Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774 |
Resumo: | As pesquisas na área da pedagogia hospitalar nos permitem constatar pouca priorização na oferta de serviços voltados ao desenvolvimento pedagógico de educandos em situação de internação. Tendo em vista a legislação brasileira, o direito de acesso à educação em situações de impossibilidade de acesso ao ambiente escolar e a importância de uma continuidade de ações que se preocupem com o desenvolvimento total e particular do educando, a pesquisa em questão teve como objetivo: Escrever e analisar as repercussões da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem de crianças internadas em um hospital universitário. É um estudo exploratório e descritivo com análise qualitativa dos dados, com amostragem por saturação dos dados. A pesquisa foi realizada em dois setores distintos de um hospital universitário terciário, referência em atendimentos de alta complexidade, sendo eles a ala de pronto-socorro infantil e pediatria. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas, e foram analisadas segundo Bardin. Foram realizadas 24 entrevistas e ficou evidente que a hipótese de realizar atividades educacionais dentro do hospital, foi algo muito bem aceito tanto pelas crianças quanto pelos acompanhantes. Sendo assim, a prática da pedagogia em ambiente hospitalar vai além de cumprir uma legislação e deve sim ter um olhar mais afetivo e humanizado sobre os benefícios que essa introdução educacional pode trazer para a vida dessas crianças e adolescentes enfermos. |
id |
UFTM_66f2e3096968b0754764430a5d3c1917 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1774 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitárioPedagogia hospitalar.Educação hospitalar.Criança hospitalizada.Hospital pedagogy.Hospital education.Hospitalized child.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs pesquisas na área da pedagogia hospitalar nos permitem constatar pouca priorização na oferta de serviços voltados ao desenvolvimento pedagógico de educandos em situação de internação. Tendo em vista a legislação brasileira, o direito de acesso à educação em situações de impossibilidade de acesso ao ambiente escolar e a importância de uma continuidade de ações que se preocupem com o desenvolvimento total e particular do educando, a pesquisa em questão teve como objetivo: Escrever e analisar as repercussões da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem de crianças internadas em um hospital universitário. É um estudo exploratório e descritivo com análise qualitativa dos dados, com amostragem por saturação dos dados. A pesquisa foi realizada em dois setores distintos de um hospital universitário terciário, referência em atendimentos de alta complexidade, sendo eles a ala de pronto-socorro infantil e pediatria. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas, e foram analisadas segundo Bardin. Foram realizadas 24 entrevistas e ficou evidente que a hipótese de realizar atividades educacionais dentro do hospital, foi algo muito bem aceito tanto pelas crianças quanto pelos acompanhantes. Sendo assim, a prática da pedagogia em ambiente hospitalar vai além de cumprir uma legislação e deve sim ter um olhar mais afetivo e humanizado sobre os benefícios que essa introdução educacional pode trazer para a vida dessas crianças e adolescentes enfermos.Research in the area of hospital pedagogy allows us to verify little prioritization in the provision of services aimed at the pedagogical development of students in hospitalized situations. Taking into account Brazilian legislation, the right to access education in situations where access to the school environment is impossible and the importance of a continuity of actions that concern the total and particular development of the student, the research in question aimed to: Write and analyze the repercussions of hospitalization on the teaching-learning process of children admitted to a university hospital. It is an exploratory and descriptive study with qualitative data analysis, with data saturation sampling. The research was carried out in two different sectors of a tertiary university hospital, a reference in highly complex care, namely the children's emergency room and pediatrics. Data collection was carried out through semi-structured interviews. The interviews were transcribed and analyzed according to Bardin. 24 interviews were carried out and it was clear that the idea of carrying out educational activities within the hospital was something very well accepted by both the children and their companions. Therefore, the practice of pedagogy in a hospital environment goes beyond complying with legislation and must instead have a more affective and humanized look at the benefits that this educational introduction can bring to the lives of these sick children and adolescents.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEIXEIRA, Luciana de Almeida Silva01033252638http://lattes.cnpq.br/9160065216919649OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de2024-07-31T14:15:42Z2024-02-272024-07-31T14:15:42Z2024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-08-01T02:02:56Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-08-01T02:02:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário |
title |
Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário |
spellingShingle |
Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de Pedagogia hospitalar. Educação hospitalar. Criança hospitalizada. Hospital pedagogy. Hospital education. Hospitalized child. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário |
title_full |
Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário |
title_fullStr |
Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário |
title_full_unstemmed |
Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário |
title_sort |
Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário |
author |
OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de |
author_facet |
OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Luciana de Almeida Silva 01033252638 http://lattes.cnpq.br/9160065216919649 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia hospitalar. Educação hospitalar. Criança hospitalizada. Hospital pedagogy. Hospital education. Hospitalized child. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Pedagogia hospitalar. Educação hospitalar. Criança hospitalizada. Hospital pedagogy. Hospital education. Hospitalized child. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
As pesquisas na área da pedagogia hospitalar nos permitem constatar pouca priorização na oferta de serviços voltados ao desenvolvimento pedagógico de educandos em situação de internação. Tendo em vista a legislação brasileira, o direito de acesso à educação em situações de impossibilidade de acesso ao ambiente escolar e a importância de uma continuidade de ações que se preocupem com o desenvolvimento total e particular do educando, a pesquisa em questão teve como objetivo: Escrever e analisar as repercussões da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem de crianças internadas em um hospital universitário. É um estudo exploratório e descritivo com análise qualitativa dos dados, com amostragem por saturação dos dados. A pesquisa foi realizada em dois setores distintos de um hospital universitário terciário, referência em atendimentos de alta complexidade, sendo eles a ala de pronto-socorro infantil e pediatria. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas, e foram analisadas segundo Bardin. Foram realizadas 24 entrevistas e ficou evidente que a hipótese de realizar atividades educacionais dentro do hospital, foi algo muito bem aceito tanto pelas crianças quanto pelos acompanhantes. Sendo assim, a prática da pedagogia em ambiente hospitalar vai além de cumprir uma legislação e deve sim ter um olhar mais afetivo e humanizado sobre os benefícios que essa introdução educacional pode trazer para a vida dessas crianças e adolescentes enfermos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-31T14:15:42Z 2024-02-27 2024-07-31T14:15:42Z 2024-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774 |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1822237182113349632 |