad6a262daa3d1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11972 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃOAlfabetizaçãoPandemiaProfessoresEste artigo aborda os impactos da Covid-19 na alfabetização e busca compreender as estratégias utilizadas no processo de alfabetização pós pandemia. O referencial teórico baseou-se em Magda Becker Soares e Machado e Silva. A coleta de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas estruturadas realizadas no com professoras de escolas municipais de ensino fundamental distintas de Sinop-Mato Grosso, em 2023. Os desafios enfrentados pelas educadoras no processo de alfabetização pós-pandemia foram as desigualdades sociais e a falta de comprometimento das famílias, deste modo, foram realizados investimentos em reforço escolar e em formações continuadas para suprir as necessidades de construção de leitura e escrita no período pós-pandêmico.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1197210.30681/reps.v14i3.11972Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 522-5312236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972/8155Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Geane Pereira da2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11972Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO |
title |
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO Silva, Geane Pereira da Alfabetização Pandemia Professores |
title_short |
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO |
author |
Silva, Geane Pereira da |
author_facet |
Silva, Geane Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Geane Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Pandemia Professores |
topic |
Alfabetização Pandemia Professores |
description |
Este artigo aborda os impactos da Covid-19 na alfabetização e busca compreender as estratégias utilizadas no processo de alfabetização pós pandemia. O referencial teórico baseou-se em Magda Becker Soares e Machado e Silva. A coleta de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas estruturadas realizadas no com professoras de escolas municipais de ensino fundamental distintas de Sinop-Mato Grosso, em 2023. Os desafios enfrentados pelas educadoras no processo de alfabetização pós-pandemia foram as desigualdades sociais e a falta de comprometimento das famílias, deste modo, foram realizados investimentos em reforço escolar e em formações continuadas para suprir as necessidades de construção de leitura e escrita no período pós-pandêmico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972 10.30681/reps.v14i3.11972 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i3.11972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11972/8155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 522-531 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922159996928 |