Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARANTES, Ana Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/745
Resumo: Os graduandos de ciências da saúde apesar da aquisição de conhecimentos relacionados com a promoção e prevenção da saúde, encontram-se sujeitos à ocorrência de transtorno mental comum impactando sua qualidade de vida. O presente estudo apresentou como objetivo analisar a influência do Transtorno Mental Comum e demais variáveis demográficas e acadêmicas sobre a Qualidade de Vida de graduandos de ciências da saúde de uma instituição pública de ensino através da aplicação dos questionários SRQ-20 e WHOQOL - bref. Os resultados identificaram predominância de graduandos do sexo feminino, solteiros com média de idade de 22 anos. O curso com maior prevalência de TMC foi o de Terapia Ocupacional, com 31 (56%) indivíduos apresentando os sintomas; e o curso de Educação Física apresentou a menor proporção, foram 11 (26%) sujeitos. O curso de Educação Física apresentou o maior índice de qualidade de vida, com média de 71,17 e o menor escore foi identificado pelos graduandos do curso de medicina com média de 62,08. O maior número de variáveis influenciando simultaneamente os índices de qualidade de vida ocorreu para o domínio meio ambiente. A influência é positiva sobre a QV no domínio meio ambiente para os graduandos que não apresentaram sintomas de TMC (β= -0,386 e p<0,001), são do sexo masculino (β= -0,144 e p=0,001), moram na cidade de Uberaba (β= 0,135 e p=0,001), cursam os cursos de Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional (β= -0,121 e p=0,005), se auto declararam brancos (β= 0,103 e p=0,015) e possuem renda familiar maior ou igual a dois salários mínimos (β= 0,083 e p=0,048).
id UFTM_4dbd6a7073ef73e30bc39927d390e668
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/745
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúdeQuality of life and common mental disorders in health sciences undergraduatesQualidade de vida.Transtornos Mentais.Estudantes de ciências da saúde.Quality of life.Mental disorders.Students health occupations.Enfermagem PsiquiátricaOs graduandos de ciências da saúde apesar da aquisição de conhecimentos relacionados com a promoção e prevenção da saúde, encontram-se sujeitos à ocorrência de transtorno mental comum impactando sua qualidade de vida. O presente estudo apresentou como objetivo analisar a influência do Transtorno Mental Comum e demais variáveis demográficas e acadêmicas sobre a Qualidade de Vida de graduandos de ciências da saúde de uma instituição pública de ensino através da aplicação dos questionários SRQ-20 e WHOQOL - bref. Os resultados identificaram predominância de graduandos do sexo feminino, solteiros com média de idade de 22 anos. O curso com maior prevalência de TMC foi o de Terapia Ocupacional, com 31 (56%) indivíduos apresentando os sintomas; e o curso de Educação Física apresentou a menor proporção, foram 11 (26%) sujeitos. O curso de Educação Física apresentou o maior índice de qualidade de vida, com média de 71,17 e o menor escore foi identificado pelos graduandos do curso de medicina com média de 62,08. O maior número de variáveis influenciando simultaneamente os índices de qualidade de vida ocorreu para o domínio meio ambiente. A influência é positiva sobre a QV no domínio meio ambiente para os graduandos que não apresentaram sintomas de TMC (β= -0,386 e p<0,001), são do sexo masculino (β= -0,144 e p=0,001), moram na cidade de Uberaba (β= 0,135 e p=0,001), cursam os cursos de Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional (β= -0,121 e p=0,005), se auto declararam brancos (β= 0,103 e p=0,015) e possuem renda familiar maior ou igual a dois salários mínimos (β= 0,083 e p=0,048).Graduates of health sciences despite the acquisition of knowledge related to health promotion and prevention are subject to the occurrence of common mental disorder impacting their quality of life. The present study aimed to analyze the influence of Common Mental Disorder and other demographic and academic variables on the Quality of Life of health science undergraduates of a public educational institution through the application of SRQ-20 and WHOQOL-bref questionnaires. The results identified a predominance of females graduating singles with a mean age of 22 years. The course with the highest prevalence of CMD was Occupational Therapy, with 31 (56%) individuals presenting the symptoms; and the Physical Education course presented the lowest proportion, 11 (26%) subjects. The Physical Education course had the highest quality of life index, with a mean of 71.17 and the lowest score was identified by the undergraduate students of the medical course with a mean of 62.08. The highest number of variables influencing the quality of life indexes occurred simultaneously for the environmental domain. The influence is positive on the QoL in the environmental domain for undergraduates who did not present symptoms of CMD (β = -0,386 and p <0,001), are male (β = -0,144 and p = 0,001), live in the city of Uberaba (β = -0,121 and p = 0,005), self-declared whites (β = 0,103 and p = 0,015) and had a higher or higher family income (p=0,135 and p = 0,001), equal to two minimum wages (β = 0,083 and p = 0,048).Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdePEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje04100453817http://lattes.cnpq.br/1609333755086008ARANTES, Ana Paula2019-07-05T18:55:44Z2018-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfARANTES, Ana Paula. Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde. 2018. 50f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/745porALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. C.; FERREIRA, J. A. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, v. 2, p. 81-93, 2002. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud. org/pdf/avp/v1n2/v1n2a02.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. ANSOLIM, A. G. A. et al. Prevalência de transtorno mental comum entre estudantes de psicologia e enfermagem. Arq. Ciênc. Saúde. v. 22, n. 3, p. 42-45, 2015. Disponível em: < www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/ article/download /83/103/>. Acesso em: 02 set. 2017. ASSIS, A. D.; OLIVEIRA, A. G. B. Vida universitária e saúde mental: atendimento às demandas de saúde e saúde mental de estudantes de uma universidade brasileira. Cadernos Brasileiros de Saude Mental. v. 2, n. 4-5, p.159-177, 2010. Disponível em: < http://stat.necat.incubadora.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1113/1305>. Acesso em: 28 ago. 2017. BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica In. FONSECA, A. F.; CORBO, A. D. O território e o processo saúde-doença. Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do agente comunitário de saúde, 2. FIOCRUZ. p.25-49, 2007. Disponível em: < http://www. epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l24.pdf >. Acesso em: 17 abr. 2017. BARROS, M. J. et al. Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde. Rev. Bra. Edu. Saúde. v.7, n.1, p.16-22, 2017. Disponível em: < www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/download/4235/4244>. Acesso em: 15 mai. 2017. BAKER, R. W.; SIRYK, B. S. SACQ Student adaptation to college questionaire: Manual. Los Angeles (CA): Western Psychological Services, WPS. 1989 BACKES, V. M. S. et al. A Educação continuada dos alunos egressos: compromisso da universidade? Rev. Bras. Enferm. v. 55, n. 2 , p. 200-204, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v55n2/v55n2a15.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017 BONIFÁCIO, S. P. et al. Investigação e manejo de eventos estressores entre estudantes de Psicologia. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. v.7, n. 1, p. 15-20, 2011. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v7n1/v7n1a04.pdf >. Acesso em: 02 set. 2017. BORIM, F. S. A.; BARROS, M. B. A.; BOTEGA, N. J. Transtorno mental comum na população idosa: pesquisa de base populacional no Município de Campinas, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública. v. 29, n. 7, p. 1415-1426, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/v29n7/15.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. CATUNDA, M. A. P.; RUIZ, V. M. Qualidade de vida de universitários. Pensamento Plural Rev Cient UNIFAE. v.2, n. 1, p. 22-31. 2008. Disponível em: < http://www. fae.br/2009/PensamentoPlural/Vol_2_n_1_2008/artigo_qualidadedevidadeuniversitarios.pdf >. Acesso em: 28 ago. 2017. CAVESTRO, J. M.; ROCHA, F. L. Prevalência de depressão entre estudantes universitários. J Bras Psiquiatr, v. 55, n. 4, p. 264-267, 2006 Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v55n4/a01v55n4.pdf>. Acesso em: 02 set. 2017. CUTOLO, L. R. A.; CESA, A. I. Percepção dos alunos do curso de graduação em medicina da UFSC sobre a concepção saúde-doença das práticas curriculares. Arquivos Catarinenses de Medicina. v. 32, n. 4, p. 75-89, 2003. Disponível em: < http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/154.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2017. DSM-IV-TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Trad. Claúdia Dornelles; 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. FLECK, M. P. A. et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 34, n. 2, p. 178-183, Abr. 2000 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0034-89102000000200012&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 05 abr 2016. FU, T. S. T.; et al. Changing trends in the prevalence of common mental disorders in Taiwan: a 20-year repeated cross-sectional survey. Lancet, v. 381, n. 9862, p. 235–241, 2013. Disponível em: < https://ac.els-cdn.com/S0140673612612641/1-s2.0-S0140673612612641- main.pdf?_tid=c7f492b9-6343-445f-aaf9-bc3abc7a3330 &acdnat=1522786020_704abd1d2ef79740baebb967dfc3b7e8 >. Acesso em: 15 mai. 2017. FURR, S. R. et al. Suicide and depression among college students: a decade later. Professional Psychology: Research and Practice. v. 32, n. 1, p. 97-100, 2001. Disponível em: < http://psycnet-apa-org.ez33.periodicos.capes.gov.br/record/2001-16220-015 >. Acesso em: 02 set. 2017. GALLAGHER, R. P.; GILL, A. M.; SYSKO, H. B. National survey of counseling center directors. Alexandria, VA: International Association of Counseling Service. 2000. GOLDBERG, D; HUXLEY, P. Common mental disorders: a biosocial model. London: Tavistock; 1992. GONÇALVES, D. M.; STEIN, A. T.; KAPCZINSKI, F. Avaliação de desempenho do SelfReporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cad. Saúde Pública. v. 24, n. 2, p. 380-390, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/ v24n2/16.