Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774
Resumo: As pesquisas na área da pedagogia hospitalar nos permitem constatar pouca priorização na oferta de serviços voltados ao desenvolvimento pedagógico de educandos em situação de internação. Tendo em vista a legislação brasileira, o direito de acesso à educação em situações de impossibilidade de acesso ao ambiente escolar e a importância de uma continuidade de ações que se preocupem com o desenvolvimento total e particular do educando, a pesquisa em questão teve como objetivo: Escrever e analisar as repercussões da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem de crianças internadas em um hospital universitário. É um estudo exploratório e descritivo com análise qualitativa dos dados, com amostragem por saturação dos dados. A pesquisa foi realizada em dois setores distintos de um hospital universitário terciário, referência em atendimentos de alta complexidade, sendo eles a ala de pronto-socorro infantil e pediatria. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas, e foram analisadas segundo Bardin. Foram realizadas 24 entrevistas e ficou evidente que a hipótese de realizar atividades educacionais dentro do hospital, foi algo muito bem aceito tanto pelas crianças quanto pelos acompanhantes. Sendo assim, a prática da pedagogia em ambiente hospitalar vai além de cumprir uma legislação e deve sim ter um olhar mais afetivo e humanizado sobre os benefícios que essa introdução educacional pode trazer para a vida dessas crianças e adolescentes enfermos.
id UFTM_66f2e3096968b0754764430a5d3c1917
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1774
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitárioPedagogia hospitalar.Educação hospitalar.Criança hospitalizada.Hospital pedagogy.Hospital education.Hospitalized child.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs pesquisas na área da pedagogia hospitalar nos permitem constatar pouca priorização na oferta de serviços voltados ao desenvolvimento pedagógico de educandos em situação de internação. Tendo em vista a legislação brasileira, o direito de acesso à educação em situações de impossibilidade de acesso ao ambiente escolar e a importância de uma continuidade de ações que se preocupem com o desenvolvimento total e particular do educando, a pesquisa em questão teve como objetivo: Escrever e analisar as repercussões da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem de crianças internadas em um hospital universitário. É um estudo exploratório e descritivo com análise qualitativa dos dados, com amostragem por saturação dos dados. A pesquisa foi realizada em dois setores distintos de um hospital universitário terciário, referência em atendimentos de alta complexidade, sendo eles a ala de pronto-socorro infantil e pediatria. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas, e foram analisadas segundo Bardin. Foram realizadas 24 entrevistas e ficou evidente que a hipótese de realizar atividades educacionais dentro do hospital, foi algo muito bem aceito tanto pelas crianças quanto pelos acompanhantes. Sendo assim, a prática da pedagogia em ambiente hospitalar vai além de cumprir uma legislação e deve sim ter um olhar mais afetivo e humanizado sobre os benefícios que essa introdução educacional pode trazer para a vida dessas crianças e adolescentes enfermos.Research in the area of hospital pedagogy allows us to verify little prioritization in the provision of services aimed at the pedagogical development of students in hospitalized situations. Taking into account Brazilian legislation, the right to access education in situations where access to the school environment is impossible and the importance of a continuity of actions that concern the total and particular development of the student, the research in question aimed to: Write and analyze the repercussions of hospitalization on the teaching-learning process of children admitted to a university hospital. It is an exploratory and descriptive study with qualitative data analysis, with data saturation sampling. The research was carried out in two different sectors of a tertiary university hospital, a reference in highly complex care, namely the children's emergency room and pediatrics. Data collection was carried out through semi-structured interviews. The interviews were transcribed and analyzed according to Bardin. 24 interviews were carried out and it was clear that the idea of carrying out educational activities within the hospital was something very well accepted by both the children and their companions. Therefore, the practice of pedagogy in a hospital environment goes beyond complying with legislation and must instead have a more affective and humanized look at the benefits that this educational introduction can bring to the lives of these sick children and adolescents.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEIXEIRA, Luciana de Almeida Silva01033252638http://lattes.cnpq.br/9160065216919649OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de2024-07-31T14:15:42Z2024-02-272024-07-31T14:15:42Z2024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-08-01T02:02:56Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-08-01T02:02:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário
title Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário
spellingShingle Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário
OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de
Pedagogia hospitalar.
Educação hospitalar.
Criança hospitalizada.
Hospital pedagogy.
Hospital education.
Hospitalized child.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário
title_full Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário
title_fullStr Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário
title_full_unstemmed Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário
title_sort Repercussão da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem crianças e adolescentes internados em um hospital universitário
author OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de
author_facet OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TEIXEIRA, Luciana de Almeida Silva
01033252638
http://lattes.cnpq.br/9160065216919649
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Lívia Maria Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia hospitalar.
Educação hospitalar.
Criança hospitalizada.
Hospital pedagogy.
Hospital education.
Hospitalized child.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Pedagogia hospitalar.
Educação hospitalar.
Criança hospitalizada.
Hospital pedagogy.
Hospital education.
Hospitalized child.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description As pesquisas na área da pedagogia hospitalar nos permitem constatar pouca priorização na oferta de serviços voltados ao desenvolvimento pedagógico de educandos em situação de internação. Tendo em vista a legislação brasileira, o direito de acesso à educação em situações de impossibilidade de acesso ao ambiente escolar e a importância de uma continuidade de ações que se preocupem com o desenvolvimento total e particular do educando, a pesquisa em questão teve como objetivo: Escrever e analisar as repercussões da hospitalização no processo de ensino-aprendizagem de crianças internadas em um hospital universitário. É um estudo exploratório e descritivo com análise qualitativa dos dados, com amostragem por saturação dos dados. A pesquisa foi realizada em dois setores distintos de um hospital universitário terciário, referência em atendimentos de alta complexidade, sendo eles a ala de pronto-socorro infantil e pediatria. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas, e foram analisadas segundo Bardin. Foram realizadas 24 entrevistas e ficou evidente que a hipótese de realizar atividades educacionais dentro do hospital, foi algo muito bem aceito tanto pelas crianças quanto pelos acompanhantes. Sendo assim, a prática da pedagogia em ambiente hospitalar vai além de cumprir uma legislação e deve sim ter um olhar mais afetivo e humanizado sobre os benefícios que essa introdução educacional pode trazer para a vida dessas crianças e adolescentes enfermos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-31T14:15:42Z
2024-02-27
2024-07-31T14:15:42Z
2024-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1822237182113349632