Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ricardo André Ferreira de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1105
Resumo: Em meio à revolução digital em que vivemos, a internet se apresenta com uma fonte inesgotável de conteúdos informacionais disponíveis para o uso do professor. A utilização de vídeos de ensino de Física, em sala de aula, poder ser uma solução simples, útil, barata e instantânea, pois, para encontrar um determinado conceito ou fenômeno físico que se pretender trabalhar, dependemos apenas da inserção de algumas palavras-chaves no buscador de um browser com acesso à internet para obter uma grande variedade de opções relacionadas ao tema. Mas nem todo conteúdo disponível na internet tem a qualidade adequada para ser reproduzido em sala de aula, com o intuito de possibilitar uma construção de conhecimento consistente, incentivando a discussão e o autoconhecimento. Sem domínio das competências informacionais e midiáticas adequadas, a avaliação destes documentos se torna um grande desafio. O presente trabalho pretende apresentar e problematizar critérios de qualidade necessários para se avaliar vídeos informacionais de qualidade para o ensino de Física. Trata-se de um trabalho qualitativo, que utiliza a metodologia de pesquisa documental. A partir das análises das fontes documentais, incluindo guias do Programa Nacional do Livro Didático, parâmetros de avaliação de competências informacionais e de competências midiáticas, foram definidas oito categorias para guiar a escolha de um vídeo: qualidade da fonte, qualidade formal, qualidade do conteúdo, coerência didática, representatividade, engajamento emotivo, potencial de controvérsia e qualidade da fruição. Testes-pilotos com o guia discutem a necessidade de o professor ter capacidade de interpretação e análise crítica para conseguir avaliar um vídeo adequadamente, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores de trabalharem os conceitos de alfabetização midiática e informacional para formação discente no contexto da cultura da convergência midiática.
id UFTM_51e145ee35fa8a234cd053061b1317da
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1105
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionaisVídeos online.Competência informacional.Competência midiática.Ensino de Física.Online videos.Informational competence.Media competence.Teaching Physics.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEm meio à revolução digital em que vivemos, a internet se apresenta com uma fonte inesgotável de conteúdos informacionais disponíveis para o uso do professor. A utilização de vídeos de ensino de Física, em sala de aula, poder ser uma solução simples, útil, barata e instantânea, pois, para encontrar um determinado conceito ou fenômeno físico que se pretender trabalhar, dependemos apenas da inserção de algumas palavras-chaves no buscador de um browser com acesso à internet para obter uma grande variedade de opções relacionadas ao tema. Mas nem todo conteúdo disponível na internet tem a qualidade adequada para ser reproduzido em sala de aula, com o intuito de possibilitar uma construção de conhecimento consistente, incentivando a discussão e o autoconhecimento. Sem domínio das competências informacionais e midiáticas adequadas, a avaliação destes documentos se torna um grande desafio. O presente trabalho pretende apresentar e problematizar critérios de qualidade necessários para se avaliar vídeos informacionais de qualidade para o ensino de Física. Trata-se de um trabalho qualitativo, que utiliza a metodologia de pesquisa documental. A partir das análises das fontes documentais, incluindo guias do Programa Nacional do Livro Didático, parâmetros de avaliação de competências informacionais e de competências midiáticas, foram definidas oito categorias para guiar a escolha de um vídeo: qualidade da fonte, qualidade formal, qualidade do conteúdo, coerência didática, representatividade, engajamento emotivo, potencial de controvérsia e qualidade da fruição. Testes-pilotos com o guia discutem a necessidade de o professor ter capacidade de interpretação e análise crítica para conseguir avaliar um vídeo adequadamente, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores de trabalharem os conceitos de alfabetização midiática e informacional para formação discente no contexto da cultura da convergência midiática.In the midst of the digital revolution in which we live, the internet presents itself with an inexhaustible source of informational content available for teacher use. The use of videos of teaching Physics in the classroom can be a simple, useful, cheap and instant solution because to find a particular concept or physical phenomenon that you want to work. We depend on the insertion of some keywords in the search engine from a browser with internet access for a wide variety of options related to the theme. But not all content available on the Internet has the right quality to be reproduced in the classroom, to enable a consistent construction of knowledge, encouraging discussion and self-knowledge. Without mastery of adequate