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. HUNT, J.; EISENBERG, D. Mental Health Problems and Help-Seeking Behavior Among College Students. Journal of Adolescent Health. v. 46, p. 3–10, 2010. Disponível em: < http://www.jahonline.org/article/S1054-139X(09)00340-1/pdf >. Acesso em: 02 set. 2017. IBGE. Relatório educação para todos no Brasil 2000-2015. Versão preliminar. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2014-pdf/15774-ept-relatorio-06062014/file >. Acesso em: 20 fev 2018. INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior: resumo técnico. Brasília, 2011. JANSEN, Karen et al. Transtornos mentais comuns e qualidade de vida em jovens: uma amostra populacional de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 27, n. 3, p. 440-448, Mar. 2011 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 311X2011000300005&lng=en&nrm=iso >. Acesso em fev 2018. JONES, R. W. Gender-specific differences in the perceived antecedents of academic stress. Psychological Reports. v. 72, p. 739-743, 1993. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED364492.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2017. KING, M.; STANLEY, G.; BURROWS, G. Stress: theory and practice. Sydney: Grune & Stratton. 1987. LANGAME, A. P. et al. Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico. Rev Bras Promoç Saúde, v. 29, n. 3, p. 313-325, 2016. Disponível em: < http://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/4796/pdf>. Acesso em: 08 jun. 2017. LUDERMIR, A. B. Desigualdades de Classe e Gênero e Saúde Mental nas Cidades. Physis Revista de Saúde Coletiva. v. 18, n. 3, p. 451-467, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/physis/v18n3/v18n3a05.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. MARI, J. J.; WILLIAMS, P. A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of São Paulo.The British journal of psychiatry, London,v. 148, p. 23-26, jan. 1986. MARI, J.J., JORGE, M.R. Transtornos psiquiátricos na clínica geral. Psychiatry On-line Brazil 1997; 2. MARTINCOWSKI, T. M. A inserção do aluno iniciante de gradução no universo autoral: a leitura interpretativa e formação de arquivos. Cadernos da Pedagogia. v. 6 n. 12, p. 129-140, 2013. Disponível em: < http://www.cadernosdapedagogia.ufscar .br/index.php/cp/article/viewFile/508/209>. Acesso em: 15 mai. 2017. MEIRA, F. et al. Nuances do conceito de saúde mental e a qualidade de vida de estudantes de medicina. Revista Sul Americana de Psicologia. v. 5, n. 2, p. 263-280, 2017. Disponível em: < www.revista.unisal.br/am/index.php/psico/article/view /179/168>. Acesso em: 08 jun. 2017. MENEZES, P. R. Princípios de epidemiologia psiquiátrica. In: Almeida OP, Dratcu L, Laranjeira R, organizadores. Manual de psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1996. p. 43-55. MIRANDA, E. M. Ensino superior: novos conceitos em novos contextos. Revista de Estudos Politecnicos. v. V, n. 8, p. 161-182, 2007. Disponível em: <http://www. scielo.mec.pt/pdf/tek/n8/v5n8a08.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. MINAYO, M. C. S.; HARTZ, Z. M. A.; BUSS, P. M. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência & Saúde Coletiva. v. 5, n. 1, p. 7-18, 2000. NEVES, M. C. C.; DALGALARRONDO, P. Transtornos mentais auto-referidos em estudantes universitários. J Bras Psiquiatr. v. 56, n. 4, p. 237-244, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v56n4/a01v56n4.pdf >. Acesso em: 08 jun. 2017. OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Mental health action plan 2013-2020. World Health Organization, 2013. OLIVEIRA, N. R. C.; PADOVANI R. C. Saúde do estudante universitário: uma questão para reflexão. Ciênc. saúde coletiva. v.19. n.3, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00995.pdf >. Acesso em: 02 set. 2017. OSSE, C. M C.; COSTA, I. I. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia. v. 28, n. 1, p. 115-122, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v28n1/a12v28n1.pdf >. Acesso em: 15 mai. 2017. PADOVANI, R. C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Rev. bras.ter. cogn. v.10, n.1, 2014. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1808-56872014000100002 >. Acesso em: 02 set. 2017. PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 10 ed. Porto Alegre: Artmed. 2010. PETRINI, A. C.; MARGATO, G; VILELA JUNIOR, G. B. Avaliação da percepção da qualidade de vida de jovens universitários: comparativo entre graduandos do turno diurno e noturno. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. v. 05, n. 03, p. 01-08. 2013. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1564/1020>. Acesso em: 15 mai. 2017 POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972. RISTOFF, D. I. A tríplice crise da universidade brasileira. Avaliação – Revista da Avaliação da Educação Superior. v. 4, supl.1, n. 3, 1999. