Análise comparativa de abordagens fuzzy AHP para segmentação de fornecedores sustentáveis com o fuzzy TOPSIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/764 |
Resumo: | A segmentação tem papel fundamental na gestão de fornecedores, mas ainda é um campo de pesquisa que tem muito a ser explorado. A criação de novos métodos de segmentação de fornecedores, assim como, o melhor entendimento e a comparação entre métodos já existentes, levarão pesquisadores e especialistas a tomarem decisões alinhadas ao desenvolvimento de cadeias de suprimentos mais sustentáveis. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa de duas abordagens populares do método Fuzzy AHP (Fuzzy Analytic Hierarchy Process), combinado com Fuzzy TOPSIS (Fuzzy Technique for Order of Precerence by Similarity to Ideal Solution), aplicados na matriz de segmentação de fornecedores proposta por Rezaei e Ortt (2012). Para isso, foram apresentados dois métodos de segmentação de fornecedores sustentáveis, que se diferenciam na derivação do vetor peso dos critérios da abordagem fuzzy AHP. O primeiro, utilizou o método da média geométrica, enquanto o segundo, utilizou o extent analysis method. O resultado foi a segmentação dos fornecedores em quatro segmentos de uma matriz composta por duas dimensões: “competências sustentáveis do fornecedor”, com critérios de avaliação de fornecedores baseados no conceito do triple bottom line; e “disposição em cooperar do fornecedor”, com critérios que direcionam à formação de relacionamento a longo prazo. Por fim, os métodos foram comparados com os critérios que caracterizam a segmentação de fornecedores, considerando: ordem e valores dos pesos dos critérios, desempenho dos fornecedores, matriz de segmentação de fornecedores sustentáveis e adequação à mudança de critério. A aplicação prática da segmentação de fornecedores se deu em uma empresa de laticínios. Os resultados do trabalho mostraram que os dois métodos chegaram a matrizes de segmentação muito similares, mas o que utilizou a média geométrica se mostrou mais adequado, já que teve um melhor desempenho nos critérios de comparação analisados. |
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Análise comparativa de abordagens fuzzy AHP para segmentação de fornecedores sustentáveis com o fuzzy TOPSISSegmentação de fornecedores sustentáveis.Análise comparativa.Métodos de decisão multicritérios.Fuzzy AHP.Fuzzy TOPSIS.fuzzy TOPSIS.Sustainable supplier segmentation.Comparative analysis.Multi-criteria decision methods.fuzzy AHP.Gestão de operaçõesA segmentação tem papel fundamental na gestão de fornecedores, mas ainda é um campo de pesquisa que tem muito a ser explorado. A criação de novos métodos de segmentação de fornecedores, assim como, o melhor entendimento e a comparação entre métodos já existentes, levarão pesquisadores e especialistas a tomarem decisões alinhadas ao desenvolvimento de cadeias de suprimentos mais sustentáveis. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa de duas abordagens populares do método Fuzzy AHP (Fuzzy Analytic Hierarchy Process), combinado com Fuzzy TOPSIS (Fuzzy Technique for Order of Precerence by Similarity to Ideal Solution), aplicados na matriz de segmentação de fornecedores proposta por Rezaei e Ortt (2012). Para isso, foram apresentados dois métodos de segmentação de fornecedores sustentáveis, que se diferenciam na derivação do vetor peso dos critérios da abordagem fuzzy AHP. O primeiro, utilizou o método da média geométrica, enquanto o segundo, utilizou o extent analysis method. O resultado foi a segmentação dos fornecedores em quatro segmentos de uma matriz composta por duas dimensões: “competências sustentáveis do fornecedor”, com critérios de avaliação de fornecedores baseados no conceito do triple bottom line; e “disposição em cooperar do fornecedor”, com critérios que direcionam à formação de relacionamento a longo prazo. Por fim, os métodos foram comparados com os critérios que caracterizam a segmentação de fornecedores, considerando: ordem e valores dos pesos dos critérios, desempenho dos fornecedores, matriz de segmentação de fornecedores sustentáveis e adequação à mudança de critério. A aplicação prática da segmentação de fornecedores se deu em uma empresa de laticínios. Os resultados do trabalho mostraram que os dois métodos chegaram a matrizes de segmentação muito similares, mas o que utilizou a média geométrica se mostrou mais adequado, já que teve um melhor desempenho nos critérios de comparação analisados.Segmentation plays a key role in the supplier management, but it is still a field of research that has much to explore. The creation of new segmentation methods, as well as better understanding and comparison of existing methods, will lead researchers and