O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Roberta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) brasileiro, lançado em 2007 e iniciado em 2009, atende a toda a Educação Básica. O PIBID se encontra na linha de ação de formação inicial dos alunos bolsistas e na formação continuada dos professores supervisores e dos coordenadores dos subprojetos do programa. Este trabalho propõe apontar as contribuições e desafios do programa PIBID/Matemática no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática do Brasil. Os objetivos específicos são investigar se a participação de professores supervisores de Matemática do PIBID pode ser considerada um fator relevante no desenvolvimento de seu trabalho e pesquisar a relação teoria e prática voltadas para o professor supervisor de Matemática do PIBID. A pesquisa integra dados quantitativos e qualitativos. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se em revisão bibliográfica e questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 19 professores supervisores. Para a análise dos dados das perguntas abertas utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a relação estabelecida entre teoria e prática na formação dos professores, a integração entre a escola e a universidade, a inserção dos alunos bolsistas nas atividades da escola, a valorização do trabalho do professor supervisor, além de questões como a disponibilidade de mais recursos financeiros e oferecimento de mais vagas. Espera-se que este trabalho seja continuado por outros pesquisadores, pois se percebeu a carência de pesquisas sobre o professor supervisor do PIBID e a Matemática e, ao mesmo tempo, constatou-se a importância do professor supervisor no desenvolvimento das atividades do PIBID e da valorização da experiência que o professor supervisor possui nessas atividades que podem interferir na aprendizagem dos alunos da Educação Básica.
id UFTM_57b974f9bca5769db2ce9969513dd4d7
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1140
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de MatemáticaThe PIBID in the professional development of mathematical supervisors teachersDesenvolvimento profissional docente.Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.Professor supervisor.Matemática.Teacher Professional development.Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation.Supervisor teacher.Mathematics.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) brasileiro, lançado em 2007 e iniciado em 2009, atende a toda a Educação Básica. O PIBID se encontra na linha de ação de formação inicial dos alunos bolsistas e na formação continuada dos professores supervisores e dos coordenadores dos subprojetos do programa. Este trabalho propõe apontar as contribuições e desafios do programa PIBID/Matemática no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática do Brasil. Os objetivos específicos são investigar se a participação de professores supervisores de Matemática do PIBID pode ser considerada um fator relevante no desenvolvimento de seu trabalho e pesquisar a relação teoria e prática voltadas para o professor supervisor de Matemática do PIBID. A pesquisa integra dados quantitativos e qualitativos. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se em revisão bibliográfica e questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 19 professores supervisores. Para a análise dos dados das perguntas abertas utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a relação estabelecida entre teoria e prática na formação dos professores, a integração entre a escola e a universidade, a inserção dos alunos bolsistas nas atividades da escola, a valorização do trabalho do professor supervisor, além de questões como a disponibilidade de mais recursos financeiros e oferecimento de mais vagas. Espera-se que este trabalho seja continuado por outros pesquisadores, pois se percebeu a carência de pesquisas sobre o professor supervisor do PIBID e a Matemática e, ao mesmo tempo, constatou-se a importância do professor supervisor no desenvolvimento das atividades do PIBID e da valorização da experiência que o professor supervisor possui nessas atividades que podem interferir na aprendizagem dos alunos da Educação Básica.The Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation (PIBID), launched in 2007 and started in 2009, addresses all Basic Education. The PIBID is in the line of action for the initial training of scholarship students and in the continuing trainning of the supervisors and coordinators of the subprojects of the program. This paper proposes to point out the contributions and challenges of the PIBID / Mathematics program in the professional development of Mathematics teachers’ supervisors in Brazil. The specific objectives are to investigate whether the participation of mathematical teachers’ supervisors of PIBID can be considered a relevant factor in the development of their work and to investigate the relation theory and practice aimed at the supervisor of Mathematics of PIBID. The research integrates quantitative and qualitative data. The methodological procedures were based on bibliographic review and online questionnaire with open and closed questions. A total of 19 teachers’ supervisors participated in the study. For the analysis of the data of the open questions we use the software IRaMuTeQ (Interface of Multidimensional Analyzes of Textes et de Questionnaires). The analysis of the data brought to light aspects such as the relationship between theory and practice in teacher education, integration between school and university, the inclusion of scholarship students in school activities, the valuation of the work of the supervising teacher, besides such as the availability of more financial resources and more vacancies. It is expected that this work will be continued by other researchers, because it was noticed the lack of research on the teacher supervisor of PIBID and Mathematics and, at the same time, it was verified the importance of the supervisor teacher in the development of the activities of PIBID and valuation of the experience that the supervisor teacher has in these activities that can interfere in the learning of the students of Basic Education.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLINHARES, Martha Maria Prata29625289100http://lattes.cnpq.br/2261656066135090COSTA, Roberta2022-05-20T14:19:09Z2019-02-052022-05-20T14:19:09Z2019-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:58:11Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:58:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
The PIBID in the professional development of mathematical supervisors teachers
title O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
spellingShingle O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
COSTA, Roberta
Desenvolvimento profissional docente.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Professor supervisor.
Matemática.
Teacher Professional development.
Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation.
Supervisor teacher.
Mathematics.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
title_full O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
title_fullStr O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
title_full_unstemmed O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
title_sort O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
author COSTA, Roberta
author_facet COSTA, Roberta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINHARES, Martha Maria Prata
29625289100
http://lattes.cnpq.br/2261656066135090
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Professor supervisor.
Matemática.
Teacher Professional development.
Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation.
Supervisor teacher.
Mathematics.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Desenvolvimento profissional docente.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Professor supervisor.
Matemática.
Teacher Professional development.
Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation.
Supervisor teacher.
Mathematics.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) brasileiro, lançado em 2007 e iniciado em 2009, atende a toda a Educação Básica. O PIBID se encontra na linha de ação de formação inicial dos alunos bolsistas e na formação continuada dos professores supervisores e dos coordenadores dos subprojetos do programa. Este trabalho propõe apontar as contribuições e desafios do programa PIBID/Matemática no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática do Brasil. Os objetivos específicos são investigar se a participação de professores supervisores de Matemática do PIBID pode ser considerada um fator relevante no desenvolvimento de seu trabalho e pesquisar a relação teoria e prática voltadas para o professor supervisor de Matemática do PIBID. A pesquisa integra dados quantitativos e qualitativos. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se em revisão bibliográfica e questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 19 professores supervisores. Para a análise dos dados das perguntas abertas utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a relação estabelecida entre teoria e prática na formação dos professores, a integração entre a escola e a universidade, a inserção dos alunos bolsistas nas atividades da escola, a valorização do trabalho do professor supervisor, além de questões como a disponibilidade de mais recursos financeiros e oferecimento de mais vagas. Espera-se que este trabalho seja continuado por outros pesquisadores, pois se percebeu a carência de pesquisas sobre o professor supervisor do PIBID e a Matemática e, ao mesmo tempo, constatou-se a importância do professor supervisor no desenvolvimento das atividades do PIBID e da valorização da experiência que o professor supervisor possui nessas atividades que podem interferir na aprendizagem dos alunos da Educação Básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-05
2019-02-05
2022-05-20T14:19:09Z
2022-05-20T14:19:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013326697857024