Proposição de conteúdo sobre cuidado desenvolvimental para recém-nascidos prematuros: uma construção coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Cinthia Lorena Silva Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1399
Resumo: Ao nascer prematuramente, o recém-nascido é privado das condições consideradas ótimas para seu crescimento e desenvolvimento. A internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal ao mesmo tempo que se torna essencial para a sobrevivência, mantém os prematuros em um estado de estresse em razão do ruído excessivo, luminosidade, manipulação e procedimentos dolorosos, privação do sono e do contato com os pais, podendo constituir fator de morbidade. O cuidado desenvolvimental é uma estratégia para a adequação sensorial e comportamental da equipe voltado para uma assistência que preza pelo neurodesenvolvimento pleno do prematuro. O estudo objetivou desenvolver conteúdos para uma tecnologia educacional, tipo aplicativo móvel, apoiador à prática da equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal sobre o cuidado desenvolvimental aos recém-nascidos pré-termo. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa por meio da Pesquisa Convergente Assistencial, tendo como referencial teórico de anáise a hermenêutica dialética de Gadamer. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, foi realizado um grupo focal virtual, no mês de abril de 2021, com a equipe multiprofissional do cenário do estudo para identificar as demandas de aprendizagem e refletir sobre os cuidados desenvolvimentais implementados, e uma revisão de escopo que objetivou mapear na literatura os cuidados essenciais para uma assistência voltada para o desenvolvimento. A segunda etapa, consistiu na construção do conteúdo teórico sobre o tema para compor a tecnologia educacional. Os cuidados desenvolvimentais foram descritos dentro de dez eixos da assistência sendo: controle do ruído, controle da luminosidade, contato pele a pele, participação da família, aleitamento materno, manuseio mínimo, proteção ao sono, alívio da dor, posicionamento e toque gentil, sensibilização e treinamento da equipe. Concluiu-se que a construção desse conteúdo permitirá que as práticas clínicas da equipe multidisciplinar sejam baseadas em cuidados neuroprotetores que aliviam a sobrecarga sensorial inerente a vida extra-uterina. Por ser de fácil e amplo acesso, os profissionais podem utilizar o aplicativo a beira-leito para individualizar o cuidado e proporcionar experiências positivas para o neurodesenvolvimento.
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spelling Proposição de conteúdo sobre cuidado desenvolvimental para recém-nascidos prematuros: uma construção coletivaProposal of contente about develomental care for premature newborn: a collective constructionProposición de contenido sobre cuidado para el desarrollo de neonatos prematuros: uma construcción colectivaRecém-nascido prematuro.Neuroproteção.Terapia intensiva neonatal.Infant, premature.Neuroprotection.Intensive care, neonatal.Recién nacido prematuro.Neuroprotección.Cuidado intensivo neonatal.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMAo nascer prematuramente, o recém-nascido é privado das condições consideradas ótimas para seu crescimento e desenvolvimento. A internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal ao mesmo tempo que se torna essencial para a sobrevivência, mantém os prematuros em um estado de estresse em razão do ruído excessivo, luminosidade, manipulação e procedimentos dolorosos, privação do sono e do contato com os pais, podendo constituir fator de morbidade. O cuidado desenvolvimental é uma estratégia para a adequação sensorial e comportamental da equipe voltado para uma assistência que preza pelo neurodesenvolvimento pleno do prematuro. O estudo objetivou desenvolver conteúdos para uma tecnologia educacional, tipo aplicativo móvel, apoiador à prática da equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal sobre o cuidado desenvolvimental aos recém-nascidos pré-termo. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa por meio da Pesquisa Convergente Assistencial, tendo como referencial teórico de anáise a hermenêutica dialética de Gadamer. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, foi realizado um grupo focal virtual, no mês de abril de 2021, com a equipe multiprofissional do cenário do estudo para identificar as demandas de aprendizagem e refletir sobre os cuidados desenvolvimentais implementados, e uma revisão de escopo que objetivou mapear na literatura os cuidados essenciais para uma assistência voltada para o desenvolvimento. A segunda etapa, consistiu na construção do conteúdo teórico sobre o tema para compor a tecnologia educacional. Os cuidados desenvolvimentais foram descritos dentro de dez eixos da assistência sendo: controle do ruído, controle da luminosidade, contato pele a pele, participação da família, aleitamento materno, manuseio mínimo, proteção ao sono, alívio da dor, posicionamento e toque gentil, sensibilização e treinamento da equipe. Concluiu-se que a construção desse conteúdo permitirá que as práticas clínicas da equipe multidisciplinar sejam baseadas em cuidados neuroprotetores