O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Cinara Aline de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1443
Resumo: O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender como se constrói a identidade docente do professor regente que atua com alunos público-alvo da educação especial – PEE, no contexto da educação inclusiva. Para tanto, realizou-se o processo de investigação com oito professores de escolas públicas do município de Uberaba – MG, contemplando cada segmento (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio). Como métodos de construção de dados, foram utilizadas História de Vida e o Grupo Focal. Primeiramente, foram realizadas entrevistas temáticas individuais com os participantes da pesquisa e, posteriormente, realizou-se um Grupo Focal. Para o processo de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, dessa forma, foram construídos dois eixos temáticos: 1. Identidade Docente; 2. Construção da Identidade Docente no Contexto da Educação Inclusiva. Como aporte teórico, realizou-se uma revisão de literatura referente à educação inclusiva e à identidade docente. Mediante a investigação realizada, considera-se que o trabalho com as especificidades se faz desafiador em um sistema educacional que impede que o professor tenha tempo de qualidade para socializar e se fortalecer entre seus pares. Pode-se entender que o professor regente está reconstruindo a sua identidade em um contexto relativamente novo em seu percurso profissional. Considera-se fundamental o maior investimento público na educação inclusiva, subsidiando a formação profissional e melhor estrutura das escolas para a execução de um trabalho significativo com todos os alunos. Considera-se ainda, a necessidade de continuar as investigações nessa temática, compreendendo melhor as nuances constantes no processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusiva.
id UFTM_9e85ffe58c967282c5d2fb06c900075f
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1443
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusiveEducação inclusiva.Identidade docente.Professor regente.Inclusive education.Teacher identity.Regent teacher.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender como se constrói a identidade docente do professor regente que atua com alunos público-alvo da educação especial – PEE, no contexto da educação inclusiva. Para tanto, realizou-se o processo de investigação com oito professores de escolas públicas do município de Uberaba – MG, contemplando cada segmento (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio). Como métodos de construção de dados, foram utilizadas História de Vida e o Grupo Focal. Primeiramente, foram realizadas entrevistas temáticas individuais com os participantes da pesquisa e, posteriormente, realizou-se um Grupo Focal. Para o processo de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, dessa forma, foram construídos dois eixos temáticos: 1. Identidade Docente; 2. Construção da Identidade Docente no Contexto da Educação Inclusiva. Como aporte teórico, realizou-se uma revisão de literatura referente à educação inclusiva e à identidade docente. Mediante a investigação realizada, considera-se que o trabalho com as especificidades se faz desafiador em um sistema educacional que impede que o professor tenha tempo de qualidade para socializar e se fortalecer entre seus pares. Pode-se entender que o professor regente está reconstruindo a sua identidade em um contexto relativamente novo em seu percurso profissional. Considera-se fundamental o maior investimento público na educação inclusiva, subsidiando a formação profissional e melhor estrutura das escolas para a execução de um trabalho significativo com todos os alunos. Considera-se ainda, a necessidade de continuar as investigações nessa temática, compreendendo melhor as nuances constantes no processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusiva.The present work is a qualitative research with the objective of understanding how the teaching identity of the regent teacher who works with public students of special education - PEE in the context of inclusive education is constructed. Therefore, the investigation process was carried out with eight teachers from public schools in the city of Uberaba - MG, covering each segment (child education, elementary school - early years, elementary school - final years and high school). As data construction methods, Life History and Focus Group were used. First, individual thematic interviews were carried out with the research participants and, later, a Focus Group was held. For the data analysis process, Content Analysis was used, with two thematic axes being constructed: 1. Teacher Identity; 2. Construction of Teacher Identity in the Context of Inclusive Education. As a theoretical contribution, a literature review was carried out regarding inclusive education and teacher identity. Through the investigation carried out, it is considered that working with specificities is challenging in an educational system that prevents teachers from having quality time to socialize and strengthen themselves among their peers. It can be understood that the regent teacher is rebuilding his identity in a relatively new context in his professional career. Greater public investment in inclusive education is considered fundamental, subsidizing professional training and a better structure of schools to carry out meaningful work with all students. It is also considered the need to continue investigations on this subject, better understanding the constant nuances in the process of building the teaching identity in the context of inclusive education.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri45962022653http://lattes.cnpq.br/5662197248196394FREITAS, Cinara Aline de2022-11-17T16:44:31Z2022-08-312022-11-17T16:44:31Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-11-28T22:03:57Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-11-28T22:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive
title O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive
spellingShingle O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive
FREITAS, Cinara Aline de
Educação inclusiva.
Identidade docente.
Professor regente.
Inclusive education.
Teacher identity.
Regent teacher.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive
title_full O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive
title_fullStr O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive
title_full_unstemmed O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive
title_sort O processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusive
author FREITAS, Cinara Aline de
author_facet FREITAS, Cinara Aline de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri
45962022653
http://lattes.cnpq.br/5662197248196394
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Cinara Aline de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva.
Identidade docente.
Professor regente.
Inclusive education.
Teacher identity.
Regent teacher.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação inclusiva.
Identidade docente.
Professor regente.
Inclusive education.
Teacher identity.
Regent teacher.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender como se constrói a identidade docente do professor regente que atua com alunos público-alvo da educação especial – PEE, no contexto da educação inclusiva. Para tanto, realizou-se o processo de investigação com oito professores de escolas públicas do município de Uberaba – MG, contemplando cada segmento (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio). Como métodos de construção de dados, foram utilizadas História de Vida e o Grupo Focal. Primeiramente, foram realizadas entrevistas temáticas individuais com os participantes da pesquisa e, posteriormente, realizou-se um Grupo Focal. Para o processo de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, dessa forma, foram construídos dois eixos temáticos: 1. Identidade Docente; 2. Construção da Identidade Docente no Contexto da Educação Inclusiva. Como aporte teórico, realizou-se uma revisão de literatura referente à educação inclusiva e à identidade docente. Mediante a investigação realizada, considera-se que o trabalho com as especificidades se faz desafiador em um sistema educacional que impede que o professor tenha tempo de qualidade para socializar e se fortalecer entre seus pares. Pode-se entender que o professor regente está reconstruindo a sua identidade em um contexto relativamente novo em seu percurso profissional. Considera-se fundamental o maior investimento público na educação inclusiva, subsidiando a formação profissional e melhor estrutura das escolas para a execução de um trabalho significativo com todos os alunos. Considera-se ainda, a necessidade de continuar as investigações nessa temática, compreendendo melhor as nuances constantes no processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17T16:44:31Z
2022-08-31
2022-11-17T16:44:31Z
2022-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1443
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013332655865856