Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119 |
Resumo: | Orientador: Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro |
id |
UNICAMP-30_fae4dbfabbb6e41b12392e46d3dde51e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::913013 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criançaWhat does the drawing say? : A study case about the function of the drawing in the clinic kidAutismoAquisição de linguagemPsicanáliseDesenhoAutismLanguage acquisitionPsychoanalysisDrawingOrientador: Maria Fausta Cajahyba Pereira de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A partir de um caso clínico, o presente trabalho pretende analisar os efeitos dos desenhos produzidos em sessão, na relação transferencial entre a criança e a analista, na clínica psicanalítica. A criança, em análise, tem um diagnóstico, ainda não fechado, de autismo e com sete anos de idade ainda não estabeleceu o plano do discurso, apenas nomeando objetos e pessoas. A criança passa a desenhar em sessão o que introduz o simbólico no atendimento e, possibilita, que analista e criança compartilhem aquilo que se refere aos desenhos. A criança desenha, escreve e lê seus escritos e, a analista, fala à criança sobre os desenhos que ela produz. A relação da criança com a linguagem (o fato de ainda não ter estabelecido o plano do discurso e seu recurso ao desenho em sessão) nos faz considerar a possibilidade do diagnóstico de autismoAbstract: Through a clinic case, this work intends to analyse the effects of the drawings done in session, in the transference between the child and the analyst in the psychoanalytic clinic. The child in analysis has a diagnosis, not finished yet, of autism and with seven years old he didn't establish the speech plane yet, just naming objects and people. The child starts to drawn what introduces the symbolic in the session, and it leads to a situation where the analyst and the child share what the drawing means. The child drawns, writes and reads his writtens and the analyst speaks to him about the drawings he had done. The child's relation with the language (the fact of still hasn't stablished the plane of speech and his recourse to the drawing in session) drives to a reflection about the diagnosis, taking it to a possibility of autismMestradoLingüísticaMestra em Linguística[s.n.]Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-Arantes, Lucia Maria GuimarãesBosco, Zelma ReginaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLage, Camila Ribeiro, 1981-20132013-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119LAGE, Camila Ribeiro. Que diz o desenho?: um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913013porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:26Zoai::913013Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança What does the drawing say? : A study case about the function of the drawing in the clinic kid |
title |
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança |
spellingShingle |
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança Lage, Camila Ribeiro, 1981- Autismo Aquisição de linguagem Psicanálise Desenho Autism Language acquisition Psychoanalysis Drawing |
title_short |
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança |
title_full |
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança |
title_fullStr |
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança |
title_full_unstemmed |
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança |
title_sort |
Que diz o desenho? : um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança |
author |
Lage, Camila Ribeiro, 1981- |
author_facet |
Lage, Camila Ribeiro, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944- Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944- Arantes, Lucia Maria Guimarães Bosco, Zelma Regina Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lage, Camila Ribeiro, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Aquisição de linguagem Psicanálise Desenho Autism Language acquisition Psychoanalysis Drawing |
topic |
Autismo Aquisição de linguagem Psicanálise Desenho Autism Language acquisition Psychoanalysis Drawing |
description |
Orientador: Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-08-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119 LAGE, Camila Ribeiro. Que diz o desenho?: um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119 |
identifier_str_mv |
LAGE, Camila Ribeiro. Que diz o desenho?: um estudo de caso sobre a função do desenho na clínica com criança. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621119. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 99 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822250110593007616 |