Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Aline Resende
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1132
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma importante etapa no processo de formação inicial de professores, visto que é o momento em que o licenciando se depara com o ambiente da profissão que escolheu. A presente pesquisa buscou investigar as emoções e os sentimentos de graduandos dos cursos de licenciatura em Química, Física, Matemática, Ciências Biológicas e Educação do Campo, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em situação de ECS II. Os participantes foram cinco estagiários, sendo um de cada curso de licenciatura do ICENE, e cinco professores/orientadores de ECS II. A pesquisa, de natureza qualitativa, pautou-se na análise documental, observação e gravação em áudio e vídeo das aulas de regências dos alunos e entrevistas semiestruturadas com todos os participantes. Em um viés teórico-metodológico, empregou-se o Método da Lembrança Estimulada (FALCÃO e GILBERT, 2005) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Dentre os resultados, destaca-se o confronto com a realidade escolar como o maior desafio enfrentado pelos licenciandos ao adentrar à sala de aula, emergindo desta situação diferentes emoções e sentimentos, como medo, ansiedade, frustração e angústia. Frente a estes, propiciar momentos de reflexões, explicitando e discutindo emoções e sentimentos evidenciados pelos licenciandos no momento de ECS II colocou-se como eficaz para o processo formativo do futuro professor.
id UFTM_29b55e7673b5ccbd37d419abdfcd6e81
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1132
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionadoFormação inicial de professores.Estágio curricular supervisionado.Emoções e sentimentos.Análise do conteúdo.Método da lembrança estimulada.Initial teacher training.Supervised internship.Emotions and feelings.Content analysis.Stimulated remembrance method.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma importante etapa no processo de formação inicial de professores, visto que é o momento em que o licenciando se depara com o ambiente da profissão que escolheu. A presente pesquisa buscou investigar as emoções e os sentimentos de graduandos dos cursos de licenciatura em Química, Física, Matemática, Ciências Biológicas e Educação do Campo, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em situação de ECS II. Os participantes foram cinco estagiários, sendo um de cada curso de licenciatura do ICENE, e cinco professores/orientadores de ECS II. A pesquisa, de natureza qualitativa, pautou-se na análise documental, observação e gravação em áudio e vídeo das aulas de regências dos alunos e entrevistas semiestruturadas com todos os participantes. Em um viés teórico-metodológico, empregou-se o Método da Lembrança Estimulada (FALCÃO e GILBERT, 2005) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Dentre os resultados, destaca-se o confronto com a realidade escolar como o maior desafio enfrentado pelos licenciandos ao adentrar à sala de aula, emergindo desta situação diferentes emoções e sentimentos, como medo, ansiedade, frustração e angústia. Frente a estes, propiciar momentos de reflexões, explicitando e discutindo emoções e sentimentos evidenciados pelos licenciandos no momento de ECS II colocou-se como eficaz para o processo formativo do futuro professor.The present research aimed to investigate the emotions and feelings of undergraduate students of Chemistry, Physics, Mathematics, Biological Sciences and Rural Education degree courses of the Institute of Exact, Natural and Education Sciences (ICENE) of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) in situation of second level supervised internship. The participants of the research were five trainees, one from each ICENE undergraduate course, and five leader teachers of second level supervised internship. The research was qualitative in nature, with documental analysis, observation and recording in audio and video of the classes of regencies of the students and semi-structured interviews with all the participants. In a theoretical-methodological propensity, the Stimulated Remembrance Method (FALCÃO and GILBERT, 2005) and Content Analysis (BARDIN, 2011) were used. Among the results, the confrontation with school reality stands out as the greatest challenge faced by the undergraduates when entering the classroom, emerging from this situation different emotions and feelings, such as fear, anxiety, frustration and anguish. In light of these, to provide moments of reflection, explaining and discussing emotions and feelings reported by the undergraduates at the time of second level supervised internship has become effective for the formative process of the future teacher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCOLOMBO JÚNIOR, Pedro Donizete28620501801http://lattes.cnpq.br/7794002724280806GOMES, Aline Resende2022-05-13T19:07:57Z2018-12-202022-05-13T19:07:57Z2018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:53:07Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:53:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado
title Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado
spellingShingle Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado
GOMES, Aline Resende
Formação inicial de professores.
Estágio curricular supervisionado.
Emoções e sentimentos.
Análise do conteúdo.
Método da lembrança estimulada.
Initial teacher training.
Supervised internship.
Emotions and feelings.
Content analysis.
Stimulated remembrance method.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado
title_full Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado
title_fullStr Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado
title_full_unstemmed Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado
title_sort Investigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado
author GOMES, Aline Resende
author_facet GOMES, Aline Resende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COLOMBO JÚNIOR, Pedro Donizete
28620501801
http://lattes.cnpq.br/7794002724280806
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Aline Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores.
Estágio curricular supervisionado.
Emoções e sentimentos.
Análise do conteúdo.
Método da lembrança estimulada.
Initial teacher training.
Supervised internship.
Emotions and feelings.
Content analysis.
Stimulated remembrance method.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação inicial de professores.
Estágio curricular supervisionado.
Emoções e sentimentos.
Análise do conteúdo.
Método da lembrança estimulada.
Initial teacher training.
Supervised internship.
Emotions and feelings.
Content analysis.
Stimulated remembrance method.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma importante etapa no processo de formação inicial de professores, visto que é o momento em que o licenciando se depara com o ambiente da profissão que escolheu. A presente pesquisa buscou investigar as emoções e os sentimentos de graduandos dos cursos de licenciatura em Química, Física, Matemática, Ciências Biológicas e Educação do Campo, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em situação de ECS II. Os participantes foram cinco estagiários, sendo um de cada curso de licenciatura do ICENE, e cinco professores/orientadores de ECS II. A pesquisa, de natureza qualitativa, pautou-se na análise documental, observação e gravação em áudio e vídeo das aulas de regências dos alunos e entrevistas semiestruturadas com todos os participantes. Em um viés teórico-metodológico, empregou-se o Método da Lembrança Estimulada (FALCÃO e GILBERT, 2005) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Dentre os resultados, destaca-se o confronto com a realidade escolar como o maior desafio enfrentado pelos licenciandos ao adentrar à sala de aula, emergindo desta situação diferentes emoções e sentimentos, como medo, ansiedade, frustração e angústia. Frente a estes, propiciar momentos de reflexões, explicitando e discutindo emoções e sentimentos evidenciados pelos licenciandos no momento de ECS II colocou-se como eficaz para o processo formativo do futuro professor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2018-12-20
2022-05-13T19:07:57Z
2022-05-13T19:07:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1132
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221130540417024