A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1496 |
Resumo: | Este trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a aquisição da linguagem escrita do aluno com autismo, restringindo-se ao Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional classificado pela CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como 6A02.0. O foco da análise recaíra no uso da linguagem escrita, na forma de organização e no conteúdo. A opção por desenvolver um estudo somente da escrita do aluno com diagnóstico de autismo leve se deve a compreensão de que a aquisição da linguagem nos diversos níveis do TEA não pode ser tratada como um processo homogêneo. Nesse sentido, optamos por começar o estudo dessa questão pelos alunos com TEA que apresenta domínio da linguagem verbal. Para alcançar o objetivo geral, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) descrever e analisar a organização e desenvolvimento linguístico dos textos escritos; b) descrever e analisar como o aluno com autismo considera a relação eu/outro na produção escrita; c) analisar o funcionamento linguístico-enunciativo das produções textuais; d) produzir reflexão sobre os percursos de aprendizagem da escrita por alunos com autismo. Assim, para compor o corpus desta pesquisa, foram coletadas fotos de textos dos cadernos de Língua Portuguesa de três alunos matriculados no Ensino Fundamental da rede pública de ensino, um aluno do 6º e dois do 9º ano. O estudo dessas produções visa responder ao seguinte questionamento: Como se constitui a linguagem do aluno com autismo para aqueles que escrevem1? A análise foi realizada por meio da linguística textual e a concepção de língua adotada no trabalho será a concepção sociointeracionista. A base teórica do projeto será composta por Bakhtin (2003), Vigotski (2001, 2004), Geraldi; Fichtner e Benites (2007). Constatamos através das análises que os alunos participantes apresentaram algumas dificuldades, com: separação silábica; o uso de “S”, “SS”, “C” e “Ç”; caligrafia; acentuação; pontuação; a realização de cópias; linguagem figurada e informações implícitas. Estas dificuldades apontaram para características do TEA, sendo elas: disortografia, dificuldade motora fina, hiperfoco, inabilidade pragmática e pensamento concreto. Assim acreditamos que nosso trabalho contribui com pistas que nortearão pesquisas futuras que busquem compreender a linguagem de pessoas com autismo leve a fim de melhorar as formas de ensino para estas pessoas. |
id |
UFTM_6a6b216fa0424c1faf7713b060b2d86b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1496 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEAAquisição da linguagem.Autismo.Escrita.Language acquisition.Autism.Writing.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a aquisição da linguagem escrita do aluno com autismo, restringindo-se ao Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional classificado pela CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como 6A02.0. O foco da análise recaíra no uso da linguagem escrita, na forma de organização e no conteúdo. A opção por desenvolver um estudo somente da escrita do aluno com diagnóstico de autismo leve se deve a compreensão de que a aquisição da linguagem nos diversos níveis do TEA não pode ser tratada como um processo homogêneo. Nesse sentido, optamos por começar o estudo dessa questão pelos alunos com TEA que apresenta domínio da linguagem verbal. Para alcançar o objetivo geral, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) descrever e analisar a organização e desenvolvimento linguístico dos textos escritos; b) descrever e analisar como o aluno com autismo considera a relação eu/outro na produção escrita; c) analisar o funcionamento linguístico-enunciativo das produções textuais; d) produzir reflexão sobre os percursos de aprendizagem da escrita por alunos com autismo. Assim, para compor o corpus desta pesquisa, foram coletadas fotos de textos dos cadernos de Língua Portuguesa de três alunos matriculados no Ensino Fundamental da rede pública de ensino, um aluno do 6º e dois do 9º ano. O estudo dessas produções visa responder ao seguinte questionamento: Como se constitui a linguagem do aluno com autismo para aqueles que escrevem1? A análise foi realizada por meio da linguística textual e a concepção de língua adotada no trabalho será a concepção sociointeracionista. A base teórica do projeto será composta por Bakhtin (2003), Vigotski (2001, 2004), Geraldi; Fichtner e Benites (2007). Constatamos através das análises que os alunos participantes apresentaram algumas dificuldades, com: separação silábica; o uso de “S”, “SS”, “C” e “Ç”; caligrafia; acentuação; pontuação; a realização de cópias; linguagem figurada e informações implícitas. Estas dificuldades apontaram para características do TEA, sendo elas: disortografia, dificuldade motora fina, hiperfoco, inabilidade pragmática e pensamento concreto. Assim acreditamos que nosso trabalho contribui com pistas que nortearão pesquisas futuras que busquem compreender a linguagem de pessoas com autismo leve a fim de melhorar as formas de ensino para estas pessoas.This work sought to develop a study on the acquisition of written language by students with autism, restricted to Autism Spectrum Disorder without intellectual disability (ID) and with mild or absent impairment of functional language classified by the ICD-11 (International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems) as 6A02.0. The focus of the analysis will be on the use of written language, on the form of organization and on the content. The option to develop a study only of the writing of the student diagnosed with autism level develops the understanding that the acquisition of language in the different levels of ASD cannot be treated as a homogeneous process. In this sense, we chose to begin the study of this issue with students with ASD who have mastery of verbal language. To