IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Giovana Maria Belém
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Farias, Isabel Maria Sabino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8278
Resumo: Pensar sobre a constituição da identidade docente exige entender este processo como histórico, social e cultural, ao mesmo tempo, que é singular, trilhado por escolhas, ações, intenções, sentimentos e vivências. Este escrito tem por objetivo compreender o processo de constituição identitária de uma professora da Educação Básica na relação com a formação continuada. A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou conhecer os movimentos identitários da professora, com apoio nas narrativas de história de vida.1 Mediada pela objetividade do mundo material e pelas relações que estabeleceu, a professora se subjetivou e se constituiu docente, vivenciando neste percurso, principalmente, a personagem “guerreira”. O estudo aponta para a necessidade de olhar para as histórias singulares, respeitando as particularidades e a universalidade, entendendo que, como seres de interação, os professores estão inseridos em contextos concretos, constituindo-se de modo permanente.
id UNEB-3_78eff2cbbfce86cb0548a774921b7f74
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8278
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRAIdentityTeacher trainingBasic educationIdentidadeFormação de professoresEducação básicaPensar sobre a constituição da identidade docente exige entender este processo como histórico, social e cultural, ao mesmo tempo, que é singular, trilhado por escolhas, ações, intenções, sentimentos e vivências. Este escrito tem por objetivo compreender o processo de constituição identitária de uma professora da Educação Básica na relação com a formação continuada. A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou conhecer os movimentos identitários da professora, com apoio nas narrativas de história de vida.1 Mediada pela objetividade do mundo material e pelas relações que estabeleceu, a professora se subjetivou e se constituiu docente, vivenciando neste percurso, principalmente, a personagem “guerreira”. O estudo aponta para a necessidade de olhar para as histórias singulares, respeitando as particularidades e a universalidade, entendendo que, como seres de interação, os professores estão inseridos em contextos concretos, constituindo-se de modo permanente.UNEB2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/827810.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p175-189Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 175-1892358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n57reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8278/5338Copyright (c) 2020 Giovana Maria Belém Falcão, Isabel Maria Sabino de Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Giovana Maria BelémFarias, Isabel Maria Sabino de2021-06-05T16:48:19Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8278Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:19Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA
title IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA
spellingShingle IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA
Falcão, Giovana Maria Belém
Identity
Teacher training
Basic education
Identidade
Formação de professores
Educação básica
title_short IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA
title_full IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA
title_fullStr IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA
title_full_unstemmed IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA
title_sort IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA
author Falcão, Giovana Maria Belém
author_facet Falcão, Giovana Maria Belém
Farias, Isabel Maria Sabino de
author_role author
author2 Farias, Isabel Maria Sabino de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Giovana Maria Belém
Farias, Isabel Maria Sabino de
dc.subject.por.fl_str_mv Identity
Teacher training
Basic education
Identidade
Formação de professores
Educação básica
topic Identity
Teacher training
Basic education
Identidade
Formação de professores
Educação básica
description Pensar sobre a constituição da identidade docente exige entender este processo como histórico, social e cultural, ao mesmo tempo, que é singular, trilhado por escolhas, ações, intenções, sentimentos e vivências. Este escrito tem por objetivo compreender o processo de constituição identitária de uma professora da Educação Básica na relação com a formação continuada. A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou conhecer os movimentos identitários da professora, com apoio nas narrativas de história de vida.1 Mediada pela objetividade do mundo material e pelas relações que estabeleceu, a professora se subjetivou e se constituiu docente, vivenciando neste percurso, principalmente, a personagem “guerreira”. O estudo aponta para a necessidade de olhar para as histórias singulares, respeitando as particularidades e a universalidade, entendendo que, como seres de interação, os professores estão inseridos em contextos concretos, constituindo-se de modo permanente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8278
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p175-189
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8278
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p175-189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8278/5338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Giovana Maria Belém Falcão, Isabel Maria Sabino de Farias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Giovana Maria Belém Falcão, Isabel Maria Sabino de Farias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 175-189
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n57
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957235912704