O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1443 |
Resumo: | O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender como se constrói a identidade docente do professor regente que atua com alunos público-alvo da educação especial – PEE, no contexto da educação inclusiva. Para tanto, realizou-se o processo de investigação com oito professores de escolas públicas do município de Uberaba – MG, contemplando cada segmento (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio). Como métodos de construção de dados, foram utilizadas História de Vida e o Grupo Focal. Primeiramente, foram realizadas entrevistas temáticas individuais com os participantes da pesquisa e, posteriormente, realizou-se um Grupo Focal. Para o processo de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, dessa forma, foram construídos dois eixos temáticos: 1. Identidade Docente; 2. Construção da Identidade Docente no Contexto da Educação Inclusiva. Como aporte teórico, realizou-se uma revisão de literatura referente à educação inclusiva e à identidade docente. Mediante a investigação realizada, considera-se que o trabalho com as especificidades se faz desafiador em um sistema educacional que impede que o professor tenha tempo de qualidade para socializar e se fortalecer entre seus pares. Pode-se entender que o professor regente está reconstruindo a sua identidade em um contexto relativamente novo em seu percurso profissional. Considera-se fundamental o maior investimento público na educação inclusiva, subsidiando a formação profissional e melhor estrutura das escolas para a execução de um trabalho significativo com todos os alunos. Considera-se ainda, a necessidade de continuar as investigações nessa temática, compreendendo melhor as nuances constantes no processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusiva. |
id |
UFTM_9e85ffe58c967282c5d2fb06c900075f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1443 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusiveEducação inclusiva.Identidade docente.Professor regente.Inclusive education.Teacher identity.Regent teacher.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender como se constrói a identidade docente do professor regente que atua com alunos público-alvo da educação especial – PEE, no contexto da educação inclusiva. Para tanto, realizou-se o processo de investigação com oito professores de escolas públicas do município de Uberaba – MG, contemplando cada segmento (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio). Como métodos de construção de dados, foram utilizadas História de Vida e o Grupo Focal. Primeiramente, foram realizadas entrevistas temáticas individuais com os participantes da pesquisa e, posteriormente, realizou-se um Grupo Focal. Para o processo de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, dessa forma, foram construídos dois eixos temáticos: 1. Identidade Docente; 2. Construção da Identidade Docente no Contexto da Educação Inclusiva. Como aporte teórico, realizou-se uma revisão de literatura referente à educação inclusiva e à identidade docente. Mediante a investigação realizada, considera-se que o trabalho com as especificidades se faz desafiador em um sistema educacional que impede que o professor tenha tempo de qualidade para socializar e se fortalecer entre seus pares. Pode-se entender que o professor regente está reconstruindo a sua identidade em um contexto relativamente novo em seu percurso profissional. Considera-se fundamental o maior investimento público na educação inclusiva, subsidiando a formação profissional e melhor estrutura das escolas para a execução de um trabalho significativo com todos os alunos. Considera-se ainda, a necessidade de continuar as investigações nessa temática, compreendendo melhor as nuances constantes no processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusiva.The present work is a qualitative research with the objective of understanding how the teaching identity of the regent teacher who works with public students of special education - PEE in the context of inclusive education is constructed. Therefore, the investigation process was carried out with eight teachers from public schools in the city of Uberaba - MG, covering each segment (child education, elementary school - early years, elementary school - final years and high school). As data construction methods, Life History and Focus Group were used. First, individual thematic interviews were carried out with the research participants and, later, a Focus Group was held. For the data analysis process, Content Analysis was used, with two thematic axes being constructed: 1. Teacher Identity; 2. Construction of Teacher Identity in the Context of Inclusive Education. As a theoretical contribution, a literature review was carried out regarding inclusive education and teacher identity. Through the investigation carried out, it is considered that working with specificities is challenging in an educational system that prevents teachers from having quality time to socialize and strengthen themselves among their peers. It can be understood that the regent teacher is rebuilding his identity in a relatively new context in his professional career. Greater public investment in inclusive education is considered fundamental, subsidizing professional training and a better structure of schools to carry out meaningful work with all students. It is also considered the need to continue investigations on this subject, better understanding the constant nuances in the process of building the teaching identity in the context of inclusive education.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri45962022653http://lattes.cnpq.br/5662197248196394FREITAS, Cinara Aline de2022-11-17T16:44:31Z2022-08-312022-11-17T16:44:31Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-11-28T22:03:57Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-11-28T22:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive |
title |
O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive |
spellingShingle |
O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive FREITAS, Cinara Aline de Educação inclusiva. Identidade docente. Professor regente. Inclusive education. Teacher identity. Regent teacher. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive |
title_full |
O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive |
title_fullStr |
O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive |
title_full_unstemmed |
O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive |
title_sort |
O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive |
author |
FREITAS, Cinara Aline de |
author_facet |
FREITAS, Cinara Aline de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri 45962022653 http://lattes.cnpq.br/5662197248196394 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Cinara Aline de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva. Identidade docente. Professor regente. Inclusive education. Teacher identity. Regent teacher. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação inclusiva. Identidade docente. Professor regente. Inclusive education. Teacher identity. Regent teacher. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender como se constrói a identidade docente do professor regente que atua com alunos público-alvo da educação especial – PEE, no contexto da educação inclusiva. Para tanto, realizou-se o processo de investigação com oito professores de escolas públicas do município de Uberaba – MG, contemplando cada segmento (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio). Como métodos de construção de dados, foram utilizadas História de Vida e o Grupo Focal. Primeiramente, foram realizadas entrevistas temáticas individuais com os participantes da pesquisa e, posteriormente, realizou-se um Grupo Focal. Para o processo de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, dessa forma, foram construídos dois eixos temáticos: 1. Identidade Docente; 2. Construção da Identidade Docente no Contexto da Educação Inclusiva. Como aporte teórico, realizou-se uma revisão de literatura referente à educação inclusiva e à identidade docente. Mediante a investigação realizada, considera-se que o trabalho com as especificidades se faz desafiador em um sistema educacional que impede que o professor tenha tempo de qualidade para socializar e se fortalecer entre seus pares. Pode-se entender que o professor regente está reconstruindo a sua identidade em um contexto relativamente novo em seu percurso profissional. Considera-se fundamental o maior investimento público na educação inclusiva, subsidiando a formação profissional e melhor estrutura das escolas para a execução de um trabalho significativo com todos os alunos. Considera-se ainda, a necessidade de continuar as investigações nessa temática, compreendendo melhor as nuances constantes no processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-17T16:44:31Z 2022-08-31 2022-11-17T16:44:31Z 2022-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1443 |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013332655865856 |