O ensino dos pronomes pessoais para alunos do 7. ano do ensino fundamental em Ribeirão Preto – SP: uma abordagem sociolinguística
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/666 |
Resumo: | No ensino de Língua Portuguesa, é possível notar que há dissonâncias entre o conteúdo apresentado no ambiente escolar e a realidade linguística fora desse contexto, de modo que esse descompasso pode ser considerado um dos responsáveis pelo estranhamento e posterior rejeição do estudante com o que tem aprendido em sala de aula. Görski e Coelho (2009) apontam que o papel da escola deveria ser o de fornecer condições favoráveis de aprendizagem de elementos linguísticos e discursivos para que os estudantes tenham a possibilidade de interagir em diferentes situações sociais. Levando-se em consideração o conteúdo dos pronomes pessoais, pretendemos, seguindo a perspectiva da Sociolinguística e da Pedagogia da Variação Linguística, com destaque para os estudos de Lopes (2012 e 2016), observar como os usos dessas formas ocorrem em produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Ribeirão Preto – SP. A partir da aplicação de atividades de produção textual dos gêneros “carta pessoal” e “relato pessoal”, os quais possibilitam a subjetividade e a interlocução e, consequentemente, o uso de pronomes referentes às três pessoas do discurso, realizamos o levantamento das ocorrências dos pronomes pessoais nos textos dos alunos, a fim de analisarmos como as formas empregadas se relacionam ao que é ensinado, por meio de gramáticas normativas e livros didáticos, em sala de aula. Além disso, como justificativa, realizamos a análise dos livros didáticos de sextos e sétimos anos que constam do catálogo do PNLD 2017-2019, avaliando como os pronomes pessoais são abordados, para, em seguida, a partir da elaboração de um caderno de atividades, aplicarmos atividades de leitura e interpretação de textos que contemplem tanto o uso dos pronomes pessoais (inclusive dos pronomes tu e vós) como das formas que assumiram, assim como esses pronomes, a função de referência às pessoas do discurso (como os pronomes de tratamento você/vocês e a expressão a gente). Acreditamos que o estudo contextualizado poderá possibilitar a reflexão dos alunos quanto à vivacidade da Língua Portuguesa, pois, a partir do uso e desuso de pronomes e de formas pronominais em diferentes situações de comunicação, será possível que os estudantes comecem a relacionar a norma culta ensinada nas escolas com as variedades empregadas em outros contextos, amenizando, portanto, essa divergência existente entre conteúdo ensinado e uso da língua no cotidiano. |
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O ensino dos pronomes pessoais para alunos do 7. ano do ensino fundamental em Ribeirão Preto – SP: uma abordagem sociolinguísticaSociolinguística.Variação linguística.Pronomes pessoais.Material didático.Sociolinguistics.Linguistic variation.Personal pronouns.Didactic material.Sociolinguística e dialetologiaNo ensino de Língua Portuguesa, é possível notar que há dissonâncias entre o conteúdo apresentado no ambiente escolar e a realidade linguística fora desse contexto, de modo que esse descompasso pode ser considerado um dos responsáveis pelo estranhamento e posterior rejeição do estudante com o que tem aprendido em sala de aula. Görski e Coelho (2009) apontam que o papel da escola deveria ser o de fornecer condições favoráveis de aprendizagem de elementos linguísticos e discursivos para que os estudantes tenham a possibilidade de interagir em diferentes situações sociais. Levando-se em consideração o conteúdo dos pronomes pessoais, pretendemos, seguindo a perspectiva da Sociolinguística e da Pedagogia da Variação Linguística, com destaque para os estudos de Lopes (2012 e 2016), observar como os usos dessas formas ocorrem em produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Ribeirão Preto – SP. A partir da aplicação de atividades de produção textual dos gêneros “carta pessoal” e “relato pessoal”, os quais possibilitam a subjetividade e a interlocução e, consequentemente, o uso de pronomes referentes às três pessoas do discurso, realizamos o levantamento das ocorrências dos pronomes pessoais nos textos dos alunos, a fim de analisarmos como as formas empregadas se