Construção de inferências na leitura de alunos do nono ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VENTUROSO, Elaine Cristina Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/424
Resumo: Objetivamos com esta dissertação levar os alunos do nono ano, de uma escola pública estadual de Uberaba-MG, a construir sentidos inferenciais às leituras que lhes são propostas, através das estratégias leitoras de Solé (1998). A escolha do tema se justifica pelo fato de, em experiência de sala de aula, termos verificado que nossos discentes apresentavam dificuldades ao interpretar informações implícitas nos textos. Decorre dessa constatação a escolha da obra O sofá estampado (2013), de Bojunga, que enfatiza sentidos extremamente simbólicos, o que, certamente, favorece a elaboração de inferências na leitura. A investigação se baseia na concepção sociointeracionalista de linguagem. Assim, trata-se a leitura como atividade de construção de sentidos, que deve oferecer pistas, sinalizações, informações explícitas e implícitas, além de colocar em ação conhecimentos do leitor e estratégias sociocognitivas. Nesta pesquisa, são perfilhados autores como: Bakhtin (1992), Koch (2006), Solé (1998), Marcuschi (2009), entre outros. As estratégias de leitura, como por exemplo, identificação das pistas textuais e elaboração de hipóteses, entre outras, são organizadas através de sequências didáticas que funcionam como procedimentos metodológicos desta investigação. Os dados conclusivos da pesquisa apontam que a maioria dos discentes obteve, nas atividades de intervenção, bons resultados de leitura. Desse modo, espera-se contribuir através desse estudo com possibilidades de mudança no cenário atual, ao servir de sugestão a outros docentes que trabalham com leitura.
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Assim, trata-se a leitura como atividade de construção de sentidos, que deve oferecer pistas, sinalizações, informações explícitas e implícitas, além de colocar em ação conhecimentos do leitor e estratégias sociocognitivas. Nesta pesquisa, são perfilhados autores como: Bakhtin (1992), Koch (2006), Solé (1998), Marcuschi (2009), entre outros. As estratégias de leitura, como por exemplo, identificação das pistas textuais e elaboração de hipóteses, entre outras, são organizadas através de sequências didáticas que funcionam como procedimentos metodológicos desta investigação. Os dados conclusivos da pesquisa apontam que a maioria dos discentes obteve, nas atividades de intervenção, bons resultados de leitura. Desse modo, espera-se contribuir através desse estudo com possibilidades de mudança no cenário atual, ao servir de sugestão a outros docentes que trabalham com leitura.We aim to lead the ninth grade students, from a state public school of Uberaba, MG, to build inferential meanings to the reading passages proposed to them, through Solé’s (1998) reading strategies. The selection of the theme is justified by the fact that, from a classroom experience, we have verified that the pupils had presented difficulties in interpreting information implicit in the texts. From this observation, there is the choice of the work The plaid sofa (2013) from Bojunga, literary genre which emphasizes meanings extremely symbolic, that, certainly, leads to the formulation of inferences on reading. The investigation was based on the socio-cognitive conception of language. Thus, making reading an activity for building of meanings, which may offer clues, signs, explicit and implicit information, besides putting in action the reader’s knowledge and socio-cognitive strategies. In this research, authors such as: Bakhtin (1992), Koch (2006), Solé (1998), Marcuschi (2009) will be profiled, among others. The reading strategies, for example, identification of textua l clues and formulation of hypothesis, as well as others, are organized through didactic sequences which work as methodology procedures of this investigation. The conclusive data of this research points that the majority of the pupils, in the intervention activities, obtained good reading results. Thereby, through this study with possibilities of changing the current scenario, a contribution is expected by serving as a suggestion to other teachers who work with reading.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalVIDAL, Maria Eunice Barbosa24590085895http://lattes.cnpq.br/8893710057057800VENTUROSO, Elaine Cristina Silva2017-10-26T12:59:43Z2017-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVENTUROSO, Elaine Cristina Silva. Construção de inferências na leitura de alunos do nono ano. 2017. 118f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/424porBAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,1992. BOJUNGA, L. O sofá estampado. 32. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2013. BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. CAPITAL INICIAL. Primeiros erros. Disponível em<https://www.vagalume.com.br/capitalinicial/primeiros-erros.html>. Acesso em: 10 set.2016. COELHO, M. In: SCLIAR, Moacir et al. Era uma vez um conto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002. ENTREVISTA COM LYGIA BOJUNGA. Programa entrelinhas, São Paulo: TV Cultura, 11 mar. 2012 (Programa de TV). FERRARI, L. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011. GULLAR, F. Em alguma parte alguma. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2013. KOCH, I. G. V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. KOCH, I. G V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006a. ___________. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2006b. ___________. A coesão textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007. LEFFA, V. S. Aspectos da leitura: psicolinguística. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 1996. LIBERATO, Y.; FULGÊNCIO, L. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Contexto, 2007. MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009. MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo.1. ed. São Paulo: Global editora, 2014. p. 30. MUNCH, Edward. O grito. Disponível em : <http: //significados.com.br/quadro-o-grito-deedvard-munch/>. Acesso em: 10 set. 2016. OLIVEIRA, T.; ANTUNES, R.. Negligência na mediação do professor no trabalho de leitura. In.: BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R. (orgs). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. p. 63-79. PESSANHA, C. Clepsidra. São Paulo: Núcleo editora, 1989. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia /schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. VAN DIJK, T. A. Cognição, discurso e interação. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2013.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-01-17T17:04:18Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-01-17T17:04:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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