Estratégias de leitura do gênero fábula em ambiente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELICIANO, Claudia Queluz Batista
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/422
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo geral propor uma intervenção pedagógica no ensino de leitura em ambiente digital por meio de atividades com o gênero fábula. A base teórica que sustentou essa intervenção procede dos estudos sobre gêneros do discurso e letramento. Metodologicamente, nossa proposta se filia ao método da pesquisa-ação que, em nosso trabalho, concretizou-se na elaboração e aplicação de uma sequencia didática, que é uma proposta concebida pelo do grupo de didática das línguas da universidade de Genebra, notadamente, Schneuwly e Dolz, que trabalham com a didatização dos gêneros por meio de sequencias didáticas. Os resultados da aplicação de nossa sequencia nos permitem concluir que é possível trabalhar com tecnologias em sala de aula. Desse modo, aliar linguagem e tecnologias digitais para o ensino de leitura por meio de sequências didáticas sugere que aliar a aplicação da pedagogia dos multiletramentos, a utilização da tecnologia em sala de aula, o trabalho com o texto de forma consciente, a valorização do conhecimento prévio dos alunos e a aplicação da metodologia de instrução por pares fornece resultados positivos no processo de aprendizagem.
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spelling Estratégias de leitura do gênero fábula em ambiente digitalLeitura.Letramento digital.Multiletramentos.Digital literacy.Multiliteracies.Reading.LetrasA presente dissertação tem por objetivo geral propor uma intervenção pedagógica no ensino de leitura em ambiente digital por meio de atividades com o gênero fábula. A base teórica que sustentou essa intervenção procede dos estudos sobre gêneros do discurso e letramento. Metodologicamente, nossa proposta se filia ao método da pesquisa-ação que, em nosso trabalho, concretizou-se na elaboração e aplicação de uma sequencia didática, que é uma proposta concebida pelo do grupo de didática das línguas da universidade de Genebra, notadamente, Schneuwly e Dolz, que trabalham com a didatização dos gêneros por meio de sequencias didáticas. Os resultados da aplicação de nossa sequencia nos permitem concluir que é possível trabalhar com tecnologias em sala de aula. Desse modo, aliar linguagem e tecnologias digitais para o ensino de leitura por meio de sequências didáticas sugere que aliar a aplicação da pedagogia dos multiletramentos, a utilização da tecnologia em sala de aula, o trabalho com o texto de forma consciente, a valorização do conhecimento prévio dos alunos e a aplicação da metodologia de instrução por pares fornece resultados positivos no processo de aprendizagem.The present dissertation aims to propose a pedagogical intervention in the teaching of reading in a digital environment through activities with the genre fable. The theoretical basis for this intervention comes from studies on discourse and literacy genres. Methodologically, our proposal is based on the method of action research which, in our work, was concretized in the elaboration and application of a didactic sequence, which is a proposal conceived by the group of didactics of the languages of the University of Geneva, notably Schneuwly And Dolz, who work with the genre didatization through didactic sequences. The results of applying our sequence allow us to conclude that it is possible to work with technologies in the classroom. Thus, combining digital language and technologies for teaching reading through didactic sequences suggests that combining the application of multilevel pedagogy, the use of technology in the classroom, working with the text in a conscious way, the valorization of knowledge and the application of the peer instruction methodology provides positive results in the learning process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalKARWOSKI, Acir Mário78300142991http://lattes.cnpq.br/0772872573503574FELICIANO, Claudia Queluz Batista2017-10-24T16:13:35Z2017-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFELICIANO, Claudia Queluz Batista. Estratégias de leitura do gênero fábula em ambiente digital. 2017. 84f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/422porAITH, A. A.; ABBUD, I. No tempo em que os bichos falavam. Nova Escola, ago. 2004. Disponível em: <http://acervo.novaescola.org.br/fundamental-1/tempo-bichos-falavam- 634274.shtml>. Acesso em: 21 nov. 2016. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BRASIL. Lei nº 12.249, de 10 de junho de 2010. Cria o Programa Um Computador por Aluno – PROUCA e institui o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional – RECOMPE. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 14 jun. 2010. Seção I, n. 111, p. 1-12.Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=14/06/2010&jornal=1&pagi na=1&totalArquivos=136>. Acesso em: 22 set. 2016. ______. 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