APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Jean Carlos da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes, Pinheiro, Sheila Cristina Birino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6429
Resumo: Este artigo trata das contribuições do aplicativo Kahoot no ensino de Jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís. Analisa a inserção e uso do Kahoot para avaliar os conhecimentos dos alunos na disciplina Práticas de Jornalismo Multimídia em tempo real. Versa sobre um estudo exploratório e descritivo, que utiliza a pesquisa bibliográfica para discutir os aspectos conceituais a respeito da inserção estratégica do app-learning (aprendendo com aplicativos) na educação. Descreve o Kahoot e apresenta suas funcionalidades. Utiliza como instrumento de coleta de dados a realização de um grupo focal. Verifica que o uso do Kahoot despertou a curiosidade e engajamento dos alunos, aumentou o interesse pelos estudos e tornou o processo- de avaliação da aprendizagem mais motivacional, colaborativo, interativo e, principalmente, significativo.   PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Jornalismo; Formação do Jornalista; App-learning; Kahoot; Avaliação da aprendizagem.   ABSTRACT This article deals with contributions from the Kahoot app in Journalism teaching at the college, Faculdade Estácio, in São Luís. Kahoot inclusion and use are analyzed to assess student knowledge in Multimedia Journalism Practices in real time. It discusses an exploratory and descriptive study that uses bibliographical research to talk about conceptual aspects regarding strategic inclusion of app-learning in education. In addition to describing Kahoot and its functions, its uses a focus group as a data-collection instrument. This article confirms Kahoot use spawned student curiosity and engagement, thus increasing interest in the studies and made the assessment process more motivation, collaborative, interactive and most importantly, meaningful.   KEYWORDS: Journalism Teaching; Journalist Training; App-learning; Kahoot; Learning assessment.   RESUMEN Este artículo trata de las contribuiciones de la aplicación Kahoot en la enseñanza de Periodismo de la Facultad Estácio de São Luís. Analiza la inserción y uso del Kahoot para evaluar los conocimientos de los alumnos de la asignatura  Prácticas de Periodismo Multimedia en tiempo real. Habla sobre un estudio exploratorio y descritivo, que  utiliza la investigación bibliográfica para discutir los aspectos conceptuales con respecto a la inserción estratégica del app-learning (aprendiendo con aplicaciones) en la educación. Describe el Kahoot y presenta sus funcionalidades. Utiliza como instrumento de colecta de datos la realización de un grupo focal. Verifica que el uso del Kahoot ha despertado la curiosidad y participación de los alumnos, ha aumentado el interés por los estudios y ha hecho el proceso de evaluación del aprendizaje más motivacional, colaborativo, interactivo y, principalmente, significativo.   PALABRAS CLAVE: Enseñanza de Periodismo; Formación del periodista; App-learning; Kahoot; Evaluación del aprendizaje.  
id UFT-7_de62aa288a5ad4c6913939673d7b9242
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6429
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de JornalismoEnsino de JornalismoFormação do JornalistaApp-learningKahootAvaliação da aprendizagemEnsino de JornalismoFormação do JornalistaAvaliação da AprendizagemEste artigo trata das contribuições do aplicativo Kahoot no ensino de Jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís. Analisa a inserção e uso do Kahoot para avaliar os conhecimentos dos alunos na disciplina Práticas de Jornalismo Multimídia em tempo real. Versa sobre um estudo exploratório e descritivo, que utiliza a pesquisa bibliográfica para discutir os aspectos conceituais a respeito da inserção estratégica do app-learning (aprendendo com aplicativos) na educação. Descreve o Kahoot e apresenta suas funcionalidades. Utiliza como instrumento de coleta de dados a realização de um grupo focal. Verifica que o uso do Kahoot despertou a curiosidade e engajamento dos alunos, aumentou o interesse pelos estudos e tornou o processo- de avaliação da aprendizagem mais motivacional, colaborativo, interativo e, principalmente, significativo.   PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Jornalismo; Formação do Jornalista; App-learning; Kahoot; Avaliação da aprendizagem.   ABSTRACT This article deals with contributions from the Kahoot app in Journalism teaching at the college, Faculdade Estácio, in São Luís. Kahoot inclusion and use are analyzed to assess student knowledge in Multimedia Journalism Practices in real time. It discusses an exploratory and descriptive study that uses bibliographical research to talk about conceptual aspects regarding strategic inclusion of app-learning in education. In addition to describing Kahoot and its functions, its uses a focus group as a data-collection instrument. This article confirms Kahoot use spawned student curiosity and engagement, thus increasing interest in the studies and made the assessment process more motivation, collaborative, interactive and most importantly, meaningful.   KEYWORDS: Journalism Teaching; Journalist Training; App-learning; Kahoot; Learning assessment.   RESUMEN Este artículo trata de las contribuiciones de la aplicación Kahoot en la enseñanza de Periodismo de la Facultad Estácio de São Luís. Analiza la inserción y uso del Kahoot para evaluar los conocimientos de los alumnos de la asignatura  Prácticas de Periodismo Multimedia en tiempo real. Habla sobre un estudio exploratorio y descritivo, que  utiliza la investigación bibliográfica para discutir los aspectos conceptuales con respecto a la inserción estratégica del app-learning (aprendiendo con aplicaciones) en la educación. Describe el Kahoot y presenta sus funcionalidades. Utiliza como instrumento de colecta de datos la realización de un grupo focal. Verifica que el uso del Kahoot ha despertado la curiosidad y participación de los alumnos, ha aumentado el interés por los estudios y ha hecho el proceso de evaluación del aprendizaje más motivacional, colaborativo, interactivo y, principalmente, significativo.   