Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Deise Coelho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/507
Resumo: O período de educação superior demanda um processo adaptativo dos universitários quanto a questões pessoais, sociais e econômicas, o que pode levar a interferências na saúde física e psíquica desta população. Estudos sobre depressão e ansiedade em universitários são frequentes, porém, ainda há poucos que enfoquem vários aspectos emocionais simultaneamente, o que poderia auxiliar a compreender este público de forma mais integral e auxiliar na redução de uma relevante lacuna no conhecimento. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo geral descrever o perfil sociodemográfico e avaliar o suporte social e a presença de sintomas de estresse, depressão, ansiedade e solidão em estudantes universitários. Foram avaliados 384 estudantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O trabalho se divide em dois estudos, sendo que o primeiro objetivou descrever o perfil sociodemográfico e os níveis de suporte social, depressão, ansiedade, solidão e estresse no público abordado. O segundo estudo teve como objetivo correlacionar o perfil sociodemográfico e os hábitos de vida à prevalência de estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social de estudantes universitários. Os instrumentos que compuseram o trabalho foram um questionário elaborado para a pesquisa, com enfoque no perfil sociodemográfico e de hábitos de vida dos participantes; o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL); Inventário de Ansiedade Beck (BAI); Questionário sobre a Saúde do Paciente (PHQ-9), que avaliou depressão; Escala Brasileira de Solidão (UCLABR) e a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). Para análise dos resultados obtidos por meio da aplicação dos instrumentos utilizou-se estatística descritiva e correcional. Os resultados do Estudo 1 apontaram a presença de sofrimento psíquico neste público, com 47% dos universitários afirmando presença de sentimento de solidão, 59,2% dos participantes com sintomas depressivos, 70,4% com prevalência de ansiedade e 78,1% apresentaram estresse. Quanto a percepção de suporte social 12% dos participantes o caracterizaram em baixo nível. O Estudo 2 obteve correlação positiva entre sintomas de estresse, depressão, ansiedade e sentimentos de solidão, indicando que a presença de um dos sintomas poderia refletir no nível dos demais. No entanto, o suporte social caracterizou-se como possível proteção para os sintomas avaliados. A partir dos dados analisados conclui-se que há prevalência de sofrimento psíquico entre os universitários da UFTM referente aos sintomas de depressão, ansiedade, estresse e solidão, sendo o suporte social uma variável de proteção para os sintomas avaliados. Em vista da vulnerabilidade desse grupo, pontua-se a relevância de estratégias de promoção de saúde para esta população.
id UFTM_93dcd7fa40425a64a6d385384959229c
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/507
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte socialSaúde Mental.Estudantes.Psicopatologia.Psicologia.Mental health.Students.Psychopathology.Psychology.PsicologiaO período de educação superior demanda um processo adaptativo dos universitários quanto a questões pessoais, sociais e econômicas, o que pode levar a interferências na saúde física e psíquica desta população. Estudos sobre depressão e ansiedade em universitários são frequentes, porém, ainda há poucos que enfoquem vários aspectos emocionais simultaneamente, o que poderia auxiliar a compreender este público de forma mais integral e auxiliar na redução de uma relevante lacuna no conhecimento. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo geral descrever o perfil sociodemográfico e avaliar o suporte social e a presença de sintomas de estresse, depressão, ansiedade e solidão em estudantes universitários. Foram avaliados 384 estudantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O trabalho se divide em dois estudos, sendo que o primeiro objetivou descrever o perfil sociodemográfico e os níveis de suporte social, depressão, ansiedade, solidão e estresse no público abordado. O segundo estudo teve como objetivo correlacionar o perfil sociodemográfico e os hábitos de vida à prevalência de estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social de estudantes universitários. Os instrumentos que compuseram o trabalho foram um questionário elaborado para a pesquisa, com enfoque no perfil sociodemográfico e de hábitos de vida dos participantes; o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL); Inventário de Ansiedade Beck (BAI); Questionário sobre a Saúde do Paciente (PHQ-9), que avaliou depressão; Escala Brasileira de Solidão (UCLABR) e a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). Para análise dos resultados obtidos por meio da aplicação dos instrumentos utilizou-se estatística descritiva e correcional. Os resultados do Estudo 1 apontaram a presença de sofrimento psíquico neste público, com 47% dos universitários afirmando presença de sentimento de solidão, 59,2% dos participantes com sintomas depressivos, 70,4% com prevalência de ansiedade e 78,1% apresentaram estresse. Quanto a percepção de suporte social 12% dos participantes o caracterizaram em baixo nível. O Estudo 2 obteve correlação positiva entre sintomas de estresse, depressão, ansiedade e sentimentos de solidão, indicando que a presença de um dos sintomas poderia refletir no nível dos demais. No entanto, o suporte social caracterizou-se como possível proteção para os sintomas avaliados. A partir dos dados analisados conclui-se que há prevalência de sofrimento psíquico entre os universitários da UFTM referente aos sintomas de depressão, ansiedade, estresse e solidão, sendo o suporte social uma variável de proteção para os sintomas avaliados. Em vista da vulnerabilidade desse grupo, pontua-se a relevância de estratégias de promoção de saúde para esta população.The period of higher education demands an adaptive process of university students regarding personal, social and economic issues, which can lead to interferences in the physical and mental health of this population. Studies on depression and anxiety in university students are frequent, but there are still few that focus on several emotional aspects simultaneously, which could help to understand this public more comprehensively and help reduce a relevant knowledge gap. Thus, the present study has as general objective to describe the sociodemographic profile and to evaluate social support and the presence of symptoms of stress, depression, anxiety and loneliness in college students. A total of 384 students of the Federal University of the Triângulo Mineiro (UFTM) were evaluated. The study is divided in two studies, the first of which was to describe the sociodemographic