Psicopatologia, crenças sobre violência sexual e dificuldades de regulação emocional em indivíduos sexualmente agressivos : estudo comparativo entre estudantes universitários dos géneros masculino e feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12665 |
Resumo: | O presente estudo procurou investigar a prevalência de comportamentos sexualmente agressivos em estudantes universitários de ambos os géneros, e as diferenças entre homens e mulheres sexualmente agressivos no endosso de sintomas psicopatológicos, de crenças/mitos sobre a violência sexual (VS), e nas dificuldades de regulação emocional. A amostra foi composta por 546 estudantes universitários heterossexuais, dos géneros masculino e feminino. Verificou-se que o género masculino (44.5%) recorreu mais a estratégias sexualmente agressivas do que o género feminino (30.2%), nomeadamente no que diz respeito à Coação Sexual e à Força Física, não tendo sido observadas diferenças significativas no que concerne ao Abuso Sexual em função do género. As mulheres sexualmente agressivas endossaram mais sintomas psicopatológicos e mais dificuldades de regulação emocional, enquanto os homens sexualmente agressivos endossaram mais crenças legitimadoras de VS. Com base nestes resultados, revela-se pertinente a implementação de programas de prevenção e intervenção em contexto universitário, focados no bem-estar e saúde mental, na regulação emocional e nas crenças/mitos sobre VS. |
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Psicopatologia, crenças sobre violência sexual e dificuldades de regulação emocional em indivíduos sexualmente agressivos : estudo comparativo entre estudantes universitários dos géneros masculino e femininoMESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSEPSICOLOGIACRENÇASVIOLÊNCIA SEXUALPSICOPATOLOGIAESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSEMOÇÕESPSYCHOLOGYBELIEFSSEXUAL VIOLENCEPSYCHOPATHOLOGYCOLLEGE STUDENTSEMOTIONSO presente estudo procurou investigar a prevalência de comportamentos sexualmente agressivos em estudantes universitários de ambos os géneros, e as diferenças entre homens e mulheres sexualmente agressivos no endosso de sintomas psicopatológicos, de crenças/mitos sobre a violência sexual (VS), e nas dificuldades de regulação emocional. A amostra foi composta por 546 estudantes universitários heterossexuais, dos géneros masculino e feminino. Verificou-se que o género masculino (44.5%) recorreu mais a estratégias sexualmente agressivas do que o género feminino (30.2%), nomeadamente no que diz respeito à Coação Sexual e à Força Física, não tendo sido observadas diferenças significativas no que concerne ao Abuso Sexual em função do género. As mulheres sexualmente agressivas endossaram mais sintomas psicopatológicos e mais dificuldades de regulação emocional, enquanto os homens sexualmente agressivos endossaram mais crenças legitimadoras de VS. Com base nestes resultados, revela-se pertinente a implementação de programas de prevenção e intervenção em contexto universitário, focados no bem-estar e saúde mental, na regulação emocional e nas crenças/mitos sobre VS.The aim of this study was to investigate the prevalence of sexually aggressive behaviors among college students of both genders, and the differences between sexually aggressive men and women in the endorsement of psychopathological symptoms, rape myths, and emotional regulation difficulties. The sample consisted of 546 heterosexual male and female college students. Findings revealed that men (44.5%) resorted to more sexually aggressive strategies than women (30.2%), namely Sexual Coercion and Physical Force. No significant differences between men and women were found regarding Sexual Abuse. It was also found that sexually aggressive females endorsed more psychopathological symptoms and more emotional regulation difficulties, while sexually aggressive males endorsed more rape myths. These results stress the need to implement prevention and intervention programs in college campuses, with a focus on well-being and mental health, emotion regulation, and rape myths.2022-02-14T17:50:30Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12665TID:202919420porSousa, Sara Ariana Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:27.672527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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