Formação continuada de professores em serviço: o contexto de escolas públicas de Uberaba - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEAL, Simone das Graças
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1126
Resumo: O presente estudo faz parte do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em “Formação de professores e Cultura digital” da Universidade Federal do Triângulo Mieiro – UFTM, tem como objeto o trabalho no âmbito de formação continuada em serviço em escolas públicas de Uberaba-MG, vislumbrando até que ponto esta interfere na identidade e/ou aperfeiçoa as práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica. O trabalho é inicialmente delineado pela pesquisa bibliográfica, na qual se busca conceituar formação inicial, formação continuada, formação continuada em serviço, políticas públicas no âmbito da formação continuada na contemporaneidade e identidade profissional, fundamentado em Paulo Freire, Alvarado Prada, Tardif, textos, artigos, dissertações, teses de autores diversos, bem como na contextualização das legislações pertinentes, nos âmbitos federal, estadual e municipal, relacionadas à temática de investigação. Nessa perspectiva foi realizada a pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando a pesquisa bibliográfica, análise documental e empírica, com aplicação da técnica da entrevista semiestruturada. Foram escolhidas escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Uberaba-MG. Os sujeitos participantes são professores/as que atuam no mínimo há dois anos em sala de aula nessas instituições educacionais, e que, concomitantemente participam das formações continuadas em serviço no local de trabalho. Os dados coletados foram analisados pela técnica Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que embora os professores colaboradores reconheçam a importância das formações continuadas em serviço para o desenvolvimento de sua práxis, elas têm sido ineficientes devido à forma como acontecem. Muitas vezes a responsabilidade das formações é delegada aos profissionais docentes, exauridos com a sobrecarga de trabalho atribuída ao professor contemporâneo. Afiançaram, também, que muitas vezes as formações desviam de seu objetivo principal, principalmente na rede estadual de educação, prevalecendo temas administrativos ou organizacionais em detrimento da formação de fato. As formações continuadas em serviço carecem de ressignificação e mudanças que extrapolam ações internas e se constituem em uma via de mão dupla, na qual os profissionais docentes precisam estar cientes de sua importância social e utilizar esse tempo e espaço que é o lócus de sua atuação, para construir e ratificar sua identidade profissional. Quanto ao Projeto Político Pedagógico e às formações continuadas em serviço, constatou-se que o documento, na maioria dos casos,constitui-se em uma mera formalidade, não contribuindo de forma consistente para o fortalecimento das formações continuadas em serviço.
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spelling Formação continuada de professores em serviço: o contexto de escolas públicas de Uberaba - MGFormação continuada em serviço.Educação Básica.Identidade profissional docente.In-service teacher training.Basic Education.Professional teaching identity.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo faz parte do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em “Formação de professores e Cultura digital” da Universidade Federal do Triângulo Mieiro – UFTM, tem como objeto o trabalho no âmbito de formação continuada em serviço em escolas públicas de Uberaba-MG, vislumbrando até que ponto esta interfere na identidade e/ou aperfeiçoa as práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica. O trabalho é inicialmente delineado pela pesquisa bibliográfica, na qual se busca conceituar formação inicial, formação continuada, formação continuada em serviço, políticas públicas no âmbito da formação continuada na contemporaneidade e identidade profissional, fundamentado em Paulo Freire, Alvarado Prada, Tardif, textos, artigos, dissertações, teses de autores diversos, bem como na contextualização das legislações pertinentes, nos âmbitos federal, estadual e municipal, relacionadas à temática de investigação. Nessa perspectiva foi realizada a pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando a pesquisa bibliográfica, análise documental e empírica, com aplicação da técnica da entrevista semiestruturada. Foram escolhidas escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Uberaba-MG. Os sujeitos participantes são professores/as que atuam no mínimo há dois anos em sala de aula nessas instituições educacionais, e que, concomitantemente participam das formações continuadas em serviço no local de trabalho. Os dados coletados foram analisados pela técnica Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que embora os professores colaboradores reconheçam a importância das formações continuadas em serviço para o desenvolvimento de sua práxis, elas têm sido ineficientes devido à forma como acontecem. Muitas vezes a responsabilidade das formações é delegada aos profissionais docentes, exauridos com a sobrecarga de trabalho atribuída ao professor contemporâneo. Afiançaram, também, que muitas vezes as formações desviam de seu objetivo principal, principalmente na rede estadual de educação, prevalecendo temas administrativos ou organizacionais em detrimento da formação de fato. As formações continuadas em serviço carecem de ressignificação e mudanças que extrapolam ações internas e se constituem em uma via de mão dupla, na qual os profissionais docentes precisam estar cientes de sua importância social e utilizar esse tempo e espaço que é o lócus de sua atuação, para construir e ratificar sua identidade profissional. Quanto ao Projeto Político Pedagógico e às formações continuadas em serviço, constatou-se que o documento, na maioria dos casos,constitui-se em uma mera formalidade, não contribuindo de forma consistente para o fortalecimento das formações continuadas em serviço.The present study is linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Triângulo Mineiro – UFTM, in the field of “Teacher Training and Digital Culture”. The object of this research is the work developed in the scope of in-service teacher training in public schools of the municipality of Uberaba-MG, looking at the extent to which this interferes in the identity and / or improves the pedagogical practices of teachers of Basic Education. The study is initially delineated by bibliographical research in which there is an intention to conceptualize initial training, continuous training, in-service teacher training, public policies in the scope of current in-service teacher training and professional identity, based on Paulo Freire, Alvarado Prada, Tardif and on texts, articles, dissertations, theses and publications of various authors, as well as in the contextualization of pertinent legislation, at the federal, state and municipal levels, related to the research theme. In this perspective, the qualitative, exploratory and descriptive research was carried out, using the bibliographical research, documentary and empirical analysis, with application of the semi structured interview technique. Municipal and state public schools of the municipality of Uberaba-MG were chosen and the participating subjects are teachers who have been in the classroom for at least two years in these educational institutions, and who currently participate in in-service teacher training at the workplace. The data collected were analyzed using the Content Analysis Technique. The results show that while collaborating teachers recognize the importance of in-service teacher training for the development of their praxis, they have been inefficient due to the way they are performed. Often the responsibility of the training is delegated to the teaching professionals, exhausted with the overload of work attributed to the contemporary teacher. They also affirmed that the trainings often deviate from their main objective, especially in the state education network, with administrative or organizational issues prevailing over the real training. In-service teacher training requires redetermination and changes that extrapolate internal actions and constitute a two-way street in which teachers need to be aware of their social importance and use that time and space, which is the locus of their action, to build and ratify their professional identity. As for the Political Pedagogical Project and the in-service teacher training, it was found that the document, in most cases, constitutes a mere formality, not contributing consistently to the strengthening of in-service teacher training.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBORGES, Maria Célia42262380600http://lattes.cnpq.br/5826866488560826LEAL, Simone das Graças2022-05-12T13:40:27Z2019-02-202022-05-12T13:40:27Z2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:55:07Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:55:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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