relacionam ao que é ensinado, por meio de gramáticas normativas e livros didáticos, em sala de aula. Além disso, como justificativa, realizamos a análise dos livros didáticos de sextos e sétimos anos que constam do catálogo do PNLD 2017-2019, avaliando como os pronomes pessoais são abordados, para, em seguida, a partir da elaboração de um caderno de atividades, aplicarmos atividades de leitura e interpretação de textos que contemplem tanto o uso dos pronomes pessoais (inclusive dos pronomes tu e vós) como das formas que assumiram, assim como esses pronomes, a função de referência às pessoas do discurso (como os pronomes de tratamento você/vocês e a expressão a gente). Acreditamos que o estudo contextualizado poderá possibilitar a reflexão dos alunos quanto à vivacidade da Língua Portuguesa, pois, a partir do uso e desuso de pronomes e de formas pronominais em diferentes situações de comunicação, será possível que os estudantes comecem a relacionar a norma culta ensinada nas escolas com as variedades empregadas em outros contextos, amenizando, portanto, essa divergência existente entre conteúdo ensinado e uso da língua no cotidiano.In Portuguese language teaching, it is possible to notice that there are dissonances between the content featured in the school environment and the linguistic reality outside this context. This mismatch can be considered one of those responsible for the strangeness and later rejection of the student with what he has learned in the classroom. Görski and Coelho (2009) describe that the role of the school should be to provide favorable conditions for learning linguistic and discursive elements so that students have the possibility to interact in different social situations. Considering the content of personal pronouns, we intend, by following the perspective of Sociolinguistics and the Pedagogy of Linguistic Variation, emphasizing the studies of Lopes (2012 and 2016), to observe how the uses of these forms occur in textual productions of seventh-grade students of Elementary School from Ribeirão Preto - SP. From the application of textual production activities of "personal letter" and "memory report" genres, which enable subjectivity and interlocution and, consequently, the use of first-to-third-person pronouns of speech, we collect the uses of personal pronouns in students texts, in order to analyze how the used forms relate to what is taught, through normative grammars and textbooks in the classroom. Furthermore, as justification, we analyzed the textbooks from sixth and seventh grade chosen by the PNLD 2017-2019, evaluating how the personal pronouns are presented. After that, from the development of an activity booklet, to apply reading and interpreting texts that contemplate both the use of personal pronouns (including the second-person singular and plural pronouns tu and vós) and the forms they admit, as well as these pronouns, the reference function to speech people (such as the pronouns of treatment on singular and plural você / vocês, and the expression a gente). We believe that the contextualized study may enable students to reflect on the liveliness of the Portuguese Language, therefore, from the use and misuse of pronouns and pronominal forms in different communication situations, it will be possible for students to begin to relate the educated norm taught in schools with the varieties employed in other contexts, thus mitigate this divergence between content taught and the use of language in everyday life.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalBARBOSA, Juliana Bertucci28653148809http://lattes.cnpq.br/2428313303884670SILVA, Mayra Cantarella2019-06-04T15:25:00Z2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Mayra Cantarella. O ensino dos pronomes pessoais para alunos do 7. ano do ensino fundamental em Ribeirão Preto – SP: uma abordagem sociolinguística. 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/666porALKMIM, T. M. Sociolinguística. Parte I. IN: MUSSALIM, F; BENTES, A. C.. Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v.1, 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p.21-47. BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo, Parábola Editorial, 2011. ______. