Efeitos de sentidos sobre corpo feminino de influenciadoras digitais do/no Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1531 |
Resumo: | A dissertação possui como objetivo geral investigar efeitos de sentidos sobre o corpo feminino na mídia social digital Instagram. Os dois estudos que compõe essa dissertação são empíricos de caráter qualitativo de pesquisa e possuem como referencial teórico e metodológico a Análise do Discurso (AD). O estudo 1 objetiva investigar os efeitos de sentido sobre corpo feminino para influenciadoras digitais do Instagram. Foram entrevistadas seis influenciadoras digitais da região do Triângulo Mineiro no período entre maio e julho de 2020. Foram selecionadas 34 sequências discursivas que apontavam para três formações discursivas (Ideais de corpo feminino, Sentidos sobre o próprio corpo, Trabalho sobre o corpo) cujos principais resultados destacam que estes discursos produzem efeitos de sentidos sobre o corpo das mulheres contribuindo para padrões de beleza inatingíveis, regularizando sentidos predominantemente de insatisfação corporal que, por consequência, promovem também a necessidade de um trabalho contínuo sobre esse corpo na tentativa de adequá-los aos padrões estéticos corporais vigentes na formação ideológica vigente, isto é, sentidos tradicionais de gênero para as mulheres afetando corporeidades, subjetividades e relações sociais. O objetivo do estudo 2 é investigar efeitos de sentidos sobre o corpo feminino em imagens e legendas publicadas por influenciadoras digitais nos seus perfis do Instagram. Foram selecionados perfis públicos de sete influenciadoras digitais brasileiras utilizando a estratégia random walks de netnografia. As oito sequências discursivas – SD (fotos/vídeos + legenda + descrição da materialidade linguística) analisadas se relacionavam com duas Formações Discursivas: Sentidos sobre corpo feminino e Sentidos sobre feminilidade. Os principais resultados apontam para sentidos dominantes de corpo feminino publicizado como mercadoria para o alcance de um ideal de beleza por empenho meritocrático que se relaciona com o binarismo de gênero e supremacia dos prazeres masculinos. Os dois estudos que compõe essa dissertação compartilham resultados e conclusões sobre um corpo feminino publicizado no Instagram por materialidades discursivas e videológicas dependentes de formações discursivas sobre beleza, saúde, sexualidade e gênero constituídas historicamente pela ideologia. |
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Efeitos de sentidos sobre corpo feminino de influenciadoras digitais do/no InstagramCorpo.Gênero.Análise do Discurso.Mídias sociais.Família.Body.Gender.Speech analysis.Social media.Family.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALA dissertação possui como objetivo geral investigar efeitos de sentidos sobre o corpo feminino na mídia social digital Instagram. Os dois estudos que compõe essa dissertação são empíricos de caráter qualitativo de pesquisa e possuem como referencial teórico e metodológico a Análise do Discurso (AD). O estudo 1 objetiva investigar os efeitos de sentido sobre corpo feminino para influenciadoras digitais do Instagram. Foram entrevistadas seis influenciadoras digitais da região do Triângulo Mineiro no período entre maio e julho de 2020. Foram selecionadas 34 sequências discursivas que apontavam para três formações discursivas (Ideais de corpo feminino, Sentidos sobre o próprio corpo, Trabalho sobre o corpo) cujos principais resultados destacam que estes discursos produzem efeitos de sentidos sobre o corpo das mulheres contribuindo para padrões de beleza inatingíveis, regularizando sentidos predominantemente de insatisfação corporal que, por consequência, promovem também a necessidade de um trabalho contínuo sobre esse corpo na tentativa de adequá-los aos padrões estéticos corporais vigentes na formação ideológica vigente, isto é, sentidos tradicionais de gênero para as mulheres afetando corporeidades, subjetividades e relações sociais. O objetivo do estudo 2 é investigar efeitos de sentidos sobre o corpo feminino em imagens e legendas publicadas por influenciadoras digitais nos seus perfis do Instagram. Foram selecionados perfis públicos de sete influenciadoras digitais brasileiras utilizando a estratégia random walks de netnografia. As oito sequências discursivas – SD (fotos/vídeos + legenda + descrição da materialidade linguística) analisadas se relacionavam com duas Formações Discursivas: Sentidos sobre corpo feminino e Sentidos sobre feminilidade. Os principais resultados apontam para sentidos dominantes de corpo feminino publicizado como mercadoria para o alcance de um ideal de beleza por empenho meritocrático que se relaciona com o binarismo de gênero e supremacia dos prazeres masculinos. Os dois estudos que compõe essa dissertação compartilham resultados e conclusões sobre um corpo feminino publicizado no Instagram por materialidades discursivas e videológicas dependentes de formações discursivas sobre beleza, saúde, sexualidade e gênero constituídas historicamente pela ideologia.The dissertation has as a general objective to investigate the effects of meanings on the female body in Instagram digital social media. The two studies that make up this dissertation are empirical qualitative research and have as a theoretical and methodological framework the Discourse Analysis (AD). Study 1 aims to investigate the effects of meaning on the female body for Instagram digital influencers. Six digital influencers from the Triângulo Mineiro region were interviewed between May and July 2020. 34 discursive sequences were selected that pointed to three discursive formations (Ideals of the female body, Senses about their own body, Work on the body) whose main results highlight that these discourses produce meaning effects on women's bodies, contributing to unattainable standards of beauty, regulating predominantly body dissatisfaction senses that, consequently, also promote the need for continuous work on this body in an attempt to adapt them to the standards body aesthetics in the current ideological formation, that is, traditional senses of gender for women, affecting corporeality, subjectivities and social relations. The aim of study 2 is to investigate the effects of senses on the female body in images and captions published by digital influencers on their Instagram profiles. Public profiles of seven Brazilian digital influencers were selected using the random walks strategy of netnography. The eight discursive sequences – SD (photos/videos + captions + description of linguistic materiality) analyzed were related to two Discursive Formations: Meanings about the female body and Meanings about femininity. The main results point to dominant meanings of the female body advertised as a commodity for achieving an ideal of beauty through a meritocratic effort that is related to the binarism of gender and the supremacy of male pleasures. The two studies that make up this dissertation share results and conclusions about a female body published on Instagram by discursive and videological materialities dependent on discursive formations about beauty, health, sexuality and gender historically constituted by ideology.Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTMUniversidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaTILIO, Rafael de27784254890http://lattes.cnpq.br/7770654404514963RESENDE, Natália Fernandes2023-12-14T13:36:38Z2021-10-152023-12-14T13:36:38Z2021-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-12-15T02:03:24Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2023-12-15T02:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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