que aliviam a sobrecarga sensorial inerente a vida extra-uterina. Por ser de fácil e amplo acesso, os profissionais podem utilizar o aplicativo a beira-leito para individualizar o cuidado e proporcionar experiências positivas para o neurodesenvolvimento.The newborn, when premature, is not in optimal conditions of growth and development. Neonate Intensive Care Unit hospitalization is essential for their survival but keeps premature children in a constant state of stress due to the excess of noise and light in an environment where they are handled and undergo painful procedures, deprived of sleep and contact with their parents, which can all be morbidity factors. Developmental care is a strategy for sensory and behavioral adaptation of the team targeted at providing an assistance that values the full neurodevelopment of the premature child. This study aimed to develop content for an educational technology, a mobile app to support the practices of the multidisciplinary team of the Neonate Intensive Care Unit about developmental care to premature newborns. This is a descriptive qualitative study, a convergent health care research whose analysis was based on Gadamer’s hermeneutic dialectic. The study was approved by the Research Ethics Committee and developed in two stages. In the first, a focus group met virtually in April 2021. It was formed by the multiprofessional team of the setting of the study and aimed to identify the educational demands and reflect on the developmental care implemented. In the same stage, a scoping review was done to map in literature the essential aspects of attention targeted at development. The second stage was the construction of theoretical content about the topic to form the educational technology. Developmental care was described according with ten axes of assistance: noise control, light control, skin-to-skin contact, family participation, breastfeeding, minimal handling, sleep protection, pain relief, positioning and soft touch, awareness and training of the team. It was found that the construction of this content will allow the clinical practices of the multidisciplinary team to be based on neuroprotective care that can relief the sensory overload inherent to extra-uterine life. Since this application is easy to access, professionals can use it at the bedside, to individualize care and provide positive neurodevelopment experiences.Neonatos, si prematuros, son privados de las mejores condiciones posibles para su crecimiento y desarrollo. La hospitalización en la Unidad de Cuidado Intensivo Neonatal, aunque necesaria, mantiene a los prematuros en un estado de estrés, gracias al ruido excesivo, la luminosidad, la manipulación y los procedimientos dolorosos, privación de sueño y de contacto con sus padres, que pueden ser factores de morbilidades. El cuidado para desarrollo es una estrategia para la adecuación sensorial y comportamental del equipo para ofrecer una asistencia que busca el completo desarrollo neural del prematuro. El estudio buscó desarrollar contenido para una tecnología educacional en aplicativo móvil que buscó apoyar las prácticas del equipo multidisciplinario de la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatal acerca del cuidado de desarrollo de los neonatos prematuros. Es un estudio descriptivo de abordaje cualitativa por medio de investigación convergente de asistencia. El referencial teórico del análisis fue la hermenéutica dialéctica de Gadamer. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética de Investigaciones y desarrollado en dos etapas. La primera fue un grupo focal virtual en abril 2021 con el equipo multiprofesional del escenario del estudio para identificar las necesidades de aprendizaje y reflejar sobre los cuidados para el desarrollo implementados, después de qué se hizo una revisión de escopo para mapear en la literatura los cuidados esenciales para una asistencia para el desarrollo. La segunda etapa fue la construcción de contenido teórico sobre el tema para la tecnología educacional. Se describió a los cuidados de desarrollo por medio de diez ejes de asistencia: controlo del ruido, controlo de la luz, contacto piel con piel, participación de la familia, lactancia materna, manipulación mínima, protección al sueño, alivio del dolor, posicionamiento y toque gentiles, sensibilización y entrenamiento del equipo. La conclusión fue que el contenido construido permitirá que prácticas clínicas del equipo sean basadas en cuidados neuroprotectores que alivian la sobrecarga sensorial inherente a la vida extrauterina. Profesionales pueden utilizar la aplicación, por su fácil acceso, al lado de la cama del paciente, para individualizar el cuidado y proporcionar experiencias positivas en su desarrollo neuronal.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeCONTIM, Divanice97359785804http://lattes.cnpq.br/6019394514102047TEIXEIRA, Cinthia Lorena Silva Barbosa2022-10-17T16:41:07Z2022-02-022022-10-17T16:41:07Z2022-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-10-18T02:02:39Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-10-18T02:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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