Práticas de oralidade a partir do gênero relato pessoal: propostas para anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Girlane Guimarães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1386
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma proposta interventiva no ensino da oralidade por meio do gênero relato pessoal. Em tempos atuais, é fundamental que o ensino de língua portuguesa propicie a formação de sujeitos articulados com a língua, seja na modalidade escrita seja na modalidade oral. Dessa forma, a oralidade, como um dos eixos de ensino da língua, é considerada uma importante ferramenta ao desenvolvimento da efetiva competência discursiva do aluno. A modalidade oral tem encontrado um espaço cada vez maior nos referenciais curriculares, como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Porém, a realidade em sala de aula mostra-se outra. A escrita ainda ocupa o seu espaço de supremacia, enquanto a fala tem sido relegada a segundo plano. Sabendo-se que a escola tradicionalmente reserva pouco espaço à oralidade, busca-se neste trabalho uma ressignificação das práticas pedagógicas, abordando esse eixo como um objeto de estudo dentro de uma perspectiva de ensino dos gêneros textuais. Com isso, e amparada na concepção sociointeracionista de linguagem, a presente pesquisa-ação apresenta uma proposta interventiva para o ensino da oralidade por meio do gênero relato pessoal. A pesquisa teve como público-alvo alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. Este estudo orienta-se nas referências teóricas de Bahktin (1997), Bortoni-Ricardo (2004), Dolz e Schneauwly (2004), Marcuschi (2001), dentre outros. Como produto de pesquisa, este trabalho apresente o Roteiro Didático “Explorando a oralidade a partir do gênero relato”, voltado ao ensino da oralidade. As atividades que compõem o referido roteiro não buscam explorar somente as características discursivo-textuais e os recursos linguísticos do gênero relato pessoal, mas também estabelecer parâmetros avaliativos para o desenvolvimento da competência oral na língua materna, considerando as condições de produção e a adequação do gênero relato às situações de comunicação.
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spelling Práticas de oralidade a partir do gênero relato pessoal: propostas para anos finais do ensino fundamentalOralidade.Ensino de Língua Portuguesa.Gênero Relato Pessoal.Roteiro didático.Orality.Portuguese Language Teaching.Gender Personal Report.Didactic script.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEsta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma proposta interventiva no ensino da oralidade por meio do gênero relato pessoal. Em tempos atuais, é fundamental que o ensino de língua portuguesa propicie a formação de sujeitos articulados com a língua, seja na modalidade escrita seja na modalidade oral. Dessa forma, a oralidade, como um dos eixos de ensino da língua, é considerada uma importante ferramenta ao desenvolvimento da efetiva competência discursiva do aluno. A modalidade oral tem encontrado um espaço cada vez maior nos referenciais curriculares, como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Porém, a realidade em sala de aula mostra-se outra. A escrita ainda ocupa o seu espaço de supremacia, enquanto a fala tem sido relegada a segundo plano. Sabendo-se que a escola tradicionalmente reserva pouco espaço à oralidade, busca-se neste trabalho uma ressignificação das práticas pedagógicas, abordando esse eixo como um objeto de estudo dentro de uma perspectiva de ensino dos gêneros textuais. Com isso, e amparada na concepção sociointeracionista de linguagem, a presente pesquisa-ação apresenta uma proposta interventiva para o ensino da oralidade por meio do gênero relato pessoal. A pesquisa teve como público-alvo alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. Este estudo orienta-se nas referências teóricas de Bahktin (1997), Bortoni-Ricardo (2004), Dolz e Schneauwly (2004), Marcuschi (2001), dentre outros. Como produto de pesquisa, este trabalho apresente o Roteiro Didático “Explorando a oralidade a partir do gênero relato”, voltado ao ensino da oralidade. As atividades que compõem o referido roteiro não buscam explorar somente as características discursivo-textuais e os recursos linguísticos do gênero relato pessoal, mas também estabelecer parâmetros avaliativos para o desenvolvimento da competência oral na língua materna, considerando as condições de produção e a adequação do gênero relato às situações de comunicação.This master's dissertation aims to present an interventionist proposal in the teaching of orality through the personal report genre. Nowadays, it is essential that the teaching of Portuguese language promotes the formation of subjects articulated with the language, whether in the written or oral modality. Thus, orality, as one of the axes of language teaching, is considered an important tool for the development of the student's effective discursive competence. The oral modality has found an increasing space in the curricular references, such as the Common National Curricular Base (BNCC). However, the reality in the classroom turns out to be different. Writing still occupies its space of supremacy, while speech has been relegated to the background. Knowing that the school traditionally reserves little space for orality, this work seeks to give a new meaning to pedagogical practices, approaching this axis as an object of study within a perspective of teaching textual genres. With this, and supported by the sociointeractionist conception of language, this action research presents an interventionist proposal for the teaching of orality through the personal report genre. The research was aimed at students in the 7th year of elementary school at a public school located in Ceilândia, an administrative region of the Federal District. This study is guided by the theoretical references of Bahktin (1997), Bortoni-Ricardo (2004), Dolz and Schneauwly (2004), Marcuschi (2001), among others. As a research product, this work presents the Didactic Guide “Exploring orality from the genre of report”, focused on the teaching of orality. The activities that make up the referred script do not seek to explore only the discursive-textual characteristics and linguistic resources of the personal report genre, but also to establish evaluative parameters for the development of oral competence in the mother tongue, considering the conditions of production and the adequacy of the genre reporting to communication situations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalBARBOSA, Juliana Bertucci28653148809http://lattes.cnpq.br/2428313303884670ROCHA, Girlane Guimarães2022-10-04T13:13:41Z2021-02-242022-10-04T13:13:41Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-10-05T02:02:39Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-10-05T02:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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