Teacher's representations of the english language in Santarém, Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Silvia Cristina Barros de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96284
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
id UFSC_d74f52a602f54ad2930b1f5a74a4f24e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96284
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Teacher's representations of the english language in Santarém, ParáLingua inglesaEstudo e ensinoSantarem (PA)Professores de inglêsDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteA língua nunca é neutra, pois está diretamente ligada a movimentos de caráter social, econômico e cultural (Carboni & Maestri (2003). Nos dias de hoje, a Língua Inglesa, por ser a língua da globalização, da comunicação internacional, dos negócios, da tecnologia assumiu o status de "língua franca" e "Língua Internacional" e com essa expansão, questões sobre como ensiná-la surgiram ao longo dos anos, sendo uma das maiores preocupações a fluência e formação adequada dos professores e a reflexão que eles mesmos fazem sobre suas práticas docentes, seus valores, representações, crenças e o processo contínuo de formação de suas identidades profissionais. Esse trabalho tem como objetivo discutir as possíveis representações de um grupo de professores de Inglês como língua estrangeira de Santarém, Pará com relação ao ensino e aprendizagem da língua inglesa e com relação a eles mesmos enquanto falantes e suas possíveis relações com as práticas dentro de sala de aula. A noção de representação usada neste estudo é baseada nas idéias de Celani and Magalhães (2002), que procura "contemplar os contextos social, histórico e cultural dos quais as representações emergem, sem negligenciar questões políticas, ideológicas e teóricas". Uma vez que as percepções que os professores têm da língua em geral podem influenciar diretamente suas práticas pedagógicas, neste estudo as experiências educacionais, profissionais e pessoais dos participantes foram consideradas relevantes na construção dessas representações.Language is never neutral (Carboni & Maestri, 2003) because it is always attached to other movements of economic, social and cultural character. Nowadays, since it is the language of globalization, international ommunication, business and technology, the English Language has reached the status of "Língua Franca" and "International Language". With this expansion of the English Language, reflections about how to teach English classes also arose, being the major ones concern the teachers' qualification and fluency, an adequate teacher education and reflections that teachers themselves make of their own pedagogical practices, their values, representations, beliefs and the ongoing process of how their professional identity are built. This study aims at discussing possible representations that a group of EFL teachers from Santarém, Pará, hold regarding the teaching and learning of English language and regarding themselves as speakers of the language. This study follows Celani and Magalhães (2002) notion of representation that seeks to encompass social, historical and cultural contexts from where these representations arise, without neglecting political, ideological and theoretical issues. Since the perceptions of these teachers hold of the language in general may influence their pedagogical practice, in this study educational, professional and personal background from the participants were considered relevant.FlorianópolisGil, GloriaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Silvia Cristina Barros de2012-10-26T10:32:26Z2012-10-26T10:32:26Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf302718http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96284engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T08:50:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96284Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T08:50:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher's representations of the english language in Santarém, Pará
title Teacher's representations of the english language in Santarém, Pará
spellingShingle Teacher's representations of the english language in Santarém, Pará
Souza, Silvia Cristina Barros de
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Santarem (PA)
Professores de inglês
title_short Teacher's representations of the english language in Santarém, Pará
title_full Teacher's representations of the english language in Santarém, Pará
title_fullStr Teacher's representations of the english language in Santarém, Pará
title_full_unstemmed Teacher's representations of the english language in Santarém, Pará
title_sort Teacher's representations of the english language in Santarém, Pará
author Souza, Silvia Cristina Barros de
author_facet Souza, Silvia Cristina Barros de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Gloria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Silvia Cristina Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa
Estudo e ensino
Santarem (PA)
Professores de inglês
topic Lingua inglesa
Estudo e ensino
Santarem (PA)
Professores de inglês
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T10:32:26Z
2012-10-26T10:32:26Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 302718
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96284
identifier_str_mv 302718
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96284
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652355467476992