A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Mayana Ferreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/884
Resumo: É notório que a tabela periódica (TP) tem sido uma referência padrão, um ícone no campo da Química, presente desde a sala de aula aos mais avançados centros de pesquisa, que contribuiu para a sistematização e organização do conhecimento científico. Afinal, a TP é uma das mais brilhantes construções científicas e seu amplo entendimento é de suma importância para o ensino de Química, visto que a sua sistematização apresenta as informações sobre as propriedades (físicas, químicas e (a)periódicas) dos elementos e proporciona uma interface com os demais conteúdos químicos, resultado da colaboração de vários personagens em diferentes contextos, mediante inúmeras transformações que reforçaram, e ainda reforçam, que a Química não é um conhecimento absoluto e imutável, apresentando diversas representações e uma constante inovação. No entanto, mesmo diante de tal relevância, geralmente, o ensino da TP é tratado sob uma abordagem superficial, anacrônica e descontextualizada. A partir da premissa de que o ensino atual da TP privilegia aspectos teóricos de forma complexa, uma vez que, é um dos temas que mais apresenta problemas para a aprendizagem dos alunos devido a sua natureza abstrata, é necessário refletirmos sobre como contribuir para uma aprendizagem relevante da tabela periódica no ensino de Química. Para o desenvolvimento metodológico e com o propósito de responder à questão norteadora, delineou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, a qual foi constituída em três etapas, sendo duas de análise e uma intermediária correspondente ao desenvolvimento do objeto educacional no formato de e-book. Na primeira etapa de análise, à luz da literatura, vivências e apoiado na entrevista com professores de Química, foi realizado um estudo dos indicadores sobre o ensino da tabela periódica. Na segunda etapa de análise, foi aplicado um questionário aos participantes a fim de verificar as potencialidades desse material na prática pedagógica. Por fim, os resultados dessa investigação, indicam uma notória importância do objeto educacional desenvolvido, não só para o ensino da TP, mas também, para o ensino de outros conceitos que permeiam a Química.
id UFTM_9f4681cae0cf8a882cbb8bde6044ee87
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/884
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicosTabela Periódica.Ensino de Química.Objeto educacional.Periodic Table.Chemistry teaching.Educational object.QuímicaÉ notório que a tabela periódica (TP) tem sido uma referência padrão, um ícone no campo da Química, presente desde a sala de aula aos mais avançados centros de pesquisa, que contribuiu para a sistematização e organização do conhecimento científico. Afinal, a TP é uma das mais brilhantes construções científicas e seu amplo entendimento é de suma importância para o ensino de Química, visto que a sua sistematização apresenta as informações sobre as propriedades (físicas, químicas e (a)periódicas) dos elementos e proporciona uma interface com os demais conteúdos químicos, resultado da colaboração de vários personagens em diferentes contextos, mediante inúmeras transformações que reforçaram, e ainda reforçam, que a Química não é um conhecimento absoluto e imutável, apresentando diversas representações e uma constante inovação. No entanto, mesmo diante de tal relevância, geralmente, o ensino da TP é tratado sob uma abordagem superficial, anacrônica e descontextualizada. A partir da premissa de que o ensino atual da TP privilegia aspectos teóricos de forma complexa, uma vez que, é um dos temas que mais apresenta problemas para a aprendizagem dos alunos devido a sua natureza abstrata, é necessário refletirmos sobre como contribuir para uma aprendizagem relevante da tabela periódica no ensino de Química. Para o desenvolvimento metodológico e com o propósito de responder à questão norteadora, delineou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, a qual foi constituída em três etapas, sendo duas de análise e uma intermediária correspondente ao desenvolvimento do objeto educacional no formato de e-book. Na primeira etapa de análise, à luz da literatura, vivências e apoiado na entrevista com professores de Química, foi realizado um estudo dos indicadores sobre o ensino da tabela periódica. Na segunda etapa de análise, foi aplicado um questionário aos participantes a fim de verificar as potencialidades desse material na prática pedagógica. Por fim, os resultados dessa investigação, indicam uma notória importância do objeto educacional desenvolvido, não só para o ensino da TP, mas também, para o ensino de outros conceitos que permeiam a Química.It is notorious that the periodic table (TP) has been a standard reference, an icon in the field of chemistry, present from the classroom to the most advanced research centers, which contributed to the systematization and organization of scientific knowledge. After all, TP is one of the most brilliant scientific constructs and its broad understanding is of paramount importance for the teaching of chemistry, since its systematization presents the information about the (physical, chemical and (a) periodic) properties of the elements and provides an interface with other chemical contents, the result of the collaboration of various characters in different contexts, through innumerable transformations that reinforced, and still reinforce, that Chemistry is not an absolute and unchanging knowledge, presenting various representations and a constant innovation. However, even in the face of such relevance, the teaching of PT is generally treated under a superficial, anachronistic