information and media skills, evaluation of these documents becomes a significant challenge. The present work intends to present and to problematize quality criteria necessary to evaluate quality informational videos for the teaching of Physics. This is a qualitative work that uses documentary research methodology. Based on the analyzes of documentary sources, including guides from the National Textbook Program, evaluation parameters of informational skills and media skills, eight categories were defined to guide the selection of a video: source quality, formal quality, content quality , didactic coherence, representativeness, emotional engagement, potential of controversy and quality of enjoyment. Pilot tests with the guide discuss the need for the teacher to be able to interpret and critically analyze in order to be able to evaluate a video properly, as well as the need of teacher training courses to work the concepts of media literacy and information for student training in the context of the culture of media convergence.Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTMUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSIQUEIRA, Alexandra Bujokas de17402642828http://lattes.cnpq.br/9128093573466760SANTOS, Ricardo André Ferreira de Oliveira2022-05-09T18:09:20Z2018-07-312022-05-09T18:09:20Z2018-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:57:10Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:57:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionais
title Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionais
spellingShingle Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionais
SANTOS, Ricardo André Ferreira de Oliveira
Vídeos online.
Competência informacional.
Competência midiática.
Ensino de Física.
Online videos.
Informational competence.
Media competence.
Teaching Physics.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionais
title_full Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionais
title_fullStr Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionais
title_full_unstemmed Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionais
title_sort Vídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionais
author SANTOS, Ricardo André Ferreira de Oliveira
author_facet SANTOS, Ricardo André Ferreira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de
17402642828
http://lattes.cnpq.br/9128093573466760
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Ricardo André Ferreira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeos online.
Competência informacional.
Competência midiática.
Ensino de Física.
Online videos.
Informational competence.
Media competence.
Teaching Physics.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Vídeos online.
Competência informacional.
Competência midiática.
Ensino de Física.
Online videos.
Informational competence.
Media competence.
Teaching Physics.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Em meio à revolução digital em que vivemos, a internet se apresenta com uma fonte inesgotável de conteúdos informacionais disponíveis para o uso do professor. A utilização de vídeos de ensino de Física, em sala de aula, poder ser uma solução simples, útil, barata e instantânea, pois, para encontrar um determinado conceito ou fenômeno físico que se pretender trabalhar, dependemos apenas da inserção de algumas palavras-chaves no buscador de um browser com acesso à internet para obter uma grande variedade de opções relacionadas ao tema. Mas nem todo conteúdo disponível na internet tem a qualidade adequada para ser reproduzido em sala de aula, com o intuito de possibilitar uma construção de conhecimento consistente, incentivando a discussão e o autoconhecimento. Sem domínio das competências informacionais e midiáticas adequadas, a avaliação destes documentos se torna um grande desafio. O presente trabalho pretende apresentar e problematizar critérios de qualidade necessários para se avaliar vídeos informacionais de qualidade para o ensino de Física. Trata-se de um trabalho qualitativo, que utiliza a metodologia de pesquisa documental. A partir das análises das fontes documentais, incluindo guias do Programa Nacional do Livro Didático, parâmetros de avaliação de competências informacionais e de competências midiáticas, foram definidas oito categorias para guiar a escolha de um vídeo: qualidade da fonte, qualidade formal, qualidade do conteúdo, coerência didática, representatividade, engajamento emotivo, potencial de controvérsia e qualidade da fruição. Testes-pilotos com o guia discutem a necessidade de o professor ter capacidade de interpretação e análise crítica para conseguir avaliar um vídeo adequadamente, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores de trabalharem os conceitos de alfabetização midiática e informacional para formação discente no contexto da cultura da convergência midiática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31
2018-07-31
2022-05-09T18:09:20Z
2022-05-09T18:09:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1105
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221126711017472