Divulgação e popularização da ciência na FEBRACE: uma análise do incentivo à cultura científica de clubes de ciências no Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cajueiro, Dayanne Dailla da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14281
Resumo: Produções científicas, experimentações, iniciação à docência, reforço escolar, ensinar/aprender a fazer pesquisas, divulgar pesquisas científicas para a comunidade... São, dentre essas, as várias funções apontadas por professores (ou futuros professores) e alunos da educação básica que fazem parte do seio de Clubes de Ciências no estado do Pará. Pesquisas voltadas ao ensino de ciências apontam os espaços de Clubes de Ciências como impulsionadores da iniciação científica infantojuvenil e de futuros professores, assim como a popularização da ciência. No Pará, o primeiro Clube de Ciências foi caracterizado como laboratório pedagógico, por ser o responsável pela iniciação à docência de licenciandos, pela iniciação científica de alunos da educação básica, por motivar a disseminação de vários outros Clubes de Ciências que se constituíram de maneira singular nas regiões do estado e, ainda, promover a divulgação científica no Pará. Para este artigo, focamos os Clubes de Ciências que se evidenciam pelo desenvolvimento de produções científicas, consoantes à popularização da Ciência, ou seja, se destacam por engajar suas ações visando a produção de projetos científicos infantojuvenis e a divulgação desses trabalhos em Feiras de Ciências, sendo a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) a preferida entre professores e estudantes. Nosso objetivo é compreender o desenvolvimento da Cultura Científica desses Clubes de Ciências a partir de suas ações na dinâmica de produções científicas com vistas à divulgação nesta Feira de Ciências. Assumimos a pesquisa qualitativa na abordagem narrativa. Selecionamos dois Clubes de Ciências localizados na Região Imediata de Abaetetuba, Pará, denominados Clubes de Ciências de Moju e Clube de Ciências de Abaetetuba, cujo critérios de escolha foram as recorrentes participações em Feiras Científicas, em especial, na FEBRACE, onde têm se destacado pelas inúmeras produções anais de iniciação Científica em que apresentam com seriedade símile a de um Cientista. Nesta direção, fizemos o levantamento das produções científicas nas atas da FEBRACE, no período de 2003 a 2021, em busca de produções científicas desenvolvidas por esses espaços, assim como uma entrevista semiestruturada com os seus respectivos coordenadores, a fim de compreender o dinamismo de tais atividades. Para analisarmos os textos de campo, assumimos a análise textual discursiva. Os resultados evidenciam que as produções científicas dos Clubes de Ciências investigados, apresentadas na FEBRACE, expressam importantes contribuições para a Ciência, assim como no seu ensino, além de incentivar explicitamente a Cultura Científica na Região investigada. Consideramos que estes espaços, por meio de suas ações, constituem a Cultura Científica desde que surgiram, não somente no próprio espaço, mas também em parcerias com instituições de ensino como Universidades e escolas da educação básica da região, culminando tais produções sendo apresentadas em feiras de Ciências locais, regionais e estaduais, mas, em especial na FEBRACE, visando à popularização científica e o desenvolvimento da Educação em Ciências no Pará.
