O imaginário do "professor-herói" na cultura da escola pública do estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORNÉLIO, Wellington Félix
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1142
Resumo: Neste trabalho, desenvolvemos uma pertinente reflexão e crítica relacionada à cultura, à expressão, à dimensão e à utilidade da figura do “herói” ao homem contemporâneo; correlacionando o debate do “individualismo” na sociedade, os mecanismos utilizados no processo de construção, pensando sobre esta individualidade nos dias atuais e sobre a necessidade de se buscar particularmente no locus social Escola Pública, um “professor-herói”, um “salvador da educação”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, analítico-descritiva de forma interpretativista. A proposta de investigação foi desenvolvida em duas (02) Escolas Públicas da Rede Estadual, ambas com contingentes acima de quinhentos (500) alunos e situadas na cidade de Uberaba/MG. Tal análise foi delimitada envolvendo percepções acerca da realidade docente e das relações pedagógicas, demonstradas através de depoimentos de docentes, de alunos e de pais ou de responsáveis que participavam assiduamente do cotidiano das escolas pesquisadas, totalizando treze (13) pessoas incluídas na pesquisa. Os dados obtidos foram tratados pela técnica denominada Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2009). Apresentaremos ainda, estudo e revisão bibliográfica, buscando embasamento teórico, oportunizando observações e abordagens comparativas de tais formulações teórico-textuais com a praxis cotidiana conjuntural dos ambientes escolares escolhidos. Contudo, buscamos realizar um aprofundamento deste estudo, inclusive promovendo uma abordagem acerca da função social desta simbologia e os seus efeitos. A pesquisa nos revelou que há uma instabilidade quanto a verdadeira função ou atribuição da profissão-professor na contemporaneidade. Explicitamente, todos os entrevistados, cada um a seu modo, mesmo reconhecendo o protagonismo da “profissão-professor”, fizeram menção ou associação do trabalho docente a um “dom”, “talento”, “missão/chamamento”, “sacerdócio”, “vocação”, “amor” e “polivalência”, que nos remeteram à figura do “professor-herói”. Entretanto, há uma interface que transita simbolicamente entre as duas representações, pois nove (09) dos treze (13) entrevistados (os mesmos sujeitos), em seus dizeres, remeteram-nos, também, à figura do “professor-vilão”, pelo fato de estar vinculados a algumas das nossas categorias criadas: “culpado”; ou “especialista/profissional”; ou “perdedor/negligente”. Preliminarmente, percebemos um professor “herói”; porém, considerando esta perceptível interconexão, inversamente, ele poderá se tornar “vilão” ao relacionarmos às estruturas políticas, socioculturais e às condições de funcionamento das instituições pesquisadas.
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spelling O imaginário do "professor-herói" na cultura da escola pública do estado de Minas GeraisProfessor-Herói.Mito fundador.Educação.Teacher-Hero.Myth founder.Education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONeste trabalho, desenvolvemos uma pertinente reflexão e crítica relacionada à cultura, à expressão, à dimensão e à utilidade da figura do “herói” ao homem contemporâneo; correlacionando o debate do “individualismo” na sociedade, os mecanismos utilizados no processo de construção, pensando sobre esta individualidade nos dias atuais e sobre a necessidade de se buscar particularmente no locus social Escola Pública, um “professor-herói”, um “salvador da educação”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, analítico-descritiva de forma interpretativista. A proposta de investigação foi desenvolvida em duas (02) Escolas Públicas da Rede Estadual, ambas com contingentes acima de quinhentos (500) alunos e situadas na cidade de Uberaba/MG. Tal análise foi delimitada envolvendo percepções acerca da realidade docente e das relações pedagógicas, demonstradas através de depoimentos de docentes, de alunos e de pais ou de responsáveis que participavam assiduamente do cotidiano das escolas pesquisadas, totalizando treze (13) pessoas incluídas na pesquisa. Os dados obtidos foram tratados pela técnica denominada Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2009). Apresentaremos ainda, estudo e revisão bibliográfica, buscando embasamento teórico, oportunizando observações e abordagens comparativas de tais formulações teórico-textuais com a praxis cotidiana conjuntural dos ambientes escolares escolhidos. Contudo, buscamos realizar um aprofundamento deste estudo, inclusive promovendo uma abordagem acerca da função social desta simbologia e os seus efeitos. A pesquisa nos revelou que há uma instabilidade quanto a verdadeira função ou atribuição da profissão-professor na contemporaneidade. Explicitamente, todos os entrevistados, cada um a seu modo, mesmo reconhecendo o protagonismo da “profissão-professor”, fizeram menção ou associação do trabalho docente a um “dom”, “talento”, “missão/chamamento”, “sacerdócio”, “vocação”, “amor” e “polivalência”, que nos remeteram à figura do “professor-herói”. Entretanto, há uma interface que transita simbolicamente entre as duas representações, pois nove (09) dos treze (13) entrevistados (os mesmos sujeitos), em seus dizeres, remeteram-nos, também, à figura do “professor-vilão”, pelo fato de estar vinculados a algumas das nossas categorias criadas: “culpado”; ou “especialista/profissional”; ou “perdedor/negligente”. Preliminarmente, percebemos um professor “herói”; porém, considerando esta perceptível interconexão, inversamente, ele poderá se tornar “vilão” ao relacionarmos às estruturas políticas, socioculturais e às condições de funcionamento das instituições pesquisadas.In this work, we develop a pertinent reflection and criticism related to culture, expression, dimension and utility of the figure of the "hero" to contemporary man; the mechanisms used in the construction process, thinking about this individuality in the present day and on the need to look particularly at the social locus Public School, a "teacher-hero", a "savior of the education". It is a qualitative, analytic-descriptive research in an interpretative way. The research proposal was developed in two (02) Public Schools of the State Network, both with contingents above five hundred (500) students and located in the city of Uberaba/MG. This analysis was delimited involving perceptions about the teaching reality and the pedagogical relationships, demonstrated through testimonies of teachers, students and parents or of those responsible who participated assiduously in the daily life of the schools surveyed, totaling thirteen (13) people included in the research. The data obtained were treated by the technique called Content Analysis, described by Bardin (2009). We will also present a study and bibliographical review, seeking theoretical basis, providing observations and comparative approaches of such theoretical-textual formulations with the conjunctural daily praxis of the chosen school environments. However, we seek to deepen this study, including promoting an approach about the social function of this symbology and its effects. Research has revealed to us that there is an instability as to the true function or attribution of the profession-teacher in the contemporaneity. Explicitly, all the interviewees, each in his own way, even recognizing the protagonism of the "profession-teacher", made mention or association of the teaching work to a "gift", "talent", "mission/call", "priesthood", "vocation", "love" and "polyvalence", which referred us to the figure of the "teacher-hero". However, there is an interface that transits symbolically between the two representations, since nine (09) of the thirteen (13) interviewed (the same subjects), in their words, also referred to the figure of "villain-teacher" fact that they are linked to some of our created categories: "guilty"; or "specialist/professional"; or "loser/negligent". Preliminarily, we perceive a "hero" teacher; however, considering this perceptible interconnection, conversely, it can become "villain" when we relate to the political, sociocultural structures and the working conditions of the institutions studied.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri45962022653http://lattes.cnpq.br/5662197248196394CORNÉLIO, Wellington Félix2022-05-20T16:13:38Z2017-12-202022-05-20T16:13:38Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T17:58:55Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T17:58:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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