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1065/1060 >. Acesso em: 28 ago. 2017. ROBERTS, L. W., et al. Perceptions of academic vulnerability associated with personal illness: a study of 1,027 students at nine medical schools. Comprehensive Psychiatry. v. 42, n. 1, p. 1-15, 2001. Disponível em: < https://ac.els-cdn.com/S0010440X01032540/1-s2.0-S0010440X01032540-main.pdf? _tid=0916 cc28-8617-4478-a9a4-b085e2e2e94f&acdnat=1522778293_fb63c44e98073b e67a4feabf1dc02740>. Acesso em: 17 abr. 2017. ROCHA, E. S; SASSI, A. P. Transtornos mentais menores entre estudantes de medicina. Rev. bras. educ. med. v. 37, n. 2, 210-216, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n2/08.pdf >. Acesso em: 15 mai. 2017. ROSA, R. B. et al. A educação em saúde no currículo de um curso de enfermagem: o aprender para educar. Rev Gaúcha Enferm, v. 27, n. 2, p. 185-192, 2006 . Disponível em: <www.seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article /download/4595/2516>. Acesso em: 28 ago. 2017. ROSS, M. Suicide among physicians a psychological study. Dis Nerv Syst, 31: 145-50, 1973. SAMPAIO, H. Diversidade e diferenciação no ensino superior no Brasil. Revista brasileira de ciências sociais. v. 29, n. 84, 2014. Disponível em: < http://www. scielo.br/pdf/rbcsoc/v29n84/02.pdf >. Acesso em: 08 jun. 2017. SANTOS, B.O.; BITTENCOURT, F. O. Análise da qualidade de vida e fatores associados dos acadêmicos da área de saúde de uma Faculdade Particular. Id on Line Rev. Psic. v. 10, n. 33, p. 186-197, 2017. Disponível em: < https://idonline.emnuvens.com.br/id/article /viewFile/611/866 >. Acesso em: 15 mai. 2018. SANTOS, B. S. Da idéia de universidade a universidade de idéias. In B. S. S. Santos. Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade São Paulo: Cortez. 2006. SANTOS, E. G.; SIQUEIRA, M. M. Prevalência dos transtornos mentais na população adulta brasileira: uma revisão sistemática de 1997 a 2009. J Bras Psiquiatr. v. 59, n. 3, p. 238-246, 2010. Disponível em: < http://www.scielo. br/pdf/jbpsiq/v59n3/a11v59n3.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. SANTOS, L. S., et al. Qualidade de vida e transtornos mentais comuns em estudantes de medicina. Cogitare Enferm. v. 22, n. 4, p. 521-526. 2017. Disponível em: < http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/wp-content/uploads/ sites/28/2017/10/52126- 220466-1-PB.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2017. SARRIERA, J. C. et al. Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituições. Revista Brasileira de Orientação Profissional. v. 13, n. 2, p. 163-172, 2012. Disponível em: < http://pepsic. bvsalud.org/pdf/rbop/v13n2/04.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017. SELYE, F. Szel Laithaasufizeu. Philadelphia, PA: Lippincott. 1974. SILVA, R. S.; COSTA, L. A. Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes universitários da área da saúde. Encontro: Revista de Psicologia. v. 15, n. 23, p. 105-112, 2012. Disponível em: < http://www.pgsskroton.com.br/seer/index. php/renc/article/view/2473/2369 >. Acesso em: 08 jun. 2017. SILVEIRA, C et al. Saúde mental em estudantes universitários. Acta Med Port. v. 24, n. (S2), p. 247-256, 2011. Disponível em: < https://www.actamedicaportuguesa. com/revista/index.php/amp/article/.../1504/1089 >. Acesso em: 28 ago. 2017. SCHWARTZMANN, L. Calidad de vida relacionada com la salud: aspectos conceptuales. Ciencia y enfermaria IX. v. 2, p. 9-21, 2003 Disponível em: < https://scielo.conicyt.cl/pdf/cienf/v9n2/art02.pdf >. Acesso em: 17 abr. 2017. SCHULER, R. S. . Definition and conceptualization of stress in organizations. Organizational Behavior and Human Performance. V. 25, p. 184-215, 1980. Disponível em: <https://ac.els-cdn.com/003050738090063X/1-s2.0-003050 73809 0063X-main.pdf? _tid=64f78c39-aa5a-4bdd-b57b-e1aaac1423a6&acdnat=152 2764578_7df519e11420a711b65c81ba321520ce>. Acesso em: 15 mai. 2017. WESTEFELD, J. S.; FURR, S. R. Suicide and depression among college students. Professional Psychology: Research and Practice, v. 18, p. 119-123, 1987. Disponível em: < http://psycnet-apa-org.ez33.periodicos.capes.gov.br/fulltext/1987-28253-001.pdf>. Acesso em: 02 set. 2017. TEIXEIRA, M. A. P. et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicol. Esc. Educ. v. 12, n. 1, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf >. Acesso em: 28 ago. 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Apresentação. Instituto de Ciências da Saúde. 2016. Disponível em: < http://www.uftm.edu.br/ics/ >. Acesso em: 04 out 2016. WHOQOL. THE WHOQOL GROUP. The World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): development and general psychometric properties. Soc Sci Med. v. 46, n. 12, p. 1569-1585, 1998. TÓFOLI, L. F.; ANDRADE, L. H.; FORTES, S. Somatização na América Latina: uma revisão sobre a classificação de transtornos somatoformes, síndromes funcionais e sintomas sem explicação médica. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 33, Supl I, P. S59-S69, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbp/v33s1/06.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. TOSEVSKI, D. L.; MILOVANCEVIC, M. P.; GAJIC, S. D. Personality and psychopathology of university students. Current Opinion in Psychiatry. v. 23, n. 1, p. 48–52, 2010. Disponível em: < https://journals.lww.com/co-psychiatry/Fulltext /2010/01000/Personality_and_psychopathology_of_university.10.aspx#R1-10 >. Acesso em: 17 abr. 2017.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-07-06T04:00:20Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/745Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-07-06T04:00:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde
Quality of life and common mental disorders in health sciences undergraduates
title Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde
spellingShingle Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde
ARANTES, Ana Paula
Qualidade de vida.
