A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria da Conceição Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463
Resumo: RESUMO Trata-se de um artigo sobre os pressupostos da multirreferencialidade e das pesquisas em Educação como possibilidades para as pesquisas de abordagem qualitativa em espaços multirreferenciais de aprendizagem que envolvem a Gestão, as tecnologias digitais, a formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esses princípios, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo da Etnopesquisa crítica/formação e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que esses estudos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores, a pesquisa, a Educação de jovens Adultos, a gestão e as tecnologias digitais em espaços multirreferenciais de aprendizagem.    PALAVRAS-CHAVE: Mulltirreferencialidade; Etnopesquisa crítica/formação; Pesquisas em Educação.   Abstract It is an article about the assumptions of multireferentiality and research in Education as possibilities for qualitative research in multireferential learning spaces that involve Management, digital technologies, teacher training and Youth and Adult Education. It explains the origin of the concepts, the theorists who support these principles, the itinerary that sustains the analyzes, which mobilizes the perspectives for the field of Critical Ethnography / formation and the possibilities, properties and criteria that we must have to compose an environment of rigor that these studies present. The objective is, therefore, to contribute to the consolidation of reflections, research practices that are concerned with understanding horizontal movements in social groups in the most diverse areas of knowledge, especially in education, helping to create other perspectives on teacher education, research, young Adult Education, management and digital technologies in multi-reference learning spaces.   KEYWORDS: Multireferentiality; Ethnopesquisa critique / formation; Research in Education.
id UFT-8_67648d4b3fe104d86f4b92c06d9300bf
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6463
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAISMulltirreferencialidadeMulltirreferencialidadeRESUMO Trata-se de um artigo sobre os pressupostos da multirreferencialidade e das pesquisas em Educação como possibilidades para as pesquisas de abordagem qualitativa em espaços multirreferenciais de aprendizagem que envolvem a Gestão, as tecnologias digitais, a formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esses princípios, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo da Etnopesquisa crítica/formação e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que esses estudos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores, a pesquisa, a Educação de jovens Adultos, a gestão e as tecnologias digitais em espaços multirreferenciais de aprendizagem.    PALAVRAS-CHAVE: Mulltirreferencialidade; Etnopesquisa crítica/formação; Pesquisas em Educação.   Abstract It is an article about the assumptions of multireferentiality and research in Education as possibilities for qualitative research in multireferential learning spaces that involve Management, digital technologies, teacher training and Youth and Adult Education. It explains the origin of the concepts, the theorists who support these principles, the itinerary that sustains the analyzes, which mobilizes the perspectives for the field of Critical Ethnography / formation and the possibilities, properties and criteria that we must have to compose an environment of rigor that these studies present. The objective is, therefore, to contribute to the consolidation of reflections, research practices that are concerned with understanding horizontal movements in social groups in the most diverse areas of knowledge, especially in education, helping to create other perspectives on teacher education, research, young Adult Education, management and digital technologies in multi-reference learning spaces.   KEYWORDS: Multireferentiality; Ethnopesquisa critique / formation; Research in Education.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/646310.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p74Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-932447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14691https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14717https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14728https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14735https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14746https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14757Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Maria da Conceição Alves2022-03-04T13:06:45Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6463Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:45Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
title A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
spellingShingle A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
Ferreira, Maria da Conceição Alves
Mulltirreferencialidade
Mulltirreferencialidade
title_short A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
title_full A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
title_fullStr A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
title_full_unstemmed A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
title_sort A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
author Ferreira, Maria da Conceição Alves
author_facet Ferreira, Maria da Conceição Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria da Conceição Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Mulltirreferencialidade
Mulltirreferencialidade
topic Mulltirreferencialidade
Mulltirreferencialidade
description RESUMO Trata-se de um artigo sobre os pressupostos da multirreferencialidade e das pesquisas em Educação como possibilidades para as pesquisas de abordagem qualitativa em espaços multirreferenciais de aprendizagem que envolvem a Gestão, as tecnologias digitais, a formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esses princípios, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo da Etnopesquisa crítica/formação e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que esses estudos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores, a pesquisa, a Educação de jovens Adultos, a gestão e as tecnologias digitais em espaços multirreferenciais de aprendizagem.    PALAVRAS-CHAVE: Mulltirreferencialidade; Etnopesquisa crítica/formação; Pesquisas em Educação.   Abstract It is an article about the assumptions of multireferentiality and research in Education as possibilities for qualitative research in multireferential learning spaces that involve Management, digital technologies, teacher training and Youth and Adult Education. It explains the origin of the concepts, the theorists who support these principles, the itinerary that sustains the analyzes, which mobilizes the perspectives for the field of Critical Ethnography / formation and the possibilities, properties and criteria that we must have to compose an environment of rigor that these studies present. The objective is, therefore, to contribute to the consolidation of reflections, research practices that are concerned with understanding horizontal movements in social groups in the most diverse areas of knowledge, especially in education, helping to create other perspectives on teacher education, research, young Adult Education, management and digital technologies in multi-reference learning spaces.   KEYWORDS: Multireferentiality; Ethnopesquisa critique / formation; Research in Education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p74
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14691
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14717
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14728
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14735
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14746
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463/14757
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93
Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 74-93
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174755511500800