A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436 |
Resumo: | A educação, além de não ser tarefa somente da escola, nunca foi realizada apenas neste ambiente. Diversos atores da sociedade contribuem para a educação dos indivíduos. A divulgação científica, junto com outros meios e instituições, faz parte dessa rede de atores sociais que permeia a sociedade com uma variada quantidade de discursos sobre temas científicos, apresentando visões acerca da ciência. Diante deste contexto, consideramos cabível investigar como a ciência é apresentada em uma revista de divulgação científica que possui mais apelo ao público jovem no Brasil, a SuperInteressante, em sua versão digital, entre os anos de 2010 e 2019. O delineamento da pesquisa se deu entorno de reportagens que tinham como principal tema a cosmologia. A análise das reportagens ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva e obtivemos cinco categorias que representam, em nossa percepção, os principais atores do empreendimento científico: (i) o conhecimento científico, (ii) o trabalho científico, (iii) o cientista, (iv) o desenvolvimento científico e (v) as suas influências. Nessas categorias obtivemos uma gama de atributos considerados pertencentes à ciência. Alguns deles fazem parte de concepções errôneas e outros que são considerados adequados sobre a ciência. Discutimos e concluímos sobre as influências que a divulgação científica realizada pela SuperInteressante pode causar na cultura científica, desfavorecendo-a ou promovendo-a, a depender das concepções sobre a ciência que apresenta ao público leitor. |
id |
UFTM_9dbdf9d3b2a5c18dbf1447a6501e2ef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1436 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?Divulgação Científica.Natureza da Ciência.Cultura Científica.Educação informal.Scientific divulgation.Nature of Science.Scientific culture.Informal Education.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::OUTROS::CIENCIASA educação, além de não ser tarefa somente da escola, nunca foi realizada apenas neste ambiente. Diversos atores da sociedade contribuem para a educação dos indivíduos. A divulgação científica, junto com outros meios e instituições, faz parte dessa rede de atores sociais que permeia a sociedade com uma variada quantidade de discursos sobre temas científicos, apresentando visões acerca da ciência. Diante deste contexto, consideramos cabível investigar como a ciência é apresentada em uma revista de divulgação científica que possui mais apelo ao público jovem no Brasil, a SuperInteressante, em sua versão digital, entre os anos de 2010 e 2019. O delineamento da pesquisa se deu entorno de reportagens que tinham como principal tema a cosmologia. A análise das reportagens ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva e obtivemos cinco categorias que representam, em nossa percepção, os principais atores do empreendimento científico: (i) o conhecimento científico, (ii) o trabalho científico, (iii) o cientista, (iv) o desenvolvimento científico e (v) as suas influências. Nessas categorias obtivemos uma gama de atributos considerados pertencentes à ciência. Alguns deles fazem parte de concepções errôneas e outros que são considerados adequados sobre a ciência. Discutimos e concluímos sobre as influências que a divulgação científica realizada pela SuperInteressante pode causar na cultura científica, desfavorecendo-a ou promovendo-a, a depender das concepções sobre a ciência que apresenta ao público leitor.Education, besides not being only work of schools, has never happened exclusively in this environment. Scientific divulgation, along with other means and institutions, belongs to this network of social actors that go through society with a variety of actions that contribute to the scientific education of individuals. That being said, we consider that it’s possible to investigate how science is presented in a magazine of scientific divulgation that has young adults/teenagers as audience: SuperInteressante. We made a documental research seeking content that approached Cosmology both in physical and digital versions between 2010 and 2019. The analysis was made using Textual Discourse Analysis in which we found five categories that represent, in our point of view, the main actors of scientific development: (i) the scientific knowledge, (ii) the scientific work, (iii) the scientist, (iv) the scientific development and (v) it’s influences. In these categories we noticed a wide variety of caracteristics that we consider belonging to science. From these categories we discussed and concluded that the influence that scientific divulgation in Cosmology of this magazine can impact scientific culture, disfavoring it or promoting it, depending on the conceptions of science presented to the audience.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta35121012837http://lattes.cnpq.br/1037654075125918SILVA, Romulo Ramunch Mourao2022-11-16T12:05:26Z2020-02-182022-11-16T12:05:26Z2020-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-11-17T02:02:51Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-11-17T02:02:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante? |
title |
A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante? |
spellingShingle |
A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante? SILVA, Romulo Ramunch Mourao Divulgação Científica. Natureza da Ciência. Cultura Científica. Educação informal. Scientific divulgation. Nature of Science. Scientific culture. Informal Education. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
title_short |
A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante? |
title_full |
A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante? |
title_fullStr |
A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante? |
title_full_unstemmed |
A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante? |
title_sort |
A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante? |
author |
SILVA, Romulo Ramunch Mourao |
author_facet |
SILVA, Romulo Ramunch Mourao |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta 35121012837 http://lattes.cnpq.br/1037654075125918 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Romulo Ramunch Mourao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação Científica. Natureza da Ciência. Cultura Científica. Educação informal. Scientific divulgation. Nature of Science. Scientific culture. Informal Education. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
topic |
Divulgação Científica. Natureza da Ciência. Cultura Científica. Educação informal. Scientific divulgation. Nature of Science. Scientific culture. Informal Education. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
description |
A educação, além de não ser tarefa somente da escola, nunca foi realizada apenas neste ambiente. Diversos atores da sociedade contribuem para a educação dos indivíduos. A divulgação científica, junto com outros meios e instituições, faz parte dessa rede de atores sociais que permeia a sociedade com uma variada quantidade de discursos sobre temas científicos, apresentando visões acerca da ciência. Diante deste contexto, consideramos cabível investigar como a ciência é apresentada em uma revista de divulgação científica que possui mais apelo ao público jovem no Brasil, a SuperInteressante, em sua versão digital, entre os anos de 2010 e 2019. O delineamento da pesquisa se deu entorno de reportagens que tinham como principal tema a cosmologia. A análise das reportagens ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva e obtivemos cinco categorias que representam, em nossa percepção, os principais atores do empreendimento científico: (i) o conhecimento científico, (ii) o trabalho científico, (iii) o cientista, (iv) o desenvolvimento científico e (v) as suas influências. Nessas categorias obtivemos uma gama de atributos considerados pertencentes à ciência. Alguns deles fazem parte de concepções errôneas e outros que são considerados adequados sobre a ciência. Discutimos e concluímos sobre as influências que a divulgação científica realizada pela SuperInteressante pode causar na cultura científica, desfavorecendo-a ou promovendo-a, a depender das concepções sobre a ciência que apresenta ao público leitor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-18 2020-02-18 2022-11-16T12:05:26Z 2022-11-16T12:05:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436 |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013340768698368 |