profile and levels of social support, depression, anxiety, loneliness and stress in the public addressed. The second study aimed to correlate the sociodemographic profile and life habits with the prevalence of stress, depression, anxiety, loneliness and social support of university students. The instruments that composed the work were a questionnaire elaborated for the research, focusing on the sociodemographic profile and life habits of the participants; The Inventory of Stress Symptoms for Adults (ISSL); Beck Anxiety Inventory (BAI); Patient Health Questionnaire (PHQ-9); Brazilian Scale of Loneliness (UCLA-BR) and the Social Support Perception Scale (EPSS). For the analysis of the results obtained through the application of the instruments, we used descriptive and corrective statistics. The results of Study 1 indicated the presence of psychic suffering in this public with 47% of university students affirming the presence of feelings of loneliness, 59.2% of the participants with depressive symptoms, 70.4% with anxiety prevalence and 78.1% presented with stress. The perception of social support 12% of the participants characterized it at low level. The second Study found a positive correlation between symptoms of stress, depression, anxiety and feelings of loneliness, indicating that the presence of one of the symptoms could reflect the level of the others. However, social support was characterized as possible protection for the evaluated symptoms. Based on the data analyzed, it is concluded that there is a prevalence of psychic suffering among UFTM students regarding the symptoms of depression, anxiety, stress and loneliness, and social support is a protective variable for the symptoms evaluated. In view of the vulnerability of this group, the relevance of health promotion strategies for this population is suggested.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaBARROSO, Sabrina Martins86248464120http://lattes.cnpq.br/2411808662449672SOUZA, Deise Coelho de2018-02-27T17:05:44Z2017-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUZA, Deise Coelho de. Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social. 2017. 90f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/507porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2018-02-28T04:00:10Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2018-02-28T04:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social
title Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social
spellingShingle Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social
SOUZA, Deise Coelho de
Saúde Mental.
Estudantes.
Psicopatologia.
Psicologia.
Mental health.
Students.
Psychopathology.
Psychology.
Psicologia
title_short Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social
title_full Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social
title_fullStr Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social
title_full_unstemmed Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social
title_sort Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social
author SOUZA, Deise Coelho de
author_facet SOUZA, Deise Coelho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARROSO, Sabrina Martins
86248464120
http://lattes.cnpq.br/2411808662449672
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Deise Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Mental.
Estudantes.
Psicopatologia.
Psicologia.
Mental health.
Students.
Psychopathology.
Psychology.
Psicologia
topic Saúde Mental.
Estudantes.
Psicopatologia.
Psicologia.
Mental health.
Students.
Psychopathology.
Psychology.
Psicologia
description O período de educação superior demanda um processo adaptativo dos universitários quanto a questões pessoais, sociais e econômicas, o que pode levar a interferências na saúde física e psíquica desta população. Estudos sobre depressão e ansiedade em universitários são frequentes, porém, ainda há poucos que enfoquem vários aspectos emocionais simultaneamente, o que poderia auxiliar a compreender este público de forma mais integral e auxiliar na redução de uma relevante lacuna no conhecimento. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo geral descrever o perfil sociodemográfico e avaliar o suporte social e a presença de sintomas de estresse, depressão, ansiedade e solidão em estudantes universitários. Foram avaliados 384 estudantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O trabalho se divide em dois estudos, sendo que o primeiro objetivou descrever o perfil sociodemográfico e os níveis de suporte social, depressão, ansiedade, solidão e estresse no público abordado. O segundo estudo teve como objetivo correlacionar o perfil sociodemográfico e os hábitos de vida à prevalência de estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social de estudantes universitários. Os instrumentos que compuseram o trabalho foram um questionário elaborado para a pesquisa, com enfoque no perfil sociodemográfico e de hábitos de vida dos participantes; o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL); Inventário de Ansiedade Beck (BAI); Questionário sobre a Saúde do Paciente (PHQ-9), que avaliou depressão; Escala Brasileira de Solidão (UCLABR) e a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). Para análise dos resultados obtidos por meio da aplicação dos instrumentos utilizou-se estatística descritiva e correcional. Os resultados do Estudo 1 apontaram a presença de sofrimento psíquico neste público, com 47% dos universitários afirmando presença de sentimento de solidão, 59,2% dos participantes com sintomas depressivos, 70,4% com prevalência de ansiedade e 78,1% apresentaram estresse. Quanto a percepção de suporte social 12% dos participantes o caracterizaram em baixo nível. O Estudo 2 obteve correlação positiva entre sintomas de estresse, depressão, ansiedade e sentimentos de solidão, indicando que a presença de um dos sintomas poderia refletir no nível dos demais. No entanto, o suporte social caracterizou-se como possível proteção para os sintomas avaliados. A partir dos dados analisados conclui-se que há prevalência de sofrimento psíquico entre os universitários da UFTM referente aos sintomas de depressão, ansiedade, estresse e solidão, sendo o suporte social uma variável de proteção para os sintomas avaliados. Em vista da vulnerabilidade desse grupo, pontua-se a relevância de estratégias de promoção de saúde para esta população.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18
2018-02-27T17:05:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Deise Coelho de. Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social. 2017. 90f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/507
identifier_str_mv SOUZA, Deise Coelho de. Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social. 2017. 90f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013329920131072