A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66863 |
Resumo: | Este trabalho tem como foco analisar se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência exerce alguma influência na construção da autonomia na formação docente do Licenciando em Matemática. Por meio de entrevistas a um grupo de bolsistas e ex-bolsistas do Programa, busco respostas conciliando alguns fundamentos da teoria de Paulo Freire, os objetivos do programa e também o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. A investigação permeia o modo como os entrevistados percebem a sua presença no Programa bem como, se este oportuniza alguma influência em sua opção profissional. |
id |
UFRGS-2_bf17e2a8aefe9b223b8529a619300834 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66863 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cordoni, Sara OppermannBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2013-02-22T01:39:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/66863000871954Este trabalho tem como foco analisar se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência exerce alguma influência na construção da autonomia na formação docente do Licenciando em Matemática. Por meio de entrevistas a um grupo de bolsistas e ex-bolsistas do Programa, busco respostas conciliando alguns fundamentos da teoria de Paulo Freire, os objetivos do programa e também o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. A investigação permeia o modo como os entrevistados percebem a sua presença no Programa bem como, se este oportuniza alguma influência em sua opção profissional.The focus of this work is analyzed if the Scholarship Initiation to Teaching Program applies any influence on the construction of the autonomy in the graduation of teacher's degree in Mathematics. Through interviews with a group of scholarship holders and former scholars, looking for answers reconciling some fundamentals of Paulo Freire´s theory, the objectives of the program and also the pedagogical project of the Bachelor of Mathematics. The research permeates how respondents perceive their presence in the project, and whether it has any influence on their professional option.application/pdfporFormação docenteLicenciaturaTeaching formationPIBIDMathematicsA influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871954.pdf000871954.pdfTexto completoapplication/pdf286798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/1/000871954.pdfa7531bb89e6b6898f786a0d1393289c3MD51TEXT000871954.pdf.txt000871954.pdf.txtExtracted Texttext/plain114930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/2/000871954.pdf.txt66b4b7c49e937969a4eef161ef1ec8e6MD52THUMBNAIL000871954.pdf.jpg000871954.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/3/000871954.pdf.jpg0a2cc7b38a0ccaac6d76a80175c5fae9MD5310183/668632018-10-17 07:48:25.884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática |
title |
A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática |
spellingShingle |
A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática Cordoni, Sara Oppermann Formação docente Licenciatura Teaching formation PIBID Mathematics |
title_short |
A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática |
title_full |
A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática |
title_fullStr |
A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática |
title_full_unstemmed |
A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática |
title_sort |
A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática |
author |
Cordoni, Sara Oppermann |
author_facet |
Cordoni, Sara Oppermann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordoni, Sara Oppermann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Licenciatura |
topic |
Formação docente Licenciatura Teaching formation PIBID Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching formation PIBID Mathematics |
description |
Este trabalho tem como foco analisar se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência exerce alguma influência na construção da autonomia na formação docente do Licenciando em Matemática. Por meio de entrevistas a um grupo de bolsistas e ex-bolsistas do Programa, busco respostas conciliando alguns fundamentos da teoria de Paulo Freire, os objetivos do programa e também o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. A investigação permeia o modo como os entrevistados percebem a sua presença no Programa bem como, se este oportuniza alguma influência em sua opção profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-22T01:39:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/66863 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871954 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/66863 |
identifier_str_mv |
000871954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/1/000871954.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/2/000871954.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/3/000871954.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7531bb89e6b6898f786a0d1393289c3 66b4b7c49e937969a4eef161ef1ec8e6 0a2cc7b38a0ccaac6d76a80175c5fae9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224438149021696 |