Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling PIBID: construindo caminhos para prática docente em educação físicaPIBID.Formação docente.Atuação profissional.PIBID.Teaching formation.Professional acting.Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas EducacionaisEducação FísicaO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID configura-se como uma importante política pública educacional para promoção da educação brasileira. Trata-se de projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação, que estabelece uma ponte entre a universidade e a Educação Básica e pressupõe uma articulação entre teoria e prática por meio da inserção de alunos de licenciatura nas escolas públicas exercendo atividades pedagógicas, com auxílio de bolsas. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o PIBID em dissertações e teses do Banco de Dados da Capes que mostrou que 86,7 % da produção está relacionada a formação de professores e 12,6% a como este programa interferiu na pratica docente, este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do PIBID na atuação profissional dos egressos do subprojeto Educação Física/PIBID/UFU na Educação Básica. A pesquisa utilizou uma abordagem de cunho quali-quantitativo, composta por um estudo bibliográfico e de campo realizado com seis bolsistas egressos do subprojeto de Educação Física/PIBID/UFU e que atualmente são professores da Educação Básica. Estes participaram de uma entrevista estruturada, cujas respostas foram analisadas pelo software Iramuteq. Os resultados mostraram que os ex-bolsistas ingressaram no PIBID em função da afinidade com a licenciatura e pelo interesse pela área enquanto campo de atuação e a inserção no PIBID estabeleceu uma relação direta com o campo de atuação profissional e possibilitou compreender o cotidiano escolar como espaço de aprendizagem. Com relação às experiências relacionadas à organização do trabalho pedagógico os egressos destacaram que a relação de grupo marcada pela união, esforço, de parceria e ajuda mútua foram significativas. Ao mesmo tempo a relação com os coordenadores e supervisores destacou-se a partir do estabelecimento do diálogo, do respeito e da valorização do trabalho coletivo. As reuniões do subprojeto eram permeadas por estudos e discussões em torno da prática pedagógica, com destaque para planejamento. Ficou evidente na fala dos ex-bolsistas que a participação ativa nas atividades desenvolvidas no Programa configuraram-se como uma antecipação da vivencia no interior do espaço escolar. A percepção dos sujeitos entrevistados sobre as contribuições do PIBID para sua atuação profissional evidencou grande ajuda nas questões que envolvem o planejamento, a transformação do saber científico em saber escolar e no reconhecimento da importância da Educação Física para a escola, bem como a valorização da profissão. As ações promovidas pelo subprojeto Educação Física/PIBID/UFU estabeleceram uma ligação entre a Universidade e a Educação Básica. Desta forma, o subprojeto em questão alcançou os objetivos propostos pelo programa ao incentivar a formação de professores, contribuir para valorização do magistério, elevando a qualidade da formação inicial docente, promovendo integração entre teoria e prática e inserindo o licenciando no ambiente escolar, colaborando de forma efetiva para aprendizagem da docência, configurando-se com uma interferência positiva na mobilização de saberes, contribuindo para além da atuação profissional.The PIBID – Institutional Program of Scholarship to Teaching Initiation configures as an important educational public policy for the promotion of Brazilian education. It’s a project developed by the Ministry of Education, which establishes a bridge between the university and the Basic Education and assumes an integration between theory and practice by the insertion of licentiate degree students in the public schools exercising pedagogical activities, with the assistance of scholarships. a bibliographic study was carried about PIBID was held in dissertations and thesis of the Capes Databank and that it showed that 86.7% of the production is related to teacher’s formation and 12.6% to how this program interfered in teaching practice, this study had as objective to analyze the contributions of PIBID to the professional acting of the egresses of the subproject Physical Education /PIBID/UFU in the Basic Education. The research used an approach of quali-quantitative nature, composed by a bibliographical and fieldstudies with six former scholarship holders from the subproject of Physical Education / PIBID / UFU and who are currently teachers of Basic Education. They participated in a structured interview, and their answers were analyzed by the software Iramuteq. The results showed that the alumni entered the PIBID due to the affinity with the licentiate model and the interest for the area as a field of activity and the insertion in PIBID made it possible to understand the daily school life as a learning space. Regarding the experiences related to the organization of the pedagogical work, the graduates emphasized that the group relationship marked by the union, effort, partnership and mutual aid were significant. At the same time the relationship with coordinators and supervisors, the aspects that stood out were the establishment of dialogue, the respect and the valorization of collective work. The meetings of the subproject were permeated by studies and discussions around the pedagogical practice, with a highlight on planning.It was evident in the speech of the alumni that the active participation in the activities developed in the Program were configured as an anticipation of the experience inside the school space. The perception of the interviewed subjects about the PIBID’s contributions for their professional acting emphasized the great help in questions that involve planning, in the transformation of the scientific knowledge in the scholar’s knowledge and in the recognition of the Physical Education’s importance for the school, as well as the valorization of the profession. The actions promoted by the subproject Physical Education/PIBID/UFU have established a bridge between the University and Basic Education. This way, the present subproject reached the objectives proposed by the program by motivating the teacher’s formation, contributing to the valorization of teaching practices, elevating the quality of the teacher’s initial formation, promoting integration between theory and practice andbyinserting the licentiate’s student in the school’s environment, collaborating in an effective way for the teaching learning, configurating itself with a positive interference in the knowledge mobilization, contributing beyond the professional acting.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaSIMÕES, Regina Maria Rovigati02502077885http://lattes.cnpq.br/7770158896621784REIS, Luna Aparecida Gonçalves dos2019-08-26T18:49:04Z2019-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfREIS, Luna Aparecida Gonçalves dos. PIBID: construindo caminhos para prática docente em educação física. 2019. 108f . Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/836porALBINO, Sandra Maria; MAGANHA, Josiane Geremias. As contribuições do PIBID ao processo de formação inicial de professores. Polyphonía, Goiânia, v. 25, n.1, p. 99-112, jan./jun. 2014. ALMEIDA, Ediberto Ferreira de; SILVA, William José Lordelo. Contribuição à crítica da formação de professores de Educação Física: em defesa da Licenciatura Ampliada. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 104-117, dez. 2014. AMARAL, Gislene Alves do; BATISTA, Natalia Justino. O planejamento de ensino como eixo de formação no contexto do PIBID - Educação Física - UFU: um modelo em construção. In:ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PIBID/UFU/UFTM, 2, 2013, Uberlândia. Anais[...]Uberlândia: UFU, PROGRAD, 2013. p. 104 - 114. 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