Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
id UFTM_29b55e7673b5ccbd37d419abdfcd6e81
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1132
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instacron_str UFTM
institution Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
spelling Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionadoFormação inicial de professores.Estágio curricular supervisionado.Emoções e sentimentos.Análise do conteúdo.Método da lembrança estimulada.Initial teacher training.Supervised internship.Emotions and feelings.Content analysis.Stimulated remembrance method.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma importante etapa no processo de formação inicial de professores, visto que é o momento em que o licenciando se depara com o ambiente da profissão que escolheu. A presente pesquisa buscou investigar as emoções e os sentimentos de graduandos dos cursos de licenciatura em Química, Física, Matemática, Ciências Biológicas e Educação do Campo, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em situação de ECS II. Os participantes foram cinco estagiários, sendo um de cada curso de licenciatura do ICENE, e cinco professores/orientadores de ECS II. A pesquisa, de natureza qualitativa, pautou-se na análise documental, observação e gravação em áudio e vídeo das aulas de regências dos alunos e entrevistas semiestruturadas com todos os participantes. Em um viés teórico-metodológico, empregou-se o Método da Lembrança Estimulada (FALCÃO e GILBERT, 2005) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Dentre os resultados, destaca-se o confronto com a realidade escolar como o maior desafio enfrentado pelos licenciandos ao adentrar à sala de aula, emergindo desta situação diferentes emoções e sentimentos, como medo, ansiedade, frustração e angústia. Frente a estes, propiciar momentos de reflexões, explicitando e discutindo emoções e sentimentos evidenciados pelos licenciandos no momento de ECS II colocou-se como eficaz para o processo formativo do futuro professor.The present research aimed to investigate the emotions and feelings of undergraduate students of Chemistry, Physics, Mathematics, Biological Sciences and Rural Education degree courses of the Institute of Exact, Natural and Education Sciences (ICENE) of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) in situation of second level supervised internship. The participants of the research were five trainees, one from each ICENE undergraduate course, and five leader teachers of second level supervised internship. The research was qualitative in nature, with documental analysis, observation and recording in audio and video of the classes of regencies of the students and semi-structured interviews with all the participants. In a theoretical-methodological propensity, the Stimulated Remembrance Method (FALCÃO and GILBERT, 2005) and Content Analysis (BARDIN, 2011) were used. Among the results, the confrontation with school reality stands out as the greatest challenge faced by the undergraduates when entering the classroom, emerging from this situation different emotions and feelings, such as fear, anxiety, frustration and anguish. In light of these, to provide moments of reflection, explaining and discussing emotions and feelings reported by the undergraduates at the time of second level supervised internship has become effective for the formative process of the future teacher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCOLOMBO JÚNIOR, Pedro Donizete28620501801http://lattes.cnpq.br/7794002724280806GOMES, Aline Resende2022-05-13T19:07:57Z2018-12-202022-05-13T19:07:57Z2018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:53:07Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:31.932236Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
_version_ 1809186162048237568