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. ______. Pronomes brasileiros, por favor! Disponível em http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/blog/preconceito/pronomes-brasileiros-por-favor-iii.html. Acesso em maio de 2017. BARBOSA, A. G. Saberes gramaticais na escola. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. ______. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. BORTONI-RICARDO, S. M.; FREITAS, V. A. L. Sociolinguística Educacional. In Hora, D. et alii (orgs.) Abralin – 40 anos em cena. João Pessoa: Editora Universitária, 2009, p. 217-240. Disponível em http://www.stellabortoni.com.br/index.php/artigos/901-titulo-soiiolioguistiia-iiuiaiiooal. Acesso em agosto de 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. ______.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa Brasília: MEC/SEF, 1998. BRIGHT, W. As dimensões da sociolinguítica. In: FONSECA, M. S. V.;NEVES, M. F. Sociolinguística. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Tijuca, 1974. CAMACHO, R. G. A relevância social da Sociolinguística. In: Cadernos de ESTUDOS LINGUÍSTICOS – (58.3), Campinas, pp. 461-479 - set./dez. 2016. CASTILHO, A. T. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo, Editora Contexto, 2010. CINTRA, L. F. L. Sobre “Formas de Tratamento” na língua portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte/Coleção Horizonte 18, 1972. COELHO, I. L. [et al]. Sociolinguística. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2010. 148 DUARTE, M. E. L. O papel da Sociolinguística no (re)conhecimento do Português Brasileiro e suas implicações para o ensino. In: Revista Letra. Rio de Janeiro: Revista da UFRJ, 2013. FARACO, C.A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ______. Norma-padrão brasileira: desembaraçando alguns nós. In: BAGNO, Marcos (org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. cap.3. p. 37-61. FLECK, L. S. Por uma pedagogia da variação linguística: o ensino dos pronomes pessoais na perspectiva sociolinguística. Bagé: Universidade Federal do Pampa, 2016. Dissertação (Mestrado) GÖRSKI, E.M; COELHO, I.L. Variação linguística e ensino de gramática. In: Work. Pap. Linguíst., 10 (1): 73-91, Florianópolis, jan.jun, 2009. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/10749/12022 . Acesso em maio de 2017. ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contextos, 2006. LABOV, W. Padrões sociolingüísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. LOPES, C. R. S. A inserção de “a gente” no quadro pronominal do português. Frankfurt am Main/Madrid: Vervuert/Iberoamericana, 2003, v.18. p.174 _____. O quadro dos pronomes pessoais: descompasso entre pesquisa e ensino. In: Revista Matraga. Rio de Janeiro, v.19, n.30, jan./jun. 2012. Disponível em http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga30/arqs/matraga30a06.pdf. Acesso em maio de 2017. MOURA, J. B. M. O uso dos pronomes pessoais em textos escritos: contribuições para o ensino de gramática a partir da abordagem funcionalista. Rio Grande do Norte: UERN, 2015. (Dissertação de Mestrado) NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora de UNESP, 2008. OLIVEIRA, L. C.; CYRANKA, L. F. M. Sociolinguística educacional: ampliando a competência de uso da língua. In: SOLETRAS, N. 26 (jul.-dez. 2013) RUMEU, M. C. B. Língua e sociedade: a história do pronome “Você” no português brasileiro. Rio de Janeiro: Ítaca (FAPERJ), 2013. SCHERRE, M. M. P. Padrões sociolinguísticos do português brasileiro: a importância da pesquisa variacionista. In: Tabuleiro de Letras – Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL-UNEB). Bahia: Universidade do Estado da Bahia, 2012. n.4, julho/2012. Disponível em http://www.tabuleirodeletras.uneb.br/secun/numero_04/pdf/no04_artigo09.pdf. Acesso em maio de 2017. SCHERRE, M. M. P.; LUCCA, N. N. G.; DIAS, E. P. A.; QUEIROZ, C.; MARTINS, G. F. Usos dos pronomes você e tu no português brasileiro. Comunicação apresentada no II SIMELP: Universidade de Évora, 2009. VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2016 (2.ed.)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-01-17T17:02:59Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/666Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-01-17T17:02:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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