SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Claudia Irene de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Regiane Regina, Gradim, Anabela, Grupillo, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783
Resumo: This article reflects on the experiences of two projects that communicate science: 1) Agência Escola from Universidade Federal do Paraná (AE-UFPR), Brazil, and 2) Laboratório de Comunicação e Artes from Universidade da Beira Interior (LabCom-UBI), Portugal. Using documentary research and principles of virtual ethnography, the Instagram profiles of both projects are analyzed. The research question that motivates this study is as follows: How can science be communicated to reach diverse audiences? Among the results, we highlight that in-person events engage more students and faculty on institutional profiles of digital social media platforms.
id UFT-7_eb50b6fc0189308b3a1c53f26b1ef3b0
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/17783
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)LA COMUNICACIÓN DE LA CIENCIA EN LA PRATICA: Los Casos de la Agencia Escola (UFPR) y LabCom UBI (Portugal)COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA PRÁTICA: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom (UBI)Comunicação da ciênciaPúblicosredes sociaisComunicação Pública da Ciênciacomunicação de ciênciacomunicação pública de ciênciapúblicosredes sociais digitaisThis article reflects on the experiences of two projects that communicate science: 1) Agência Escola from Universidade Federal do Paraná (AE-UFPR), Brazil, and 2) Laboratório de Comunicação e Artes from Universidade da Beira Interior (LabCom-UBI), Portugal. Using documentary research and principles of virtual ethnography, the Instagram profiles of both projects are analyzed. The research question that motivates this study is as follows: How can science be communicated to reach diverse audiences? Among the results, we highlight that in-person events engage more students and faculty on institutional profiles of digital social media platforms.Este artículo reflexiona sobre las experiencias de dos proyectos que comunican la ciencia: 1) Agência Escola da Universidade Federal do Paraná (AE-UFPR), Brasil, y 2) Laboratório de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (LabCom-UBI), Portugal. Utilizando la investigación documental y los principios de la etnografía virtual, se analizan los perfiles de Instagram de ambos proyectos. La pregunta de investigación que motiva este estudio es la siguiente: ¿Cómo es posible comunicar la ciencia para llegar a audiencias diversas? Entre los resultados, destacamos que los eventos presenciales involucran a más estudiantes y profesores en los perfiles institucionales de plataformas de redes sociales digitales.Cet article reflète les expériences de deux projets de communication scientifique : 1) l'Agence École de l'Université fédérale du Paraná (AE-UFPR), au Brésil, et 2) le Laboratoire de Communication et d'Arts de l'Université de Beira Interior (LabCom-UBI), au Portugal. À travers la recherche documentaire et les principes de l'ethnographie virtuelle, les profils Instagram de ces deux projets sont analysés. La question-problème qui motive cette étude est la suivante : Comment peut-on communiquer la science pour atteindre divers publics ? Parmi les résultats, il est à noter que les événements en personne mobilisent davantage d'étudiants et d'enseignants sur les profils institutionnels des plateformes de médias sociaux numériques.Este artigo reflete experiências de dois projetos que comunicam ciência. 1)Agência Escola da Universidade Federal do Paraná (AE-UFPR), Brasil e 2) Laboratório de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (LabCom-UBI), Portugal. A partir da pesquisa documental e preceitos da etnografia virtual,  são analisados os perfis do Instagram de ambos os projetos. A questão problema que motiva este estudo é a seguinte: De que forma é possível comunicar a ciência para alcançar públicos diversos? Entre os resultados, destacamos que os eventos presenciais mobilizam mais estudantes e docentes nos perfis institucionais de plataformas de redes sociais digitais.  Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1778310.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a44ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a44ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a44ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a44pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783/22085https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783/22086Brasil e Portugal, século XXI, redes sociais de projetos de divulgação da ciência Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Claudia Irene deRibeiro, Regiane ReginaGradim, AnabelaGrupillo, Aline2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/17783Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)
LA COMUNICACIÓN DE LA CIENCIA EN LA PRATICA: Los Casos de la Agencia Escola (UFPR) y LabCom UBI (Portugal)
COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA PRÁTICA: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom (UBI)
title SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)
spellingShingle SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)
Quadros, Claudia Irene de
Comunicação da ciência
Públicos
redes sociais
Comunicação Pública da Ciência
comunicação de ciência
comunicação pública de ciência
públicos
redes sociais digitais
title_short SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)
title_full SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)
title_fullStr SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)
title_full_unstemmed SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)
title_sort SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)
author Quadros, Claudia Irene de
author_facet Quadros, Claudia Irene de
Ribeiro, Regiane Regina
Gradim, Anabela
Grupillo, Aline
author_role author
author2 Ribeiro, Regiane Regina
Gradim, Anabela
Grupillo, Aline
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Claudia Irene de
Ribeiro, Regiane Regina
Gradim, Anabela
Grupillo, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação da ciência
Públicos
redes sociais
Comunicação Pública da Ciência
comunicação de ciência
comunicação pública de ciência
públicos
redes sociais digitais
topic Comunicação da ciência
Públicos
redes sociais
Comunicação Pública da Ciência
comunicação de ciência
comunicação pública de ciência
públicos
redes sociais digitais
description This article reflects on the experiences of two projects that communicate science: 1) Agência Escola from Universidade Federal do Paraná (AE-UFPR), Brazil, and 2) Laboratório de Comunicação e Artes from Universidade da Beira Interior (LabCom-UBI), Portugal. Using documentary research and principles of virtual ethnography, the Instagram profiles of both projects are analyzed. The research question that motivates this study is as follows: How can science be communicated to reach diverse audiences? Among the results, we highlight that in-person events engage more students and faculty on institutional profiles of digital social media platforms.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783/22085
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783/22086
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil e Portugal, século XXI, redes sociais de projetos de divulgação da ciência
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a44pt
Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a44pt
Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a44pt
Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a44pt
2447-4266
10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313242694516736