Competência textual à entrada no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estrela, Antónia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2647
Resumo: Este trabalho visa a uma reflexão sobre as competências de escrita dos alunos à chegada ao Ensino Superior. São descritas e analisadas as principais dificuldades manifestadas pelos alunos no que diz respeito ao domínio das técnicas de escrita e à própria correção linguística. Faz-se ainda uma análise dos programas de Língua Portuguesa, para o Ensino Secundário, destacando-se as competências descritas como nucleares, no ensino da escrita. A partir daí, tenta-se explicar a existência de diferentes domínios de escrita, que podem ser explicados pela influência da família, nomeadamente o nível de escolarização dos pais, e pela frequência do ensino pré-escolar.
id RCAP_26f1dbc93e2dc75916cc179496262c82
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competência textual à entrada no Ensino SuperiorTextual competence at the beginning of Higher EducationEscritaCompetência de escritaDesvios linguísticosWritingWriting skillsLinguistic deviationEste trabalho visa a uma reflexão sobre as competências de escrita dos alunos à chegada ao Ensino Superior. São descritas e analisadas as principais dificuldades manifestadas pelos alunos no que diz respeito ao domínio das técnicas de escrita e à própria correção linguística. Faz-se ainda uma análise dos programas de Língua Portuguesa, para o Ensino Secundário, destacando-se as competências descritas como nucleares, no ensino da escrita. A partir daí, tenta-se explicar a existência de diferentes domínios de escrita, que podem ser explicados pela influência da família, nomeadamente o nível de escolarização dos pais, e pela frequência do ensino pré-escolar.Abstract This study aims at reflecting on the writing skills of students on their arrival at college. The study describes and analyzes the main difficulties experienced by students with regard to the field of writing techniques and linguistic accuracy. An analysis of the Portuguese Language Program, at Secondary Education is also made, with emphasis on core competencies as outlined in the teaching of writing. We attempt to explain the existence of different levels of writing, which can be justified by the predominant role of the family, namely the parent’s education, and by enrollment in kindergarten.RCIPLEstrela, Antónia2013-09-03T11:18:52Z2013-09-032013-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:42:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:23.786576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competência textual à entrada no Ensino Superior
Textual competence at the beginning of Higher Education
title Competência textual à entrada no Ensino Superior
spellingShingle Competência textual à entrada no Ensino Superior
Estrela, Antónia
Escrita
Competência de escrita
Desvios linguísticos
Writing
Writing skills
Linguistic deviation
title_short Competência textual à entrada no Ensino Superior
title_full Competência textual à entrada no Ensino Superior
title_fullStr Competência textual à entrada no Ensino Superior
title_full_unstemmed Competência textual à entrada no Ensino Superior
title_sort Competência textual à entrada no Ensino Superior
author Estrela, Antónia
author_facet Estrela, Antónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Estrela, Antónia
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Competência de escrita
Desvios linguísticos
Writing
Writing skills
Linguistic deviation
topic Escrita
Competência de escrita
Desvios linguísticos
Writing
Writing skills
Linguistic deviation
description Este trabalho visa a uma reflexão sobre as competências de escrita dos alunos à chegada ao Ensino Superior. São descritas e analisadas as principais dificuldades manifestadas pelos alunos no que diz respeito ao domínio das técnicas de escrita e à própria correção linguística. Faz-se ainda uma análise dos programas de Língua Portuguesa, para o Ensino Secundário, destacando-se as competências descritas como nucleares, no ensino da escrita. A partir daí, tenta-se explicar a existência de diferentes domínios de escrita, que podem ser explicados pela influência da família, nomeadamente o nível de escolarização dos pais, e pela frequência do ensino pré-escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-03T11:18:52Z
2013-09-03
2013-09-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2647
url http://hdl.handle.net/10400.21/2647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552441179111424