Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Camila Ribeiro, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119
Resumo: Orientador: Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro
id UNICAMP-30_fae4dbfabbb6e41b12392e46d3dde51e
oai_identifier_str oai::913013
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criançaWhat does the drawing say? : A study case about the function of the drawing in the clinic kidAutismoAquisição de linguagemPsicanáliseDesenhoAutismLanguage acquisitionPsychoanalysisDrawingOrientador: Maria Fausta Cajahyba Pereira de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A partir de um caso clínico, o presente trabalho pretende analisar os efeitos dos desenhos produzidos em sessão, na relação transferencial entre a criança e a analista, na clínica psicanalítica. A criança, em análise, tem um diagnóstico, ainda não fechado, de autismo e com sete anos de idade ainda não estabeleceu o plano do discurso, apenas nomeando objetos e pessoas. A criança passa a desenhar em sessão o que introduz o simbólico no atendimento e, possibilita, que analista e criança compartilhem aquilo que se refere aos desenhos. A criança desenha, escreve e lê seus escritos e, a analista, fala à criança sobre os desenhos que ela produz. A relação da criança com a linguagem (o fato de ainda não ter estabelecido o plano do discurso e seu recurso ao desenho em sessão) nos faz considerar a possibilidade do diagnóstico de autismoAbstract: Through a clinic case, this work intends to analyse the effects of the drawings done in session, in the transference between the child and the analyst in the psychoanalytic clinic. The child in analysis has a diagnosis, not finished yet, of autism and with seven years old he didn't establish the speech plane yet, just naming objects and people. The child starts to drawn what introduces the symbolic in the session, and it leads to a situation where the analyst and the child share what the drawing means. The child drawns, writes and reads his writtens and the analyst speaks to him about the drawings he had done. The child's relation with the language (the fact of still hasn't stablished the plane of speech and his recourse to the drawing in session) drives to a reflection about the diagnosis, taking it to a possibility of autismMestradoLingüísticaMestra em Linguística[s.n.]Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-Arantes, Lucia Maria GuimarãesBosco, Zelma ReginaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLage, Camila Ribeiro, 1981-20132013-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119LAGE, Camila Ribeiro. Que diz o desenho?: um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913013porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:26Zoai::913013Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança
What does the drawing say? : A study case about the function of the drawing in the clinic kid
title Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança
spellingShingle Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança
Lage, Camila Ribeiro, 1981-
Autismo
Aquisição de linguagem
Psicanálise
Desenho
Autism
Language acquisition
Psychoanalysis
Drawing
title_short Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança
title_full Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança
title_fullStr Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança
title_full_unstemmed Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança
title_sort Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança
author Lage, Camila Ribeiro, 1981-
author_facet Lage, Camila Ribeiro, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-
Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-
Arantes, Lucia Maria Guimarães
Bosco, Zelma Regina
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lage, Camila Ribeiro, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Aquisição de linguagem
Psicanálise
Desenho
Autism
Language acquisition
Psychoanalysis
Drawing
topic Autismo
Aquisição de linguagem
Psicanálise
Desenho
Autism
Language acquisition
Psychoanalysis
Drawing
description Orientador: Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-08-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119
LAGE, Camila Ribeiro. Que diz o desenho?: um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119
identifier_str_mv LAGE, Camila Ribeiro. Que diz o desenho?: um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138514100551680