achieve the general objective, the following specific objectives were listed: a) describe and analyze the organization and linguistic development of written texts; b) describe and analyze how the student with autism considers the self/other relationship in written production; c) analyze the linguistic-enunciative functioning of textual productions; d) produce reflection on the learning paths of writing by students with autism. Thus, to compose the corpus of this research, photos of texts from the Portuguese language notebooks of three students enrolled in elementary school in the public school system, one student in the 6th and two in the 9th year, were collected. The study of these productions aims to answer the following question: How is the language of students with autism constituted for those who write? The analysis was carried out through textual language and the conception of language adopted in the work will be a sociointeractionist conception. The theoretical basis of the project will be composed by Bakhtin (2003), Vigotski (2001, 2004), Geraldi; Fichtner and Benites (2007). We verified through the analyzes that the participating students presented some difficulties, with: syllabic separation; the use of „S“, „SS“, „C“ and „Ç“; calligraphy; accentuation; punctuation; making copies; figurative language and implicit information. These difficulties pointed to characteristics of ASD, namely: dysorthography, fine motor difficulty, hyperfocus, pragmatic inability and concrete thinking. Thus, we believe that our work will contribute with clues that will guide future research that seek to understand the language of people with mild autism in order to improve the ways of teaching these people.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBARBOSA, Marinalva Vieira38641020225http://lattes.cnpq.br/8103443442362053LOPES, Lorena Goulart2023-09-05T13:57:33Z2023-02-272023-09-05T13:57:33Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-09-06T02:02:46Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2023-09-06T02:02:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEA |
title |
A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEA |
spellingShingle |
A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEA LOPES, Lorena Goulart Aquisição da linguagem. Autismo. Escrita. Language acquisition. Autism. Writing. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEA |
title_full |
A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEA |
title_fullStr |
A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEA |
title_full_unstemmed |
A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEA |
title_sort |
A aquisição da linguagem escrita do aluno com TEA |
author |
LOPES, Lorena Goulart |
author_facet |
LOPES, Lorena Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BARBOSA, Marinalva Vieira 38641020225 http://lattes.cnpq.br/8103443442362053 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Lorena Goulart |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição da linguagem. Autismo. Escrita. Language acquisition. Autism. Writing. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Aquisição da linguagem. Autismo. Escrita. Language acquisition. Autism. Writing. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Este trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a aquisição da linguagem escrita do aluno com autismo, restringindo-se ao Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional classificado pela CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como 6A02.0. O foco da análise recaíra no uso da linguagem escrita, na forma de organização e no conteúdo. A opção por desenvolver um estudo somente da escrita do aluno com diagnóstico de autismo leve se deve a compreensão de que a aquisição da linguagem nos diversos níveis do TEA não pode ser tratada como um processo homogêneo. Nesse sentido, optamos por começar o estudo dessa questão pelos alunos com TEA que apresenta domínio da linguagem verbal. Para alcançar o objetivo geral, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) descrever e analisar a organização e desenvolvimento linguístico dos textos escritos; b) descrever e analisar como o aluno com autismo considera a relação eu/outro na produção escrita; c) analisar o funcionamento linguístico-enunciativo das produções textuais; d) produzir reflexão sobre os percursos de aprendizagem da escrita por alunos com autismo. Assim, para compor o corpus desta pesquisa, foram coletadas fotos de textos dos cadernos de Língua Portuguesa de três alunos matriculados no Ensino Fundamental da rede pública de ensino, um aluno do 6º e dois do 9º ano. O estudo dessas produções visa responder ao seguinte questionamento: Como se constitui a linguagem do aluno com autismo para aqueles que escrevem1? A análise foi realizada por meio da linguística textual e a concepção de língua adotada no trabalho será a concepção sociointeracionista. A base teórica do projeto será composta por Bakhtin (2003), Vigotski (2001, 2004), Geraldi; Fichtner e Benites (2007). Constatamos através das análises que os alunos participantes apresentaram algumas dificuldades, com: separação silábica; o uso de “S”, “SS”, “C” e “Ç”; caligrafia; acentuação; pontuação; a realização de cópias; linguagem figurada e informações implícitas. Estas dificuldades apontaram para características do TEA, sendo elas: disortografia, dificuldade motora fina, hiperfoco, inabilidade pragmática e pensamento concreto. Assim acreditamos que nosso trabalho contribui com pistas que nortearão pesquisas futuras que busquem compreender a linguagem de pessoas com autismo leve a fim de melhorar as formas de ensino para estas pessoas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-05T13:57:33Z 2023-02-27 2023-09-05T13:57:33Z 2023-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1496 |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013334119677952 |