A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Romulo Ramunch Mourao
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436
Resumo: A educação, além de não ser tarefa somente da escola, nunca foi realizada apenas neste ambiente. Diversos atores da sociedade contribuem para a educação dos indivíduos. A divulgação científica, junto com outros meios e instituições, faz parte dessa rede de atores sociais que permeia a sociedade com uma variada quantidade de discursos sobre temas científicos, apresentando visões acerca da ciência. Diante deste contexto, consideramos cabível investigar como a ciência é apresentada em uma revista de divulgação científica que possui mais apelo ao público jovem no Brasil, a SuperInteressante, em sua versão digital, entre os anos de 2010 e 2019. O delineamento da pesquisa se deu entorno de reportagens que tinham como principal tema a cosmologia. A análise das reportagens ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva e obtivemos cinco categorias que representam, em nossa percepção, os principais atores do empreendimento científico: (i) o conhecimento científico, (ii) o trabalho científico, (iii) o cientista, (iv) o desenvolvimento científico e (v) as suas influências. Nessas categorias obtivemos uma gama de atributos considerados pertencentes à ciência. Alguns deles fazem parte de concepções errôneas e outros que são considerados adequados sobre a ciência. Discutimos e concluímos sobre as influências que a divulgação científica realizada pela SuperInteressante pode causar na cultura científica, desfavorecendo-a ou promovendo-a, a depender das concepções sobre a ciência que apresenta ao público leitor.
id UFTM_9dbdf9d3b2a5c18dbf1447a6501e2ef0
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1436
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?Divulgação Científica.Natureza da Ciência.Cultura Científica.Educação informal.Scientific divulgation.Nature of Science.Scientific culture.Informal Education.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::OUTROS::CIENCIASA educação, além de não ser tarefa somente da escola, nunca foi realizada apenas neste ambiente. Diversos atores da sociedade contribuem para a educação dos indivíduos. A divulgação científica, junto com outros meios e instituições, faz parte dessa rede de atores sociais que permeia a sociedade com uma variada quantidade de discursos sobre temas científicos, apresentando visões acerca da ciência. Diante deste contexto, consideramos cabível investigar como a ciência é apresentada em uma revista de divulgação científica que possui mais apelo ao público jovem no Brasil, a SuperInteressante, em sua versão digital, entre os anos de 2010 e 2019. O delineamento da pesquisa se deu entorno de reportagens que tinham como principal tema a cosmologia. A análise das reportagens ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva e obtivemos cinco categorias que representam, em nossa percepção, os principais atores do empreendimento científico: (i) o conhecimento científico, (ii) o trabalho científico, (iii) o cientista, (iv) o desenvolvimento científico e (v) as suas influências. Nessas categorias obtivemos uma gama de atributos considerados pertencentes à ciência. Alguns deles fazem parte de concepções errôneas e outros que são considerados adequados sobre a ciência. Discutimos e concluímos sobre as influências que a divulgação científica realizada pela SuperInteressante pode causar na cultura científica, desfavorecendo-a ou promovendo-a, a depender das concepções sobre a ciência que apresenta ao público leitor.Education, besides not being only work of schools, has never happened exclusively in this environment. Scientific divulgation, along with other means and institutions, belongs to this network of social actors that go through society with a variety of actions that contribute to the scientific education of individuals. That being said, we consider that it’s possible to investigate how science is presented in a magazine of scientific divulgation that has young adults/teenagers as audience: SuperInteressante. We made a documental research seeking content that approached Cosmology both in physical and digital versions between 2010 and 2019. The analysis was made using Textual Discourse Analysis in which we found five categories that represent, in our point of view, the main actors of scientific development: (i) the scientific knowledge, (ii) the scientific work, (iii) the scientist, (iv) the scientific development and (v) it’s influences. In these categories we noticed a wide variety of caracteristics that we consider belonging to science. From these categories we discussed and concluded that the influence that scientific divulgation in Cosmology of this magazine can impact scientific culture, disfavoring it or promoting it, depending on the conceptions of science presented to the audience.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta35121012837http://lattes.cnpq.br/1037654075125918SILVA, Romulo Ramunch Mourao2022-11-16T12:05:26Z2020-02-182022-11-16T12:05:26Z2020-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-11-17T02:02:51Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-11-17T02:02:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?
title A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?
spellingShingle A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?
SILVA, Romulo Ramunch Mourao
Divulgação Científica.
Natureza da Ciência.
Cultura Científica.
Educação informal.
Scientific divulgation.
Nature of Science.
Scientific culture.
Informal Education.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
title_short A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?
title_full A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?
title_fullStr A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?
title_full_unstemmed A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?
title_sort A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?
author SILVA, Romulo Ramunch Mourao
author_facet SILVA, Romulo Ramunch Mourao
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta
35121012837
http://lattes.cnpq.br/1037654075125918
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Romulo Ramunch Mourao
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação Científica.
Natureza da Ciência.
Cultura Científica.
Educação informal.
Scientific divulgation.
Nature of Science.
Scientific culture.
Informal Education.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
topic Divulgação Científica.
Natureza da Ciência.
Cultura Científica.
Educação informal.
Scientific divulgation.
Nature of Science.
Scientific culture.
Informal Education.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description A educação, além de não ser tarefa somente da escola, nunca foi realizada apenas neste ambiente. Diversos atores da sociedade contribuem para a educação dos indivíduos. A divulgação científica, junto com outros meios e instituições, faz parte dessa rede de atores sociais que permeia a sociedade com uma variada quantidade de discursos sobre temas científicos, apresentando visões acerca da ciência. Diante deste contexto, consideramos cabível investigar como a ciência é apresentada em uma revista de divulgação científica que possui mais apelo ao público jovem no Brasil, a SuperInteressante, em sua versão digital, entre os anos de 2010 e 2019. O delineamento da pesquisa se deu entorno de reportagens que tinham como principal tema a cosmologia. A análise das reportagens ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva e obtivemos cinco categorias que representam, em nossa percepção, os principais atores do empreendimento científico: (i) o conhecimento científico, (ii) o trabalho científico, (iii) o cientista, (iv) o desenvolvimento científico e (v) as suas influências. Nessas categorias obtivemos uma gama de atributos considerados pertencentes à ciência. Alguns deles fazem parte de concepções errôneas e outros que são considerados adequados sobre a ciência. Discutimos e concluímos sobre as influências que a divulgação científica realizada pela SuperInteressante pode causar na cultura científica, desfavorecendo-a ou promovendo-a, a depender das concepções sobre a ciência que apresenta ao público leitor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-18
2020-02-18
2022-11-16T12:05:26Z
2022-11-16T12:05:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013340768698368