THE DIGITAL SOCIETY: Innovation, communication and social Participation to generate, manage and share knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagán Martínez, Marta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Viana Bednaski, Adriano, Pauletto Spanhol Finocchio, Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4806
Resumo: Diante do crescente impacto das novas tecnologias, um novo paradigma geracional e social surge marcado por novas formas de comunicação, acesso à informação e gestão do conhecimento, quebrando as barreiras do espaço e do tempo. Assim, o objetivo foi analisar e verificar a relevância da participação cidadã e a integração dessas tecnologias na sociedade como novas alternativas para gerar espaços para debate social e resolução de problemas. Para atingir este objetivo, parte-se da revisão da literatura como metodologia. Conclui-se que o desenvolvimento científico e tecnológico e a participação social são ferramentas essenciais para o desenvolvimento social, para alcançar o bem-estar social, para otimizar a criação, gestão, acesso e disseminação do conhecimento, bem como para projetar políticas públicas mais úteis, efetivas, eficazes e eficientes que facilitam a transparência, o acesso à informação e a tomada de decisões, reduzindo as desigualdades e as injustiças sociais.
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spelling THE DIGITAL SOCIETY: Innovation, communication and social Participation to generate, manage and share knowledgeLA SOCIEDAD DIGITAL: Innovación, comunicación y participación social para generar, gestionar y compartir el conocimientoA SOCIEDADE DIGITAL: Inovação, comunicação e participação Social para gerar, gerenciar e Compartilhar o ConhecimentoTICinovaçãoTICsociedad de la información y el conocimientoinformación y comunicaciónbrecha digitalparticipación ciudadanaICTinformation society and knowledgeinformation and communicationdigital agedigital dividecitizen participationSociedade de informação e conhecimentoInformação e comunicaçãoDivisão digitalparticipação cidadãInnovación, comunicación y participación socialDiante do crescente impacto das novas tecnologias, um novo paradigma geracional e social surge marcado por novas formas de comunicação, acesso à informação e gestão do conhecimento, quebrando as barreiras do espaço e do tempo. Assim, o objetivo foi analisar e verificar a relevância da participação cidadã e a integração dessas tecnologias na sociedade como novas alternativas para gerar espaços para debate social e resolução de problemas. Para atingir este objetivo, parte-se da revisão da literatura como metodologia. Conclui-se que o desenvolvimento científico e tecnológico e a participação social são ferramentas essenciais para o desenvolvimento social, para alcançar o bem-estar social, para otimizar a criação, gestão, acesso e disseminação do conhecimento, bem como para projetar políticas públicas mais úteis, efetivas, eficazes e eficientes que facilitam a transparência, o acesso à informação e a tomada de decisões, reduzindo as desigualdades e as injustiças sociais.Faced with the increasing impact of new technologies, a new generational and social paradigm emerges marked by new forms of communication, access to information and knowledge management, breaking the barriers of space and time. Thus, the objective was to analyze and verify the relevance of citizen participation and integration of these technologies in society as new alternatives to generate spaces for social debate and problem solving. To meet this objective, part of the literature review as methodology. It is concluded that both scientific and technological development and social participation are essential tools for social development, to achieve social welfare, to optimize the creation, management, access and dissemination of knowledge, and to design public policies that are more useful, effective, effective and efficient that facilitate transparency, access to information and decision-making, reducing inequalities and social injustices.Ante el creciente impacto de las nuevas tecnologías, surge un nuevo paradigma generacional y social marcado por nuevas formas de comunicación, acceso a la información y gestión del conocimiento, rompiendo las barreras del espacio y del tiempo. Así, el objetivo fue analizar y comprobar la relevancia que tiene la participación ciudadana e integración de dichas tecnologías en la sociedad como nuevas alternativas para generar espacios de debate social y solución de problemas. Para atender este objetivo, se parte de la revisión bibliográfica como metodología. Se concluye que tanto el desarrollo científico y tecnológica como la participación social son instrumentos imprescindibles para el desarrollo social, para alcanzar el bienestar social, para optimizar la creación, gestión, acceso y difusión del conocimiento, y para diseñar políticas públicas más útiles, efectivas, eficaces y eficientes que faciliten la transparencia, el acceso a la información y la tomada de daciones, reduciendo desigualdades e injusticias sociales.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/480610.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p359Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 359-395Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 359-395Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 359-395Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 359-3952447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4806/14702https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4806/14772https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4806/14783https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4806/14794https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4806/14805https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4806/14816Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagán Martínez, MartaViana Bednaski, AdrianoPauletto Spanhol Finocchio, Caroline2022-03-04T13:06:54Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4806Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:54Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
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