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No Pará, o primeiro Clube de Ciências foi caracterizado como laboratório pedagógico, por ser o responsável pela iniciação à docência de licenciandos, pela iniciação científica de alunos da educação básica, por motivar a disseminação de vários outros Clubes de Ciências que se constituíram de maneira singular nas regiões do estado e, ainda, promover a divulgação científica no Pará. Para este artigo, focamos os Clubes de Ciências que se evidenciam pelo desenvolvimento de produções científicas, consoantes à popularização da Ciência, ou seja, se destacam por engajar suas ações visando a produção de projetos científicos infantojuvenis e a divulgação desses trabalhos em Feiras de Ciências, sendo a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) a preferida entre professores e estudantes. Nosso objetivo é compreender o desenvolvimento da Cultura Científica desses Clubes de Ciências a partir de suas ações na dinâmica de produções científicas com vistas à divulgação nesta Feira de Ciências. Assumimos a pesquisa qualitativa na abordagem narrativa. Selecionamos dois Clubes de Ciências localizados na Região Imediata de Abaetetuba, Pará, denominados Clubes de Ciências de Moju e Clube de Ciências de Abaetetuba, cujo critérios de escolha foram as recorrentes participações em Feiras Científicas, em especial, na FEBRACE, onde têm se destacado pelas inúmeras produções anais de iniciação Científica em que apresentam com seriedade símile a de um Cientista. Nesta direção, fizemos o levantamento das produções científicas nas atas da FEBRACE, no período de 2003 a 2021, em busca de produções científicas desenvolvidas por esses espaços, assim como uma entrevista semiestruturada com os seus respectivos coordenadores, a fim de compreender o dinamismo de tais atividades. Para analisarmos os textos de campo, assumimos a análise textual discursiva. Os resultados evidenciam que as produções científicas dos Clubes de Ciências investigados, apresentadas na FEBRACE, expressam importantes contribuições para a Ciência, assim como no seu ensino, além de incentivar explicitamente a Cultura Científica na Região investigada. Consideramos que estes espaços, por meio de suas ações, constituem a Cultura Científica desde que surgiram, não somente no próprio espaço, mas também em parcerias com instituições de ensino como Universidades e escolas da educação básica da região, culminando tais produções sendo apresentadas em feiras de Ciências locais, regionais e estaduais, mas, em especial na FEBRACE, visando à popularização científica e o desenvolvimento da Educação em Ciências no Pará.Scientific productions, experiments, teaching initiation, school reinforcement, teaching/ learning to do research, disseminating scientific research to the community ... Among these are the various functions pointed out by teachers (or future teachers) and students of basic education who they are part of the supporters of Science Clubs in the state of Pará. Research focused on Science teaching points to the spaces of Science Clubs as drivers of scientific initiation for children and young teachers, as well as the popularization of Science. In Pará, the first Science Club was appointed as a pedagogical laboratory for being responsible for the initiation of teaching undergraduate students, for the scientific initiation of students of basic education, and also for motivating the dissemination of several other Science Clubs that were singular way in the regions of the state. For this article, we focus on the Science Clubs that are evidenced by the development of scientific productions, depending on the popularization of Science, that is, they stand out for engaging their actions aiming at the production of children's scientific projects and the dissemination of these works in Science Fairs, the Brazilian Science and Engineering Fair (FEBRACE) being the favorite among students. We investigated “In what terms is the Scientific Culture of the Science Clubs of Pará expressed through the development of children's scientific productions made for FEBRACE?” Our goal is to understand the constitution of the Scientific Culture of these Science Clubs from their actions in the dynamics of scientific productions for this Science Fair. We adopted qualitative research in the narrative approach. With this, we selected two Science Clubs located in the immediate Abaetetuba Region, Pará, called Moju Science Clubs and Abaetetuba Science Club. They were chosen by the recurring participations in Scientific Fairs, in particular, in FEBRACE, where they are evidenced by the countless annual productions and highlights in the scientific initiation researches in which they present with the seriousness similar to that of a Scientist. In this sense, we carried out a survey of Scientific productions in the FEBRACE minutes, from 2003 to 2021, looking for scientific productions developed by these spaces mentioned there, as well as a semi-structured interview with their due coordinators in order to understand the dynamism of such activities. In order to analyze the data, we adopted the discursive textual analysis to employ other / new interpretations in the field texts raised. Our results show that the scientific productions of the Science Clubs investigated at FEBRACE express important contributions to Science, as well as in its teaching, in addition to explicitly encouraging Scientific Culture in the investigated Region. We believe that these spaces, through their actions, constitute Scientific Culture since they arose, not only in the space itself, but also in partnerships with educational institutions such as Universities and schools of basic education in the region, culminating their productions in Science fairs , especially at FEBRACE, aiming at the scientific popularization and the development of Science in Pará.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Instituto de Educação, Matemática e CientíficaUniversidade Federal do ParáClubes de Ciências da UFPAClubes de Ciências de Abaetetuba, Clubes de Ciências de MojuCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Cajueiro, Dayanne Dailla da SilvaGonçalves, Terezinha Valim Oliver2022-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa qualitativa em uma abordagem Narrativaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1428110.3895/actio.v7n1.14281ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-232525-892310.3895/actio.v7n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14281/8862https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14281/2286https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14281/2287https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14281/2288https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14281/2289Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T13:38:36Zoai:periodicos.utfpr:article/14281Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-03-01T13:38:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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