A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordoni, Sara Oppermann
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66863
Resumo: Este trabalho tem como foco analisar se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência exerce alguma influência na construção da autonomia na formação docente do Licenciando em Matemática. Por meio de entrevistas a um grupo de bolsistas e ex-bolsistas do Programa, busco respostas conciliando alguns fundamentos da teoria de Paulo Freire, os objetivos do programa e também o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. A investigação permeia o modo como os entrevistados percebem a sua presença no Programa bem como, se este oportuniza alguma influência em sua opção profissional.
id UFRGS-2_bf17e2a8aefe9b223b8529a619300834
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66863
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cordoni, Sara OppermannBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2013-02-22T01:39:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/66863000871954Este trabalho tem como foco analisar se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência exerce alguma influência na construção da autonomia na formação docente do Licenciando em Matemática. Por meio de entrevistas a um grupo de bolsistas e ex-bolsistas do Programa, busco respostas conciliando alguns fundamentos da teoria de Paulo Freire, os objetivos do programa e também o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. A investigação permeia o modo como os entrevistados percebem a sua presença no Programa bem como, se este oportuniza alguma influência em sua opção profissional.The focus of this work is analyzed if the Scholarship Initiation to Teaching Program applies any influence on the construction of the autonomy in the graduation of teacher's degree in Mathematics. Through interviews with a group of scholarship holders and former scholars, looking for answers reconciling some fundamentals of Paulo Freire´s theory, the objectives of the program and also the pedagogical project of the Bachelor of Mathematics. The research permeates how respondents perceive their presence in the project, and whether it has any influence on their professional option.application/pdfporFormação docenteLicenciaturaTeaching formationPIBIDMathematicsA influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871954.pdf000871954.pdfTexto completoapplication/pdf286798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/1/000871954.pdfa7531bb89e6b6898f786a0d1393289c3MD51TEXT000871954.pdf.txt000871954.pdf.txtExtracted Texttext/plain114930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/2/000871954.pdf.txt66b4b7c49e937969a4eef161ef1ec8e6MD52THUMBNAIL000871954.pdf.jpg000871954.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/3/000871954.pdf.jpg0a2cc7b38a0ccaac6d76a80175c5fae9MD5310183/668632018-10-17 07:48:25.884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática
title A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática
spellingShingle A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática
Cordoni, Sara Oppermann
Formação docente
Licenciatura
Teaching formation
PIBID
Mathematics
title_short A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática
title_full A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática
title_fullStr A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática
title_full_unstemmed A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática
title_sort A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática
author Cordoni, Sara Oppermann
author_facet Cordoni, Sara Oppermann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordoni, Sara Oppermann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Licenciatura
topic Formação docente
Licenciatura
Teaching formation
PIBID
Mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching formation
PIBID
Mathematics
description Este trabalho tem como foco analisar se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência exerce alguma influência na construção da autonomia na formação docente do Licenciando em Matemática. Por meio de entrevistas a um grupo de bolsistas e ex-bolsistas do Programa, busco respostas conciliando alguns fundamentos da teoria de Paulo Freire, os objetivos do programa e também o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. A investigação permeia o modo como os entrevistados percebem a sua presença no Programa bem como, se este oportuniza alguma influência em sua opção profissional.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871954
url http://hdl.handle.net/10183/66863
identifier_str_mv 000871954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/1/000871954.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/2/000871954.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66863/3/000871954.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a7531bb89e6b6898f786a0d1393289c3
66b4b7c49e937969a4eef161ef1ec8e6
0a2cc7b38a0ccaac6d76a80175c5fae9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438149021696