and decontextualized approach. From the premise that the current teaching of TP privileges theoretical aspects in a complex way, since it is one of the themes that most presents problems for students' learning due to its abstract nature, it is necessary to reflect on how to contribute to learning of the periodic table in chemistry teaching. For the methodological development and with the purpose of answering the guiding question, it was delineated a research with qualitative approach, which was constituted in three stages, being two of analysis and an intermediate corresponding to the development of the educational object in e-book format. . In the first stage of analysis, in the light of the literature, experiences and supported by the interview with chemistry teachers, a study of the indicators on the teaching of the periodic table was conducted. In the second stage of analysis, a questionnaire was applied to the participants to verify the potential of this material in pedagogical practice. Finally, the results of this investigation indicate a remarkable importance of the educational object developed, not only for the teaching of TP, but also for the teaching of other concepts that permeate chemistry.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENEBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede NacionalCORRÊA, Thiago Henrique Barnabé37695554812http://lattes.cnpq.br/4448159104632472CUNHA, Mayana Ferreira da2019-10-23T18:45:59Z2019-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCUNHA, Mayana Ferreira da. A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos. 2019. 160f. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/884porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-10-24T04:00:25Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/884Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-10-24T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos
title A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos
spellingShingle A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos
CUNHA, Mayana Ferreira da
Tabela Periódica.
Ensino de Química.
Objeto educacional.
Periodic Table.
Chemistry teaching.
Educational object.
Química
title_short A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos
title_full A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos
title_fullStr A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos
title_full_unstemmed A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos
title_sort A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos
author CUNHA, Mayana Ferreira da
author_facet CUNHA, Mayana Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé
37695554812
http://lattes.cnpq.br/4448159104632472
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Mayana Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Tabela Periódica.
Ensino de Química.
Objeto educacional.
Periodic Table.
Chemistry teaching.
Educational object.
Química
topic Tabela Periódica.
Ensino de Química.
Objeto educacional.
Periodic Table.
Chemistry teaching.
Educational object.
Química
description É notório que a tabela periódica (TP) tem sido uma referência padrão, um ícone no campo da Química, presente desde a sala de aula aos mais avançados centros de pesquisa, que contribuiu para a sistematização e organização do conhecimento científico. Afinal, a TP é uma das mais brilhantes construções científicas e seu amplo entendimento é de suma importância para o ensino de Química, visto que a sua sistematização apresenta as informações sobre as propriedades (físicas, químicas e (a)periódicas) dos elementos e proporciona uma interface com os demais conteúdos químicos, resultado da colaboração de vários personagens em diferentes contextos, mediante inúmeras transformações que reforçaram, e ainda reforçam, que a Química não é um conhecimento absoluto e imutável, apresentando diversas representações e uma constante inovação. No entanto, mesmo diante de tal relevância, geralmente, o ensino da TP é tratado sob uma abordagem superficial, anacrônica e descontextualizada. A partir da premissa de que o ensino atual da TP privilegia aspectos teóricos de forma complexa, uma vez que, é um dos temas que mais apresenta problemas para a aprendizagem dos alunos devido a sua natureza abstrata, é necessário refletirmos sobre como contribuir para uma aprendizagem relevante da tabela periódica no ensino de Química. Para o desenvolvimento metodológico e com o propósito de responder à questão norteadora, delineou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, a qual foi constituída em três etapas, sendo duas de análise e uma intermediária correspondente ao desenvolvimento do objeto educacional no formato de e-book. Na primeira etapa de análise, à luz da literatura, vivências e apoiado na entrevista com professores de Química, foi realizado um estudo dos indicadores sobre o ensino da tabela periódica. Na segunda etapa de análise, foi aplicado um questionário aos participantes a fim de verificar as potencialidades desse material na prática pedagógica. Por fim, os resultados dessa investigação, indicam uma notória importância do objeto educacional desenvolvido, não só para o ensino da TP, mas também, para o ensino de outros conceitos que permeiam a Química.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-23T18:45:59Z
2019-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Mayana Ferreira da. A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos. 2019. 160f. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/884
identifier_str_mv CUNHA, Mayana Ferreira da. A dimensão pedagógica da Tabela Periódica no ensino de conceitos químicos. 2019. 160f. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013333035450368