O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) brasileiro, lançado em 2007 e iniciado em 2009, atende a toda a Educação Básica. O PIBID se encontra na linha de ação de formação inicial dos alunos bolsistas e na formação continuada dos professores supervisores e dos coordenadores dos subprojetos do programa. Este trabalho propõe apontar as contribuições e desafios do programa PIBID/Matemática no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática do Brasil. Os objetivos específicos são investigar se a participação de professores supervisores de Matemática do PIBID pode ser considerada um fator relevante no desenvolvimento de seu trabalho e pesquisar a relação teoria e prática voltadas para o professor supervisor de Matemática do PIBID. A pesquisa integra dados quantitativos e qualitativos. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se em revisão bibliográfica e questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 19 professores supervisores. Para a análise dos dados das perguntas abertas utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a relação estabelecida entre teoria e prática na formação dos professores, a integração entre a escola e a universidade, a inserção dos alunos bolsistas nas atividades da escola, a valorização do trabalho do professor supervisor, além de questões como a disponibilidade de mais recursos financeiros e oferecimento de mais vagas. Espera-se que este trabalho seja continuado por outros pesquisadores, pois se percebeu a carência de pesquisas sobre o professor supervisor do PIBID e a Matemática e, ao mesmo tempo, constatou-se a importância do professor supervisor no desenvolvimento das atividades do PIBID e da valorização da experiência que o professor supervisor possui nessas atividades que podem interferir na aprendizagem dos alunos da Educação Básica. |
id |
UFTM_57b974f9bca5769db2ce9969513dd4d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1140 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de MatemáticaThe PIBID in the professional development of mathematical supervisors teachersDesenvolvimento profissional docente.Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.Professor supervisor.Matemática.Teacher Professional development.Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation.Supervisor teacher.Mathematics.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) brasileiro, lançado em 2007 e iniciado em 2009, atende a toda a Educação Básica. O PIBID se encontra na linha de ação de formação inicial dos alunos bolsistas e na formação continuada dos professores supervisores e dos coordenadores dos subprojetos do programa. Este trabalho propõe apontar as contribuições e desafios do programa PIBID/Matemática no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática do Brasil. Os objetivos específicos são investigar se a participação de professores supervisores de Matemática do PIBID pode ser considerada um fator relevante no desenvolvimento de seu trabalho e pesquisar a relação teoria e prática voltadas para o professor supervisor de Matemática do PIBID. A pesquisa integra dados quantitativos e qualitativos. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se em revisão bibliográfica e questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 19 professores supervisores. Para a análise dos dados das perguntas abertas utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a relação estabelecida entre teoria e prática na formação dos professores, a integração entre a escola e a universidade, a inserção dos alunos bolsistas nas atividades da escola, a valorização do trabalho do professor supervisor, além de questões como a disponibilidade de mais recursos financeiros e oferecimento de mais vagas. Espera-se que este trabalho seja continuado por outros pesquisadores, pois se percebeu a carência de pesquisas sobre o professor supervisor do PIBID e a Matemática e, ao mesmo tempo, constatou-se a importância do professor supervisor no desenvolvimento das atividades do PIBID e da valorização da experiência que o professor supervisor possui nessas atividades que podem interferir na aprendizagem dos alunos da Educação Básica.The Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation (PIBID), launched in 2007 and started in 2009, addresses all Basic Education. The PIBID is in the line of action for the initial training of scholarship students and in the continuing trainning of the supervisors and coordinators of the subprojects of the program. This paper proposes to point out the contributions and challenges of the PIBID / Mathematics program in the professional development of Mathematics teachers’ supervisors in Brazil. The specific objectives are to investigate whether the participation of mathematical teachers’ supervisors of PIBID can be considered a relevant factor in the development of their work and to investigate the relation theory and practice aimed at the supervisor of Mathematics of PIBID. The research integrates quantitative and qualitative data. The methodological procedures were based on bibliographic review and online questionnaire with open and closed questions. A total of 19 teachers’ supervisors participated in the study. For the analysis of the data of the open questions we use the software IRaMuTeQ (Interface of Multidimensional Analyzes of Textes et de Questionnaires). The analysis of the data brought to light aspects such as the relationship between theory and practice in teacher education, integration between school and university, the inclusion of scholarship students in school activities, the valuation of the work of the supervising teacher, besides such as the availability of more financial resources and more vacancies. It is expected that this work will be continued by other researchers, because it was noticed the lack of research on the teacher supervisor of PIBID and Mathematics and, at the same time, it was verified the importance of the supervisor teacher in the development of the activities of PIBID and valuation of the experience that the supervisor teacher has in these activities that can interfere in the learning of the students of Basic Education.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLINHARES, Martha Maria Prata29625289100http://lattes.cnpq.br/2261656066135090COSTA, Roberta2022-05-20T14:19:09Z2019-02-052022-05-20T14:19:09Z2019-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:58:11Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:58:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática The PIBID in the professional development of mathematical supervisors teachers |
title |
O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática |
spellingShingle |
O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática COSTA, Roberta Desenvolvimento profissional docente. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Professor supervisor. Matemática. Teacher Professional development. Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation. Supervisor teacher. Mathematics. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática |
title_full |
O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática |
title_fullStr |
O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática |
title_full_unstemmed |
O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática |
title_sort |
O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática |
author |
COSTA, Roberta |
author_facet |
COSTA, Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LINHARES, Martha Maria Prata 29625289100 http://lattes.cnpq.br/2261656066135090 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional docente. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Professor supervisor. Matemática. Teacher Professional development. Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation. Supervisor teacher. Mathematics. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Desenvolvimento profissional docente. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Professor supervisor. Matemática. Teacher Professional development. Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation. Supervisor teacher. Mathematics. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) brasileiro, lançado em 2007 e iniciado em 2009, atende a toda a Educação Básica. O PIBID se encontra na linha de ação de formação inicial dos alunos bolsistas e na formação continuada dos professores supervisores e dos coordenadores dos subprojetos do programa. Este trabalho propõe apontar as contribuições e desafios do programa PIBID/Matemática no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática do Brasil. Os objetivos específicos são investigar se a participação de professores supervisores de Matemática do PIBID pode ser considerada um fator relevante no desenvolvimento de seu trabalho e pesquisar a relação teoria e prática voltadas para o professor supervisor de Matemática do PIBID. A pesquisa integra dados quantitativos e qualitativos. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se em revisão bibliográfica e questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 19 professores supervisores. Para a análise dos dados das perguntas abertas utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a relação estabelecida entre teoria e prática na formação dos professores, a integração entre a escola e a universidade, a inserção dos alunos bolsistas nas atividades da escola, a valorização do trabalho do professor supervisor, além de questões como a disponibilidade de mais recursos financeiros e oferecimento de mais vagas. Espera-se que este trabalho seja continuado por outros pesquisadores, pois se percebeu a carência de pesquisas sobre o professor supervisor do PIBID e a Matemática e, ao mesmo tempo, constatou-se a importância do professor supervisor no desenvolvimento das atividades do PIBID e da valorização da experiência que o professor supervisor possui nessas atividades que podem interferir na aprendizagem dos alunos da Educação Básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-05 2019-02-05 2022-05-20T14:19:09Z 2022-05-20T14:19:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140 |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013326697857024 |