THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361 |
Resumo: | Este artigo se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada LA e tem como objeto de pesquisa discutir o auto-olhar do profissional de Língua Inglesa LI, ou seja, o delineamento de suas identidades, tendo em vista o cenário da globalização pós- moderna. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram entrevistadas quatro professoras de uma escola de inglês de curso livre da cidade de Gurupi, estado do Tocantins, nomeadas como P1, P2, P3 E P4. O objetivo geral é conhecer o profissional de escolas de idiomas e compreender como elas lidam com as próprias identidades de professoras de LI e com a responsabilidade cultural e social de ensinar uma língua estrangeira. O suporte teórico para este trabalho foi ancorado em teóricos como: Bauman (2005), Celani (2006), Leffa (2012), Rajagopalan (2014) entre outros. Os resultados demonstraram que as participantes apresentaram uma relação íntima de admiração pela língua, além disso, identificamos que questões sociais e/ou ideológicas que permeiam as identidades dessas profissionais são temas pouco discutidos e relativamente novos para elas, por conseguinte, causando uma precária reflexão em suas práxis pedagógica. |
id |
UFT-8_9cf3d3d91fa1a82bcb7b8db92328a355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/18361 |
network_acronym_str |
UFT-8 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and professionEL YO APASIONADO: La actividad de enseñar lengua inglesa (li) y la afinidad con la lengua y la profesiónO EU APAIXONADO: A escolha e o significado da atividade de lecionar li e a afinidade com a língua e a profissãoProfessor de Língua InglesaProfessor de Língua Inglesa Este artigo se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada LA e tem como objeto de pesquisa discutir o auto-olhar do profissional de Língua Inglesa LI, ou seja, o delineamento de suas identidades, tendo em vista o cenário da globalização pós- moderna. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram entrevistadas quatro professoras de uma escola de inglês de curso livre da cidade de Gurupi, estado do Tocantins, nomeadas como P1, P2, P3 E P4. O objetivo geral é conhecer o profissional de escolas de idiomas e compreender como elas lidam com as próprias identidades de professoras de LI e com a responsabilidade cultural e social de ensinar uma língua estrangeira. O suporte teórico para este trabalho foi ancorado em teóricos como: Bauman (2005), Celani (2006), Leffa (2012), Rajagopalan (2014) entre outros. Os resultados demonstraram que as participantes apresentaram uma relação íntima de admiração pela língua, além disso, identificamos que questões sociais e/ou ideológicas que permeiam as identidades dessas profissionais são temas pouco discutidos e relativamente novos para elas, por conseguinte, causando uma precária reflexão em suas práxis pedagógica. Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1836110.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a17ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361/22031https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361/22032Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rosemeire Parada Granada Milhomens daAndrade, Karylleila dos Santos2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/18361Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession EL YO APASIONADO: La actividad de enseñar lengua inglesa (li) y la afinidad con la lengua y la profesión O EU APAIXONADO: A escolha e o significado da atividade de lecionar li e a afinidade com a língua e a profissão |
title |
THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession |
spellingShingle |
THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da Professor de Língua Inglesa Professor de Língua Inglesa |
title_short |
THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession |
title_full |
THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession |
title_fullStr |
THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession |
title_full_unstemmed |
THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession |
title_sort |
THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession |
author |
Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da |
author_facet |
Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da Andrade, Karylleila dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Karylleila dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da Andrade, Karylleila dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor de Língua Inglesa Professor de Língua Inglesa |
topic |
Professor de Língua Inglesa Professor de Língua Inglesa |
description |
Este artigo se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada LA e tem como objeto de pesquisa discutir o auto-olhar do profissional de Língua Inglesa LI, ou seja, o delineamento de suas identidades, tendo em vista o cenário da globalização pós- moderna. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram entrevistadas quatro professoras de uma escola de inglês de curso livre da cidade de Gurupi, estado do Tocantins, nomeadas como P1, P2, P3 E P4. O objetivo geral é conhecer o profissional de escolas de idiomas e compreender como elas lidam com as próprias identidades de professoras de LI e com a responsabilidade cultural e social de ensinar uma língua estrangeira. O suporte teórico para este trabalho foi ancorado em teóricos como: Bauman (2005), Celani (2006), Leffa (2012), Rajagopalan (2014) entre outros. Os resultados demonstraram que as participantes apresentaram uma relação íntima de admiração pela língua, além disso, identificamos que questões sociais e/ou ideológicas que permeiam as identidades dessas profissionais são temas pouco discutidos e relativamente novos para elas, por conseguinte, causando uma precária reflexão em suas práxis pedagógica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a17pt |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a17pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361/22031 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361/22032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt 2447-4266 10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br|| |
_version_ |
1797174751278399488 |