Transtornos Mentais.
Estudantes de ciências da saúde.
Quality of life.
Mental disorders.
Students health occupations.
Enfermagem Psiquiátrica
title_short Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde
title_full Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde
title_fullStr Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde
title_full_unstemmed Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde
title_sort Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde
author ARANTES, Ana Paula
author_facet ARANTES, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje
04100453817
http://lattes.cnpq.br/1609333755086008
dc.contributor.author.fl_str_mv ARANTES, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida.
Transtornos Mentais.
Estudantes de ciências da saúde.
Quality of life.
Mental disorders.
Students health occupations.
Enfermagem Psiquiátrica
topic Qualidade de vida.
Transtornos Mentais.
Estudantes de ciências da saúde.
Quality of life.
Mental disorders.
Students health occupations.
Enfermagem Psiquiátrica
description Os graduandos de ciências da saúde apesar da aquisição de conhecimentos relacionados com a promoção e prevenção da saúde, encontram-se sujeitos à ocorrência de transtorno mental comum impactando sua qualidade de vida. O presente estudo apresentou como objetivo analisar a influência do Transtorno Mental Comum e demais variáveis demográficas e acadêmicas sobre a Qualidade de Vida de graduandos de ciências da saúde de uma instituição pública de ensino através da aplicação dos questionários SRQ-20 e WHOQOL - bref. Os resultados identificaram predominância de graduandos do sexo feminino, solteiros com média de idade de 22 anos. O curso com maior prevalência de TMC foi o de Terapia Ocupacional, com 31 (56%) indivíduos apresentando os sintomas; e o curso de Educação Física apresentou a menor proporção, foram 11 (26%) sujeitos. O curso de Educação Física apresentou o maior índice de qualidade de vida, com média de 71,17 e o menor escore foi identificado pelos graduandos do curso de medicina com média de 62,08. O maior número de variáveis influenciando simultaneamente os índices de qualidade de vida ocorreu para o domínio meio ambiente. A influência é positiva sobre a QV no domínio meio ambiente para os graduandos que não apresentaram sintomas de TMC (β= -0,386 e p<0,001), são do sexo masculino (β= -0,144 e p=0,001), moram na cidade de Uberaba (β= 0,135 e p=0,001), cursam os cursos de Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional (β= -0,121 e p=0,005), se auto declararam brancos (β= 0,103 e p=0,015) e possuem renda familiar maior ou igual a dois salários mínimos (β= 0,083 e p=0,048).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-03
2019-07-05T18:55:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARANTES, Ana Paula. Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde. 2018. 50f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/745
identifier_str_mv ARANTES, Ana Paula. Qualidade de vida e transtorno mental comum em graduandos de ciências da saúde. 2018. 50f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. C.; FERREIRA, J. A. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, v. 2, p. 81-93, 2002. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud. org/pdf/avp/v1n2/v1n2a02.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. ANSOLIM, A. G. A. et al. Prevalência de transtorno mental comum entre estudantes de psicologia e enfermagem. Arq. Ciênc. Saúde. v. 22, n. 3, p. 42-45, 2015. Disponível em: < www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/ article/download /83/103/>. Acesso em: 02 set. 2017. ASSIS, A. D.; OLIVEIRA, A. G. B. Vida universitária e saúde mental: atendimento às demandas de saúde e saúde mental de estudantes de uma universidade brasileira. Cadernos Brasileiros de Saude Mental. v. 2, n. 4-5, p.159-177, 2010. Disponível em: < http://stat.necat.incubadora.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1113/1305>. Acesso em: 28 ago. 2017. BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica In. FONSECA, A. F.; CORBO, A. D. O território e o processo saúde-doença. Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do agente comunitário de saúde, 2. FIOCRUZ. p.25-49, 2007. Disponível em: < http://www. epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l24.pdf >. Acesso em: 17 abr. 2017. BARROS, M. J. et al. Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde. Rev. Bra. Edu. Saúde. v.7, n.1, p.16-22, 2017. Disponível em: < www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/download/4235/4244>. Acesso em: 15 mai. 2017. BAKER, R. W.; SIRYK, B. S. SACQ Student adaptation to college questionaire: Manual. Los Angeles (CA): Western Psychological Services, WPS. 1989 BACKES, V. M. S. et al. A Educação continuada dos alunos egressos: compromisso da universidade? Rev. Bras. Enferm. v. 55, n. 2 , p. 200-204, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v55n2/v55n2a15.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017 BONIFÁCIO, S. P. et al. Investigação e manejo de eventos estressores entre estudantes de Psicologia. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. v.7, n. 1, p. 15-20, 2011. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v7n1/v7n1a04.pdf >. Acesso em: 02 set. 2017. BORIM, F. S. A.; BARROS, M. B. A.; BOTEGA, N. J. Transtorno mental comum na população idosa: pesquisa de base populacional no Município de Campinas, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública. v. 29, n. 7, p. 1415-1426, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/v29n7/15.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. CATUNDA, M. A. P.; RUIZ, V. M. Qualidade de vida de universitários. Pensamento Plural Rev Cient UNIFAE. v.2, n. 1, p. 22-31. 2008. Disponível em: < http://www. fae.br/2009/PensamentoPlural/Vol_2_n_1_2008/artigo_qualidadedevidadeuniversitarios.pdf >. Acesso em: 28 ago. 2017. CAVESTRO, J. M.; ROCHA, F. L. Prevalência de depressão entre estudantes universitários. J Bras Psiquiatr, v. 55, n. 4, p. 264-267, 2006 Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v55n4/a01v55n4.pdf>. Acesso em: 02 set. 2017. CUTOLO, L. R. A.; CESA, A. I. Percepção dos alunos do curso de graduação em medicina da UFSC sobre a concepção saúde-doença das práticas curriculares. Arquivos Catarinenses de Medicina. v. 32, n. 4, p. 75-89, 2003. Disponível em: < http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/154.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2017. DSM-IV-TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Trad. Claúdia Dornelles; 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. FLECK, M. P. A. et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 34, n. 2, p. 178-183, Abr. 2000 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0034-89102000000200012&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 05 abr 2016. FU, T. S. T.; et al. Changing trends in the prevalence of common mental disorders in Taiwan: a 20-year repeated cross-sectional survey. Lancet, v. 381, n. 9862, p. 235–241, 2013. Disponível em: < https://ac.els-cdn.com/S0140673612612641/1-s2.0-S0140673612612641- main.pdf?_tid=c7f492b9-6343-445f-aaf9-bc3abc7a3330 &acdnat=1522786020_704abd1d2ef79740baebb967dfc3b7e8 >. Acesso em: 15 mai. 2017. FURR, S. R. et al. Suicide and depression among college students: a decade later. Professional Psychology: Research and Practice. v. 32, n. 1, p. 97-100, 2001. Disponível em: < http://psycnet-apa-org.ez33.periodicos.capes.gov.br/record/2001-16220-015 >. Acesso em: 02 set. 2017. GALLAGHER, R. P.; GILL, A. M.; SYSKO, H. B. National survey of counseling center directors. Alexandria, VA: International Association of Counseling Service. 2000. GOLDBERG, D; HUXLEY, P. Common mental disorders: a biosocial model. London: Tavistock; 1992. GONÇALVES, D. M.; STEIN, A. T.; KAPCZINSKI, F. Avaliação de desempenho do SelfReporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cad. Saúde Pública. v. 24, n. 2, p. 380-390, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/ v24n2/16.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. HUNT, J.; EISENBERG, D. Mental Health Problems and Help-Seeking Behavior Among College Students. Journal of Adolescent Health. v. 46, p. 3–10, 2010. Disponível em: < http://www.jahonline.org/article/S1054-139X(09)00340-1/pdf >. Acesso em: 02 set. 2017. IBGE. Relatório educação para todos no Brasil 2000-2015. Versão preliminar. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2014-pdf/15774-ept-relatorio-06062014/file >. Acesso em: 20 fev 2018. INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior: resumo técnico. Brasília, 2011. JANSEN, Karen et al. Transtornos mentais comuns e qualidade de vida em jovens: uma amostra populacional de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 27, n. 3, p. 440-448, Mar. 2011 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 311X2011000300005&lng=en&nrm=iso >. Acesso em fev 2018. JONES, R. W. Gender-specific differences in the perceived antecedents of academic stress. Psychological Reports. v. 72, p. 739-743, 1993. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED364492.