VALIDAÇÃO DE VÍDEO LÚDICO: educação em saúde de idosos hipertensos para a promoção do uso correto e seguro de medicamentos e conhecimento sobre sua doença
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7896 |
Resumo: | A utilização do vídeo “Uma história ImPRESSÃOnante” como ferramenta de educação em saúde para idosos hipertensos, a fim de determinar o ganho de conhecimento entre grupo controle (recebeu palestra tradicional) e grupo intervenção (assistiu ao vídeo). O vídeo produzido teve o objetivo de desenvolver o uso correto e seguro de medicamentos e promover o conhecimento sobre hipertensão e práticas não farmacológicas para tratamento da doença. Métodos: Foi realizado um quase-experimento para avaliação do ganho de conhecimento significativo antes e depois da palestra ou vídeo. A análise dos resultados realizou-se com o teste de normalidade Shapiro-Wilks e ANOVA para ambos os grupos: Controle (N=16) e Intervenção (N=17) e internamente no mesmo grupo. Cada grupo contou com idosos pertencentes ao grupo HiperDia dos Centro de Saúde da Comunidade (CSC) municipais, sorteados aleatoriamente, pertencente a cidade de Palmas, capital do Tocantins. Resultados: Os valores da diferença de médias encontrado para o Grupo Controle e o Grupo intervenção antes e depois da aplicação da palestra ou vídeo, foi significativa para intervalo de confiança de 95%. Indicando que as médias encontradas no pré e pós teste dentro do mesmo grupo (p=0,00), bem como a diferença entre as médias encontradas entre os grupo (p=0,001) foi estatisticamente significativa. O teste ANOVA comparou o ganho de conhecimento entre os grupos Controle (p=0,019) e intervenção (p=0,000). O grupo Intervenção teve maior ganho de conhecimento (0,8 pontos na média) que no Grupo Controle (0,2 pontos). Conclusão: Os resultados encontrados levam a conclusão de que o vídeo é uma ferramenta que promove ganho de conhecimento em comparação à metodologia padrão de transferência de conhecimento (palestra). |
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