A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463 |
Resumo: | RESUMO Trata-se de um artigo sobre os pressupostos da multirreferencialidade e das pesquisas em Educação como possibilidades para as pesquisas de abordagem qualitativa em espaços multirreferenciais de aprendizagem que envolvem a Gestão, as tecnologias digitais, a formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esses princípios, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo da Etnopesquisa crítica/formação e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que esses estudos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores, a pesquisa, a Educação de jovens Adultos, a gestão e as tecnologias digitais em espaços multirreferenciais de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Mulltirreferencialidade; Etnopesquisa crítica/formação; Pesquisas em Educação. Abstract It is an article about the assumptions of multireferentiality and research in Education as possibilities for qualitative research in multireferential learning spaces that involve Management, digital technologies, teacher training and Youth and Adult Education. It explains the origin of the concepts, the theorists who support these principles, the itinerary that sustains the analyzes, which mobilizes the perspectives for the field of Critical Ethnography / formation and the possibilities, properties and criteria that we must have to compose an environment of rigor that these studies present. The objective is, therefore, to contribute to the consolidation of reflections, research practices that are concerned with understanding horizontal movements in social groups in the most diverse areas of knowledge, especially in education, helping to create other perspectives on teacher education, research, young Adult Education, management and digital technologies in multi-reference learning spaces. KEYWORDS: Multireferentiality; Ethnopesquisa critique / formation; Research in Education. |
id |
UFT-8_67648d4b3fe104d86f4b92c06d9300bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6463 |
network_acronym_str |
UFT-8 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAISMulltirreferencialidadeMulltirreferencialidadeRESUMO Trata-se de um artigo sobre os pressupostos da multirreferencialidade e das pesquisas em Educação como possibilidades para as pesquisas de abordagem qualitativa em espaços multirreferenciais de aprendizagem que envolvem a Gestão, as tecnologias digitais, a formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esses princípios, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo da Etnopesquisa crítica/formação e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que esses estudos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores, a pesquisa, a Educação de jovens Adultos, a gestão e as tecnologias digitais em espaços multirreferenciais de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Mulltirreferencialidade; Etnopesquisa crítica/formação; Pesquisas em Educação. Abstract It is an article about the assumptions of multireferentiality and research in Education as possibilities for qualitative research in multireferential learning spaces that involve Management, digital technologies, teacher training and Youth and Adult Education. It explains the origin of the concepts, the theorists who support these principles, the itinerary that sustains the analyzes, which mobilizes the perspectives for the field of Critical Ethnography / formation and the possibilities, properties and criteria that we must have to compose an environment of rigor that these studies present. The objective is, therefore, to contribute to the consolidation of reflections, research practices that are concerned with understanding horizontal movements in social groups in the most diverse areas of knowledge, especially in education, helping to create other perspectives on teacher education, research, young Adult Education, management and digital technologies in multi-reference learning spaces. KEYWORDS: Multireferentiality; Ethnopesquisa critique / formation; Research in Education.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/646310.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p74Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-932447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14691https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14717https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14728https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14735https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14746https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14757Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Maria da Conceição Alves2022-03-04T13:06:45Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6463Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:45Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS |
title |
A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS |
spellingShingle |
A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS Ferreira, Maria da Conceição Alves Mulltirreferencialidade Mulltirreferencialidade |
title_short |
A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS |
title_full |
A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS |
title_fullStr |
A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS |
title_sort |
A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS |
author |
Ferreira, Maria da Conceição Alves |
author_facet |
Ferreira, Maria da Conceição Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria da Conceição Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulltirreferencialidade Mulltirreferencialidade |
topic |
Mulltirreferencialidade Mulltirreferencialidade |
description |
RESUMO Trata-se de um artigo sobre os pressupostos da multirreferencialidade e das pesquisas em Educação como possibilidades para as pesquisas de abordagem qualitativa em espaços multirreferenciais de aprendizagem que envolvem a Gestão, as tecnologias digitais, a formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esses princípios, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo da Etnopesquisa crítica/formação e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que esses estudos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores, a pesquisa, a Educação de jovens Adultos, a gestão e as tecnologias digitais em espaços multirreferenciais de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Mulltirreferencialidade; Etnopesquisa crítica/formação; Pesquisas em Educação. Abstract It is an article about the assumptions of multireferentiality and research in Education as possibilities for qualitative research in multireferential learning spaces that involve Management, digital technologies, teacher training and Youth and Adult Education. It explains the origin of the concepts, the theorists who support these principles, the itinerary that sustains the analyzes, which mobilizes the perspectives for the field of Critical Ethnography / formation and the possibilities, properties and criteria that we must have to compose an environment of rigor that these studies present. The objective is, therefore, to contribute to the consolidation of reflections, research practices that are concerned with understanding horizontal movements in social groups in the most diverse areas of knowledge, especially in education, helping to create other perspectives on teacher education, research, young Adult Education, management and digital technologies in multi-reference learning spaces. KEYWORDS: Multireferentiality; Ethnopesquisa critique / formation; Research in Education. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p74 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14691 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14717 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14728 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14735 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14746 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip application/octet-stream application/zip application/x-gzip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93 Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93 Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93 Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br|| |
_version_ |
1797174755511500800 |