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2017. KING, M.; STANLEY, G.; BURROWS, G. Stress: theory and practice. Sydney: Grune & Stratton. 1987. LANGAME, A. P. et al. Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico. Rev Bras Promoç Saúde, v. 29, n. 3, p. 313-325, 2016. Disponível em: < http://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/4796/pdf>. Acesso em: 08 jun. 2017. LUDERMIR, A. B. Desigualdades de Classe e Gênero e Saúde Mental nas Cidades. Physis Revista de Saúde Coletiva. v. 18, n. 3, p. 451-467, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/physis/v18n3/v18n3a05.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. MARI, J. J.; WILLIAMS, P. A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of São Paulo.The British journal of psychiatry, London,v. 148, p. 23-26, jan. 1986. MARI, J.J., JORGE, M.R. Transtornos psiquiátricos na clínica geral. Psychiatry On-line Brazil 1997; 2. MARTINCOWSKI, T. M. A inserção do aluno iniciante de gradução no universo autoral: a leitura interpretativa e formação de arquivos. Cadernos da Pedagogia. v. 6 n. 12, p. 129-140, 2013. Disponível em: < http://www.cadernosdapedagogia.ufscar .br/index.php/cp/article/viewFile/508/209>. Acesso em: 15 mai. 2017. MEIRA, F. et al. Nuances do conceito de saúde mental e a qualidade de vida de estudantes de medicina. Revista Sul Americana de Psicologia. v. 5, n. 2, p. 263-280, 2017. Disponível em: < www.revista.unisal.br/am/index.php/psico/article/view /179/168>. Acesso em: 08 jun. 2017. MENEZES, P. R. Princípios de epidemiologia psiquiátrica. In: Almeida OP, Dratcu L, Laranjeira R, organizadores. Manual de psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1996. p. 43-55. MIRANDA, E. M. Ensino superior: novos conceitos em novos contextos. Revista de Estudos Politecnicos. v. V, n. 8, p. 161-182, 2007. Disponível em: <http://www. scielo.mec.pt/pdf/tek/n8/v5n8a08.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. MINAYO, M. C. S.; HARTZ, Z. M. A.; BUSS, P. M. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência & Saúde Coletiva. v. 5, n. 1, p. 7-18, 2000. NEVES, M. C. C.; DALGALARRONDO, P. Transtornos mentais auto-referidos em estudantes universitários. J Bras Psiquiatr. v. 56, n. 4, p. 237-244, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v56n4/a01v56n4.pdf >. Acesso em: 08 jun. 2017. OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Mental health action plan 2013-2020. World Health Organization, 2013. OLIVEIRA, N. R. C.; PADOVANI R. C. Saúde do estudante universitário: uma questão para reflexão. Ciênc. saúde coletiva. v.19. n.3, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00995.pdf >. Acesso em: 02 set. 2017. OSSE, C. M C.; COSTA, I. I. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia. v. 28, n. 1, p. 115-122, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v28n1/a12v28n1.pdf >. Acesso em: 15 mai. 2017. PADOVANI, R. C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Rev. bras.ter. cogn. v.10, n.1, 2014. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1808-56872014000100002 >. Acesso em: 02 set. 2017. PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 10 ed. Porto Alegre: Artmed. 2010. PETRINI, A. C.; MARGATO, G; VILELA JUNIOR, G. B. Avaliação da percepção da qualidade de vida de jovens universitários: comparativo entre graduandos do turno diurno e noturno. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. v. 05, n. 03, p. 01-08. 2013. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1564/1020>. Acesso em: 15 mai. 2017 POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972. RISTOFF, D. I. A tríplice crise da universidade brasileira. Avaliação – Revista da Avaliação da Educação Superior. v. 4, supl.1, n. 3, 1999. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1065/1060 >. Acesso em: 28 ago. 2017. ROBERTS, L. W., et al. Perceptions of academic vulnerability associated with personal illness: a study of 1,027 students at nine medical schools. Comprehensive Psychiatry. v. 42, n. 1, p. 1-15, 2001. Disponível em: < https://ac.els-cdn.com/S0010440X01032540/1-s2.0-S0010440X01032540-main.pdf? _tid=0916 cc28-8617-4478-a9a4-b085e2e2e94f&acdnat=1522778293_fb63c44e98073b e67a4feabf1dc02740>. Acesso em: 17 abr. 2017. ROCHA, E. S; SASSI, A. P. Transtornos mentais menores entre estudantes de medicina. Rev. bras. educ. med. v. 37, n. 2, 210-216, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n2/08.pdf >. Acesso em: 15 mai. 2017. ROSA, R. B. et al. A educação em saúde no currículo de um curso de enfermagem: o aprender para educar. Rev Gaúcha Enferm, v. 27, n. 2, p. 185-192, 2006 . Disponível em: <www.seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article /download/4595/2516>. Acesso em: 28 ago. 2017. ROSS, M. Suicide among physicians a psychological study. Dis Nerv Syst, 31: 145-50, 1973. SAMPAIO, H. Diversidade e diferenciação no ensino superior no Brasil. Revista brasileira de ciências sociais. v. 29, n. 84, 2014. Disponível em: < http://www. scielo.br/pdf/rbcsoc/v29n84/02.pdf >. Acesso em: 08 jun. 2017. SANTOS, B.O.; BITTENCOURT, F. O. Análise da qualidade de vida e fatores associados dos acadêmicos da área de saúde de uma Faculdade Particular. Id on Line Rev. Psic. v. 10, n. 33, p. 186-197, 2017. Disponível em: < https://idonline.emnuvens.com.br/id/article /viewFile/611/866 >. Acesso em: 15 mai. 2018. SANTOS, B. S. Da idéia de universidade a universidade de idéias. In B. S. S. Santos. Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade São Paulo: Cortez. 2006. SANTOS, E. G.; SIQUEIRA, M. M. Prevalência dos transtornos mentais na população adulta brasileira: uma revisão sistemática de 1997 a 2009. J Bras Psiquiatr. v. 59, n. 3, p. 238-246, 2010. Disponível em: < http://www.scielo. br/pdf/jbpsiq/v59n3/a11v59n3.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. SANTOS, L. S., et al. Qualidade de vida e transtornos mentais comuns em estudantes de medicina. Cogitare Enferm. v. 22, n. 4, p. 521-526. 2017. Disponível em: < http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/wp-content/uploads/ sites/28/2017/10/52126- 220466-1-PB.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2017. SARRIERA, J. C. et al. Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituições. Revista Brasileira de Orientação Profissional. v. 13, n. 2, p. 163-172, 2012. Disponível em: < http://pepsic. bvsalud.org/pdf/rbop/v13n2/04.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017. SELYE, F. Szel Laithaasufizeu. Philadelphia, PA: Lippincott. 1974. SILVA, R. S.; COSTA, L. A. Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes universitários da área da saúde. Encontro: Revista de Psicologia. v. 15, n. 23, p. 105-112, 2012. Disponível em: < http://www.pgsskroton.com.br/seer/index. php/renc/article/view/2473/2369 >. Acesso em: 08 jun. 2017. SILVEIRA, C et al. Saúde mental em estudantes universitários. Acta Med Port. v. 24, n. (S2), p. 247-256, 2011. Disponível em: < https://www.actamedicaportuguesa. com/revista/index.php/amp/article/.../1504/1089 >. Acesso em: 28 ago. 2017. SCHWARTZMANN, L. Calidad de vida relacionada com la salud: aspectos conceptuales. Ciencia y enfermaria IX. v. 2, p. 9-21, 2003 Disponível em: < https://scielo.conicyt.cl/pdf/cienf/v9n2/art02.pdf >. Acesso em: 17 abr. 2017. SCHULER, R. S. . Definition and conceptualization of stress in organizations. Organizational Behavior and Human Performance. V. 25, p. 184-215, 1980. Disponível em: <https://ac.els-cdn.com/003050738090063X/1-s2.0-003050 73809 0063X-main.pdf? _tid=64f78c39-aa5a-4bdd-b57b-e1aaac1423a6&acdnat=152 2764578_7df519e11420a711b65c81ba321520ce>. Acesso em: 15 mai. 2017. WESTEFELD, J. S.; FURR, S. R. Suicide and depression among college students. Professional Psychology: Research and Practice, v. 18, p. 119-123, 1987. Disponível em: < http://psycnet-apa-org.ez33.periodicos.capes.gov.br/fulltext/1987-28253-001.pdf>. Acesso em: 02 set. 2017. TEIXEIRA, M. A. P. et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicol. Esc. Educ. v. 12, n. 1, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf >. Acesso em: 28 ago. 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Apresentação. Instituto de Ciências da Saúde. 2016. Disponível em: < http://www.uftm.edu.br/ics/ >. Acesso em: 04 out 2016. WHOQOL. THE WHOQOL GROUP. The World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): development and general psychometric properties. Soc Sci Med. v. 46, n. 12, p. 1569-1585, 1998. TÓFOLI, L. F.; ANDRADE, L. H.; FORTES, S. Somatização na América Latina: uma revisão sobre a classificação de transtornos somatoformes, síndromes funcionais e sintomas sem explicação médica. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 33, Supl I, P. S59-S69, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbp/v33s1/06.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. TOSEVSKI, D. L.; MILOVANCEVIC, M. P.; GAJIC, S. D. Personality and psychopathology of university students. Current Opinion in Psychiatry. v. 23, n. 1, p. 48–52, 2010. Disponível em: < https://journals.lww.com/co-psychiatry/Fulltext /2010/01000/Personality_and_psychopathology_of_university.10.aspx#R1-10 >. Acesso em: 17 abr. 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221136121987072