Olhares juvenis para as escolas: gaiolas ou asas? Um estudo em Uberaba MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mônica Izilda da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1118
Resumo: Frente às desigualdades educacionais que se arrastaram ao longo da história da educação do Ensino Médio, os jovens interrogam a escola quanto à função e ao sentido de se frequentar essa etapa, considerando os princípios democráticos, dialógicos e participativos, legitimando uma escola essencial ao pleno desenvolvimento humano. Partindo do cenário dos estudos sobre a temática, o desenvolvimento desta pesquisa foi delineado a partir do questionamento central: “Quais significados são atribuídos pelo jovem estudante de Ensino Médio às escolas da rede pública estadual de Uberaba-MG?”. Para responder a esse questionamento, elencou-se como objetivo principal do estudo compreender como se dá a relação dosjovens com as escolas, tendo em vista contribuir com o protagonismo juvenil e o Ensino Médio. Utilizamos a metodologia baseada numa investigação que compreendeu os espaços escolares e as relações nele estabelecidas. Para tanto, escutamos os jovens em grupos focais, realizados em três diferentes escolas públicas da cidade de Uberaba, situadas igualmente em três regiões diferentes do município (leste, oeste e norte). Em cada uma das escolas selecionadas, cada liderança protagonizou a organização dos Jovens para participarem dos grupos focais, totalizando 32 participantes nas três escolas. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo em diálogo com autores como Abramovay (2015), Charlot (2001), Dayrell (2007), Freire (1983, 1995, 1999) e Moran (2012), a partir de oito categorias definidas a priori: (i) Perfil dos jovens pesquisados quanto às características sociodemográficas e à tipologia familiar, (ii) História de vida e trajetória escolar, (iii) Perspectivas sobre a escola e a educação, (iv) Relações sociais na escola, (v) Cultura juvenil, (vi) Identidade, diversidade e convivência, (vii) Perspectiva de futuro e (viii) Que escola criticam e que escola querem os Jovens? Os resultados sugerem a compreensão dos papéis e da situação dos envolvidos a fim de delinear propostas e projetos que possam colaborar efetivamente para uma relação harmoniosa e significativa desses atores com a escola, como impulsionadora da aprendizagem escolar e de mundo. As falas dos jovens carecem de uma escola sem muros, multifacetada nas diferentes formas de envolvimento e de participação juvenis e que permita dialogar com o ser estudante, com o ser Jovem, respeitando os seus tempos e espaços, que seja mediadora e fundamentada na compreensão de qual escola querem os Jovens.
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spelling Olhares juvenis para as escolas: gaiolas ou asas? Um estudo em Uberaba MGJovem.Ensino Médio.Escola.Juventudes.Protagonismo.Young.High school.School.Youths.Protagonism.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFrente às desigualdades educacionais que se arrastaram ao longo da história da educação do Ensino Médio, os jovens interrogam a escola quanto à função e ao sentido de se frequentar essa etapa, considerando os princípios democráticos, dialógicos e participativos, legitimando uma escola essencial ao pleno desenvolvimento humano. Partindo do cenário dos estudos sobre a temática, o desenvolvimento desta pesquisa foi delineado a partir do questionamento central: “Quais significados são atribuídos pelo jovem estudante de Ensino Médio às escolas da rede pública estadual de Uberaba-MG?”. Para responder a esse questionamento, elencou-se como objetivo principal do estudo compreender como se dá a relação dosjovens com as escolas, tendo em vista contribuir com o protagonismo juvenil e o Ensino Médio. Utilizamos a metodologia baseada numa investigação que compreendeu os espaços escolares e as relações nele estabelecidas. Para tanto, escutamos os jovens em grupos focais, realizados em três diferentes escolas públicas da cidade de Uberaba, situadas igualmente em três regiões diferentes do município (leste, oeste e norte). Em cada uma das escolas selecionadas, cada liderança protagonizou a organização dos Jovens para participarem dos grupos focais, totalizando 32 participantes nas três escolas. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo em diálogo com autores como Abramovay (2015), Charlot (2001), Dayrell (2007), Freire (1983, 1995, 1999) e Moran (2012), a partir de oito categorias definidas a priori: (i) Perfil dos jovens pesquisados quanto às características sociodemográficas e à tipologia familiar, (ii) História de vida e trajetória escolar, (iii) Perspectivas sobre a escola e a educação, (iv) Relações sociais na escola, (v) Cultura juvenil, (vi) Identidade, diversidade e convivência, (vii) Perspectiva de futuro e (viii) Que escola criticam e que escola querem os Jovens? Os resultados sugerem a compreensão dos papéis e da situação dos envolvidos a fim de delinear propostas e projetos que possam colaborar efetivamente para uma relação harmoniosa e significativa desses atores com a escola, como impulsionadora da aprendizagem escolar e de mundo. As falas dos jovens carecem de uma escola sem muros, multifacetada nas diferentes formas de envolvimento e de participação juvenis e que permita dialogar com o ser estudante, com o ser Jovem, respeitando os seus tempos e espaços, que seja mediadora e fundamentada na compreensão de qual escola querem os Jovens.In the face of the educational inequalities that have dragged on throughout the history of high school education, young people question the school about the function and sense of attending this stage, considering democratic, dialogic and participatory principles, legitimizing a school essential to full development human. Starting from the scenario of the studies on the subject, the development of this research was delineated from the central question: "What meanings are attributed by the young student of High School to the schools of the state public network of Uberaba-MG?". In order to answer this question, the main objective of the study was to understand how the relationship between the young people and the schools, with a view to contributing to youth protagonism and secondary education. We used the methodology based on an investigation that comprised the school spaces and the relationships established in it. To that end, we listened to the youths in focus groups, held in three different public schools in the city of Uberaba, also located in three different regions of the city (east, west and north). In each of the selected schools, each leadership led the youth organization to participate in the Focal Groups, totaling 32 participants in the three schools. The data were interpreted in the light of Content Analysis in dialogue with authors such as Abramovay (2015), Charlot (2001), Dayrell (2007), Freire (1983, 1995,1999) and Moran (2012), from eight defined categories a priori: (i) Profile of young people surveyed regarding socio-demographic characteristics and family typology, (ii) Life history and school trajectory, (iii) Perspectives about school and education, (iv) Social relations at school, ) Youth culture, (vi) Identity, diversity and coexistence, (vii) Future Perspective and (viii) Which school criticizes and what school do Young people want? The results suggest an understanding of the roles and the situation of those involved in order to delineate proposals and projects that can effectively collaborate for a harmonious and meaningful relationship between these actors and the school as a driver of school and world learning. The speeches of young people lack a School without walls, multifaceted in the different forms of Youth involvement and participation and that allows dialogue with the student, with the Young being, respecting their times and spaces, mediating and grounded in the understanding of which school do the Young people want.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta35121012837http://lattes.cnpq.br/1037654075125918SILVA, Mônica Izilda da2022-05-10T19:07:44Z2019-02-132022-05-10T19:07:44Z2019-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:01:43Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:01:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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