practitioners to make decisions aligned with the development of more sustainable supply chains. The objective of this work is to perform a comparative analysis of two popular approaches of the Fuzzy AHP (Analytical Hierarchy Process), combined with Fuzzy TOPSIS (Technique for Order of Preference by Ideal Solution), and applied in the supplier segmentation matrix proposed by Rezaei and Ortt (2012). For this, two methods of sustainable suppliers segmentation were presented, which differ in the derivation of the criteria weights vector in the fuzzy AHP approach. The first one used the geometric mean method, while the second one used the extent analysis method. The result was the segmentation of suppliers into four segments of a two dimensions matrix: "supplier's sustainable capabilities", with supplier evaluation criteria based on the triple bottom-line concept; and "supplier willingness to cooperate," with criteria that lead to long-term relationship building. Finally, the methods were compared with the criteria that characterize a supplier segmentation, considering order and values of criteria weights, supplier performance, sustainable supplier segmentation matrix, and suitability to change criteria. Practical application of supplier segmentation occurred in a dairy company. The results of the work showed that the two methods reached very similar segmentation matrices, but the method that used the geometric mean was more adequate, since it had a better performance in the comparison criteria analyzed.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaOSIRO, Laurohttp://lattes.cnpq.br/0860367384829554ALMEIDA, Cléubio Ignácio de2019-07-11T19:39:33Z2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Cléubio Ignácio de. Análise comparativa de abordagens fuzzy AHP para segmentação de fornecedores sustentáveis com o fuzzy TOPSIS. 2019. 165f . Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/764porBAI, C.; REZAEI, J.; SARKIS, J. Multicriteria Green Supplier Segmentation. IEEE Transactions on Engineering Management, p. 1–14, 2017. BAI, C.; SARKIS, J. Integrating sustainability into supplier selection with grey system and rough set methodologies. Intern. Journal of Production Economics, v. 124, n. 1, p. 252–264, 2010a. BAI, C.; SARKIS, J. Green supplier development : analytical evaluation using rough set theory. Journal of Cleaner Production, v. 18, n. 12, p. 1200–1210, 2010b. BERTRAND, J. W. M.; FRANSOO, J. C. Operations management research methodologies using quantitative modeling. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 241–264, 2002. BESKESE, A. et al. Landfill site selection using fuzzy AHP and fuzzy TOPSIS: a case study for Istanbul. 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A segmentação tem papel fundamental na gestão de fornecedores, mas ainda é um campo de pesquisa que tem muito a ser explorado. A criação de novos métodos de segmentação de fornecedores, assim como, o melhor entendimento e a comparação entre métodos já existentes, levarão pesquisadores e especialistas a tomarem decisões alinhadas ao desenvolvimento de cadeias de suprimentos mais sustentáveis. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa de duas abordagens populares do método Fuzzy AHP (Fuzzy Analytic Hierarchy Process), combinado com Fuzzy TOPSIS (Fuzzy Technique for Order of Precerence by Similarity to Ideal Solution), aplicados na matriz de segmentação de fornecedores proposta por Rezaei e Ortt (2012). Para isso, foram apresentados dois métodos de segmentação de fornecedores sustentáveis, que se diferenciam na derivação do vetor peso dos critérios da abordagem fuzzy AHP. O primeiro, utilizou o método da média geométrica, enquanto o segundo, utilizou o extent analysis method. O resultado foi a segmentação dos fornecedores em quatro segmentos de uma matriz composta por duas dimensões: “competências sustentáveis do fornecedor”, com critérios de avaliação de fornecedores baseados no conceito do triple bottom line; e “disposição em cooperar do fornecedor”, com critérios que direcionam à formação de relacionamento a longo prazo. Por fim, os métodos foram comparados com os critérios que caracterizam a segmentação de fornecedores, considerando: ordem e valores dos pesos dos critérios, desempenho dos fornecedores, matriz de segmentação de fornecedores sustentáveis e adequação à mudança de critério. A aplicação prática da segmentação de fornecedores se deu em uma empresa de laticínios. Os resultados do trabalho mostraram que os dois métodos chegaram a matrizes de segmentação muito similares, mas o que utilizou a média geométrica se mostrou mais adequado, já que teve um melhor desempenho nos critérios de comparação analisados. |
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