PALABRAS CLAVE: Enseñanza de Periodismo; Formación del periodista; App-learning; Kahoot; Evaluación del aprendizaje.  Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/642910.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p305Observatory Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 305-327Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 305-327Observatoire Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 305-327Revista Observatório ; v. 5 n. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 305-3272447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n6reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6429/16318Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Jean Carlos da SilvaRodrigues, Sannya Fernanda NunesPinheiro, Sheila Cristina Birino2020-01-21T19:28:23Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6429Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2020-01-21T19:28:23Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo
title APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo
spellingShingle APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo
Monteiro, Jean Carlos da Silva
Ensino de Jornalismo
Formação do Jornalista
App-learning
Kahoot
Avaliação da aprendizagem
Ensino de Jornalismo
Formação do Jornalista
Avaliação da Aprendizagem
title_short APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo
title_full APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo
title_fullStr APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo
title_full_unstemmed APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo
title_sort APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo
author Monteiro, Jean Carlos da Silva
author_facet Monteiro, Jean Carlos da Silva
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Pinheiro, Sheila Cristina Birino
author_role author
author2 Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Pinheiro, Sheila Cristina Birino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Jean Carlos da Silva
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Pinheiro, Sheila Cristina Birino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Jornalismo
Formação do Jornalista
App-learning
Kahoot
Avaliação da aprendizagem
Ensino de Jornalismo
Formação do Jornalista
Avaliação da Aprendizagem
topic Ensino de Jornalismo
Formação do Jornalista
App-learning
Kahoot
Avaliação da aprendizagem
Ensino de Jornalismo
Formação do Jornalista
Avaliação da Aprendizagem
description Este artigo trata das contribuições do aplicativo Kahoot no ensino de Jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís. Analisa a inserção e uso do Kahoot para avaliar os conhecimentos dos alunos na disciplina Práticas de Jornalismo Multimídia em tempo real. Versa sobre um estudo exploratório e descritivo, que utiliza a pesquisa bibliográfica para discutir os aspectos conceituais a respeito da inserção estratégica do app-learning (aprendendo com aplicativos) na educação. Descreve o Kahoot e apresenta suas funcionalidades. Utiliza como instrumento de coleta de dados a realização de um grupo focal. Verifica que o uso do Kahoot despertou a curiosidade e engajamento dos alunos, aumentou o interesse pelos estudos e tornou o processo- de avaliação da aprendizagem mais motivacional, colaborativo, interativo e, principalmente, significativo.   PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Jornalismo; Formação do Jornalista; App-learning; Kahoot; Avaliação da aprendizagem.   ABSTRACT This article deals with contributions from the Kahoot app in Journalism teaching at the college, Faculdade Estácio, in São Luís. Kahoot inclusion and use are analyzed to assess student knowledge in Multimedia Journalism Practices in real time. It discusses an exploratory and descriptive study that uses bibliographical research to talk about conceptual aspects regarding strategic inclusion of app-learning in education. In addition to describing Kahoot and its functions, its uses a focus group as a data-collection instrument. This article confirms Kahoot use spawned student curiosity and engagement, thus increasing interest in the studies and made the assessment process more motivation, collaborative, interactive and most importantly, meaningful.   KEYWORDS: Journalism Teaching; Journalist Training; App-learning; Kahoot; Learning assessment.   RESUMEN Este artículo trata de las contribuiciones de la aplicación Kahoot en la enseñanza de Periodismo de la Facultad Estácio de São Luís. Analiza la inserción y uso del Kahoot para evaluar los conocimientos de los alumnos de la asignatura  Prácticas de Periodismo Multimedia en tiempo real. Habla sobre un estudio exploratorio y descritivo, que  utiliza la investigación bibliográfica para discutir los aspectos conceptuales con respecto a la inserción estratégica del app-learning (aprendiendo con aplicaciones) en la educación. Describe el Kahoot y presenta sus funcionalidades. Utiliza como instrumento de colecta de datos la realización de un grupo focal. Verifica que el uso del Kahoot ha despertado la curiosidad y participación de los alumnos, ha aumentado el interés por los estudios y ha hecho el proceso de evaluación del aprendizaje más motivacional, colaborativo, interactivo y, principalmente, significativo.   PALABRAS CLAVE: Enseñanza de Periodismo; Formación del periodista; App-learning; Kahoot; Evaluación del aprendizaje.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6429
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p305
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6429
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6429/16318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 305-327
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 305-327
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 305-327
Revista Observatório ; v. 5 n. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 305-327
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313247997165568