Competência textual à entrada no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/2647 |
Resumo: | Este trabalho visa a uma reflexão sobre as competências de escrita dos alunos à chegada ao Ensino Superior. São descritas e analisadas as principais dificuldades manifestadas pelos alunos no que diz respeito ao domínio das técnicas de escrita e à própria correção linguística. Faz-se ainda uma análise dos programas de Língua Portuguesa, para o Ensino Secundário, destacando-se as competências descritas como nucleares, no ensino da escrita. A partir daí, tenta-se explicar a existência de diferentes domínios de escrita, que podem ser explicados pela influência da família, nomeadamente o nível de escolarização dos pais, e pela frequência do ensino pré-escolar. |
id |
RCAP_26f1dbc93e2dc75916cc179496262c82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2647 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competência textual à entrada no Ensino SuperiorTextual competence at the beginning of Higher EducationEscritaCompetência de escritaDesvios linguísticosWritingWriting skillsLinguistic deviationEste trabalho visa a uma reflexão sobre as competências de escrita dos alunos à chegada ao Ensino Superior. São descritas e analisadas as principais dificuldades manifestadas pelos alunos no que diz respeito ao domínio das técnicas de escrita e à própria correção linguística. Faz-se ainda uma análise dos programas de Língua Portuguesa, para o Ensino Secundário, destacando-se as competências descritas como nucleares, no ensino da escrita. A partir daí, tenta-se explicar a existência de diferentes domínios de escrita, que podem ser explicados pela influência da família, nomeadamente o nível de escolarização dos pais, e pela frequência do ensino pré-escolar.Abstract This study aims at reflecting on the writing skills of students on their arrival at college. The study describes and analyzes the main difficulties experienced by students with regard to the field of writing techniques and linguistic accuracy. An analysis of the Portuguese Language Program, at Secondary Education is also made, with emphasis on core competencies as outlined in the teaching of writing. We attempt to explain the existence of different levels of writing, which can be justified by the predominant role of the family, namely the parent’s education, and by enrollment in kindergarten.RCIPLEstrela, Antónia2013-09-03T11:18:52Z2013-09-032013-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:42:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:23.786576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência textual à entrada no Ensino Superior Textual competence at the beginning of Higher Education |
title |
Competência textual à entrada no Ensino Superior |
spellingShingle |
Competência textual à entrada no Ensino Superior Estrela, Antónia Escrita Competência de escrita Desvios linguísticos Writing Writing skills Linguistic deviation |
title_short |
Competência textual à entrada no Ensino Superior |
title_full |
Competência textual à entrada no Ensino Superior |
title_fullStr |
Competência textual à entrada no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Competência textual à entrada no Ensino Superior |
title_sort |
Competência textual à entrada no Ensino Superior |
author |
Estrela, Antónia |
author_facet |
Estrela, Antónia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estrela, Antónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Competência de escrita Desvios linguísticos Writing Writing skills Linguistic deviation |
topic |
Escrita Competência de escrita Desvios linguísticos Writing Writing skills Linguistic deviation |
description |
Este trabalho visa a uma reflexão sobre as competências de escrita dos alunos à chegada ao Ensino Superior. São descritas e analisadas as principais dificuldades manifestadas pelos alunos no que diz respeito ao domínio das técnicas de escrita e à própria correção linguística. Faz-se ainda uma análise dos programas de Língua Portuguesa, para o Ensino Secundário, destacando-se as competências descritas como nucleares, no ensino da escrita. A partir daí, tenta-se explicar a existência de diferentes domínios de escrita, que podem ser explicados pela influência da família, nomeadamente o nível de escolarização dos pais, e pela frequência do ensino pré-escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-03T11:18:52Z 2013-09-03 2013-09-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/2647 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/2647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552441179111424 |